Alckmin discursa em anúncio de isenção de ICMS para importação de equipamentos médicos

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todos e a todas, eu quero dizer da alegria de vir aqui ao encontro, ao Congresso da Radiologia, do diagnóstico por imagem, a alegria […]

sáb, 19/03/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todos e a todas, eu quero dizer da alegria de vir aqui ao encontro, ao Congresso da Radiologia, do diagnóstico por imagem, a alegria de receber a todos que não são de São Paulo, dar as boas vindas, os nossos co-cidadãos aqui de São Paulo, abraçar a todos.

Cumprimentar o professor Giovanni Guido Cerri, secretário do Estado da Saúde, o deputado José Aníbal, secretário do Estado de Energia, o deputado Edson Aparecido, secretário do Estado de Desenvolvimento Metropolitano, professor José Otávio Costa Auler Junior, professor da Faculdade de Medicina e do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, professor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, o diretor clínico do Hospital das Clínicas; professor Marcos Fumio Koyama, é superintendente do hospital, profissionais da área de saúde, amigos e amigas, uma palavra breve.

Mas dizer da alegria de estar aqui nesse encontro, matando saudades da medicina. Eu fui colega do José Otávio, ele era um ano na minha frente lá na residência, aprendi muito, grande mestre da anestesiologia, eu tô quase voltando, porque ele contou que agora peridural dá pra fazer com ultrassom, para achar o espaço peridural, que a rack era facinho, você ia com a agulha, na hora que furava a meninge, puxava o mandril, saía as gotinhas de líquor, não tem erro, está no espaço intralaquinoídeo, injetava devagarinho o anestésico, tá feita a rack. A peridural era mais complicada, porque não saía líquido nenhum. Aliás se saía é porque ia fazer uma rack, né? Você imagina uma cirurgia, você usa na rack 1 ml, não é isso? Xilocaína pesada. Na peridural, 20, 25 ml, imagina se você errar e injetar dentro do espaço da rack, 20 ml de xilocaína? Isso dá uma rack total, se prepare pra pressão zero, parada cardíaca, enfim.

Então a peridural era delicada, e como era feita? Pegava uma agulha mais grossa, tirava o mandril, engata uma seringa de 10 ml com ar e vai na pressão, você vai empurrando a agulha e pressionando a seringa com ar. Na hora que cai no espaço pressão negativa, o ar vai, ali é o espaço peridural. Se você avançar mais um milímetro, você fura a meninge, você pega o intralaquinoídeo e faz uma rack. Então era uma coisa mais, a rack era facinho e a peridural é um pouco mais delicada. Agora eu vi que é uma moleza, faz o ultrassom, acha o espaço e aplica, eu tô quase voltando, viu, Giovanni.

Mas eu quero abraçar vocês e dizer que a imagem, a radiologia, o diagnóstico, mudou a medicina. O que se faz hoje em diagnóstico precoce, que salva vidas, o que permite tratamento mais rápido, curar doenças, não remediar problemas já incuráveis, mas você poder antecipar diagnóstico, curar, tratar pessoas é uma verdadeira revolução. Só que aquela medicina do meu tio-avô que me inspirou a ser médico, da maletinha, só do esteto e do aparelho de pressão, é coisa do passado. Hoje são grandes estruturas, um orçamento do complexo do Hospital das Clínicas, com sete institutos, qual é o orçamento? R$ 900 milhões, quase R$ 1 bilhão. Pega uma empresa de seguro saúde, ela tem 5 milhões de vidas. Quanto custa um aparelho de ressonância? 1 milhão de dólares? Então mudou, ficaram grandes estruturas públicas, privadas, caras, sofisticadas e uma parte significativa de equipamentos de última geração, ainda são importados, o imposto chega, o ICMS, a 25%.

Então o que nós estamos fazendo? Nós estamos tirando o imposto, então o produto vai ficar, pagaria 25%, não paga, melhora o capital de giro aí, e vai pagar ao longo de dois anos, em até dois anos com serviços prestados para o SUS. Então nós vamos fazer a fila andar mais depressa de uma série de exames, beneficiando a população que precisa, com equipamentos moderníssimos, e facilitando a compra por clínicas e hospitais particulares. Então, segunda-feira está publicado no Diário Oficial e já entra em vigência.

Mas eu quero é deixar um grande abraço aqui pra vocês e dizer que nós vamos escolher, aqui é um time de visão, enxerga tudo, viu, eles leem até o pensamento da gente, então eu fui buscar um homem de visão, que é o Professor Giovanni Cerri, que é da área de vocês, grande professor de radiologia de imagem para ser o nosso secretário de Saúde, mas quero deixar um grande abraço, muito obrigado.