Alckmin discursa em evento de transferência da coordenação do Detran-SP

Geraldo Alckmin: Nós estamos melhorando, não é? Eu acho que nós vamos terminar tudo, em 42 minutos! Primeiro, quero cumprimentar a todos, dizer da alegria de estarmos juntos aqui, cumprimentar […]

qui, 17/03/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Nós estamos melhorando, não é? Eu acho que nós vamos terminar tudo, em 42 minutos! Primeiro, quero cumprimentar a todos, dizer da alegria de estarmos juntos aqui, cumprimentar o secretário-chefe da Casa Civil, o Sidney Beraldo; secretário de Gestão Pública o Julio Semeghini; secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o Emanuel Fernandes; procurador-geral do Estado, o doutor Elival da Silva Ramos; os deputados estaduais: o Samuel Moreira que é o líder do Governo; o deputado Geraldo Vinholi; o deputado Cauê Macris; deputado Carlão Pignatari; deputado Dilador – está chegando. Cumprimentar o delegado-geral de Polícia o doutor Marcos Carneiro Lima; o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Álvaro Batista Camilo; superintendente da Polícia Científica, o doutor Celso Perioli; diretor do… será o diretor do novo Detran, o doutor Daniel Annenberg; o Diretor do Detran, o doutor Dirceu Jesus Urdiales; o Luiz Gonzaga Dantas ouvidor das polícias; delegado de polícia, presidentes de associações de classe, especialistas em políticas públicas, amigas e amigos uma palavra breve.

O Julio fez uma belíssima exposição mostrando aí, que a partir de amanhã, começa o novo Detran, nós temos aí uma transição nesse período. Eu quero aqui, agradecer, primeiro agradecer ao Beraldo, secretário da Casa Civil, porque desde época da transição, antes mesmo dele tomar posse, já estava trabalhando para gente poder fazer esse trabalho. Agradecer ao Julio Semeghini (que) se dedicou aí de corpo e alma esse período todo, agradecer ao doutor Ferreira Pinto e a toda a Secretaria de Segurança Pública, aos delegados de polícia, o pessoal todo do Detran foi muito participativo, colaborativo, e nós temos dois objetivos: no primeiro objetivo é a qualidade do serviço público, é facilitar a vida das pessoas numa área muito relevante, porque quando começou o serviço de trânsito, em 1903, quantos carros será que nós tínhamos, não é? A mais de um século, atrás. E hoje nós temos no Estado de São Paulo 21,7 milhões de veículos. Só aqui na cidade de São Paulo, quase sete milhões de veículos. Nós somos uma das cidades mais motorizadas do mundo mais do que Los Angeles, do que Tóquio… então é uma questão extremamente relevante tudo o que envolve a questão do trânsito.

Então, o primeiro objetivo é facilitar, atender a população pelo que se chama de padrão Poupatempo nesse atendimento. Nós temos uma cultura muito cartorial, né? Há um livro interessante chamado “Brasil para Principiantes”, sobre uma vacina que o sujeito tem que tomar, mas na realidade tem oito carimbos antes de tomar a vacina. Então, é coisa do papel, da burocracia, e a nossa tarefa é facilitar a vida do povo, na nossa cultura nós somos servidores, empregados da população, pagos pelo povo para melhorar a vida das pessoas e para facilitar a vida da população. Então, toda a lógica do novo Detran é o máximo que puder ser o E-Detran, tudo eletrônico, internet, o mínimo de burocracia e o máximo de eficiência. Ali foi dado o exemplo da CNH definitiva, que a gente tinha que sair três vezes Detran ou Ciretran e não vai precisar ir nenhuma vez, e o pagamento que ainda é bancário, mas será depois também via internet e, portanto a pessoa não vai precisar sair de casa.

De outro lado, hoje uma preocupação grande é acidente de trânsito. Entre as três causas de morte, mortalidade no mundo moderno, nos países industrializados, (estão) coração, câncer e causa externa, que é acidente. A maioria dos acidentes, causas externas, era violência, era geralmente tiro, com a queda dos homicídios – e São Paulo se orgulha muito, a gente precisa sempre reiterar isso – deixaram de morrer 45 mil pessoas, nesses últimos dez anos, de homicídios. Nós saímos de 33 homicídios por cem mil habitantes para dez, no Estado de São Paulo. Hoje, a maior causa externa de morte é acidente de trânsito, por motocicleta ou carro, então essa questão da preocupação com a educação para o trânsito ela é relevante. Então, de um lado facilitar, desburocratizar, agilizar, diminuir, tudo o que puder para facilitar a vida das pessoas, de outro lado um esforço maior na questão da educação para o trânsito. E liberar os policiais. Nós temos 1349 policiais, 361 delegados, muitos em tempo integral outros acumulando funções, em tempo parcial, que vão poder dedicar totalmente a sua tarefa que é a tarefa de segurança pública e a tarefa policial. Essa mudança, ela não é em 24 horas, ela tem um trâmite, mas ela vai se completar em 120 dias. Mas já em 30 dias grande parte já está implantada, em 60 dias outro tanto, e completará em 120 dias.

Enfim, o que nós queremos é agradecer aqui o trabalho que foi feito e dizer que isso que nós estamos fazendo no Detran, a nossa proposta é fazer em todas as áreas do Governo. Aqui, queria dar um outro exemplo, para facilitar a vida das pessoas: o Boletim de Ocorrência, se iniciou uma experiência nova na zona leste de São Paulo, de poder fazer o BO, naqueles casos, na Polícia Militar, que como é em número maior e maior unidades, está mais, fisicamente, está mais presente. Está se fazendo, hoje, o Boletim de Ocorrência na PM em oito minutos! Oito minutos!

Então, nós vamos fazer um grande esforço; saúde, segurança, educação, todas as áreas do Governo, no sentido de fazer um trabalho, o máximo possível, eficiente para a nossa população. Aqui, em São Paulo, que é a maior cidade do país e a quarta cidade do mundo, teremos, também, na zona leste lá, Aricanduva. Vai ser, também, reestruturado Interlagos e vai ser reformado, finalmente, o prédio da Armênia. Mas o importante é o governo eletrônico, é a gente poder fazer o máximo possível por via eletrônica.

Então, mãos a obra! E muito obrigado a todos!