Qui, 17/03/11 - 09h30

Alckmin transfere coordenação do Detran-SP para Secretaria de Gestão Pública

Órgão deverá oferecer aos usuários em todo o Estado o mesmo padrão de atendimento do Poupatempo

(Atualizado às 14h)

O governador Geraldo Alckmin assinou, nesta quinta-feira, 17, decreto que transfere o Detran-SP da Secretaria da Segurança Pública para a Secretaria de Gestão Pública. O órgão ficará vinculado diretamente ao secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, e terá a coordenação do ex-superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg.

A missão do novo modelo de gestão do trânsito para o Estado de São Paulo será imprimir ao Detran o mesmo padrão de atendimento dado aos cidadãos no Poupatempo, aprovado por 97% dos usuários e reconhecido dentro e fora do país. Além disso, com o novo Detran, o Governo do Estado vai liberar 1.349 policiais (incluindo delegados e investigadores) até então dedicados exclusiva ou parcialmente às atividades de trânsito.


"O novo Detran ele tem dois objetivos. O primeiro objetivo é melhorar a qualidade do serviço público, ser mais rápido, mais eficiente, desburocratizado, facilitar a vida das pessoas, é o padrão Poupatempo. E o segundo objetivo é liberar a polícia para o seu trabalho de polícia investigativa, polícia judiciária. Nós vamos liberar 1349 policiais para a segurança pública", disse o governador.


As medidas para um novo Detran no Estado de São Paulo serão fixadas num prazo de 120 dias por um gabinete de transição composto por profissionais da Secretaria da Segurança Pública e da Secretaria de Gestão Pública. Entre elas estão a utilização da tecnologia em benefício da população, com maior oferta de serviços pela internet, a simplificação de processos para a execução dos serviços e redução dos prazos de emissão de documentos, com opção de entrega na casa do cidadão.

"Um dos objetivos dessa medida é garantir ao usuário do Detran o acesso a serviços de qualidade, de forma ágil, eficiente e sem burocracia, que são a marca do padrão Poupatempo de atendimento", afirmou Sidney Beraldo, secretário da Casa Civil, que esteve presente no evento.

O Detran-SP estabelecerá ainda um novo modelo de relacionamento com os parceiros - Centros de Formação de Condutores (CFCs), médicos e psicólogos - através de investimentos em treinamento e suporte para que o atendimento aos cidadãos nesses locais também seja realizado dentro do padrão Poupatempo. A coordenação do Detran-SP fará o acompanhamento, avaliação e credenciamento dos parceiros para adequação ao novo modelo.

Outra novidade será a criação de canais de relacionamento direto do Detran-SP com os usuários, por meio de atendimento telefônico para informações e agendamento de serviços; ouvidoria para o recebimento de sugestões, elogios e reclamações e comunicação através de redes sociais.

Além de trabalhar na qualidade do atendimento aos cidadãos, o Detran-SP terá entre suas prioridades o estabelecimento de novas atividades ligadas à educação para o trânsito, com realização de capacitações e a reformulação do sistema de avaliação dos condutores.

Todas as medidas de reestruturação do Detran devem ser implementadas no prazo de um ano, quando os cidadãos de todo o Estado passarão a contar com atendimento moderno, seguindo os preceitos do Poupatempo.

Saiba mais sobre as atividades do Detran-SP 

Da Secretaria de Gestão Pública

Comentários: 1

  1. VAGNER LUIZ SANTOS em 18/03/11 às 12h50

    A melhor coisa que poderia ocorrer foi esta mudança no Detran espero que ,assim acabe com a corrupçao que esta enraizada no detran,e que agilize o processo /serviços para a população .Boa sorte para todos


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar