Alckmin discursa na assinatura de contrato dos trechos Sul e Leste do Rodoanel

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e a todos. Estimado secretário-chefe da Casa Civil, deputado Sidney Beraldo; secretário de Estado de Logística e Transportes, doutor Saulo de Castro Abreu […]

qui, 10/03/2011 - 15h57 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e a todos. Estimado secretário-chefe da Casa Civil, deputado Sidney Beraldo; secretário de Estado de Logística e Transportes, doutor Saulo de Castro Abreu Filho; secretário de Estado da Fazenda, doutor Andrea Calabi; deputado federal Emanuel Fernandes, secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional; deputado federal Edson Aparecido, secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano; deputados Orlando Morando, Widerson Anzelotti, Roberto Morais, Estevam Galvão, João Caramez; prefeitos: de Ribeirão Pires, o Clóvis Volpi; de Itaquaquecetuba, o Armando da Farmácia; de Itapecerica da Serra, o Jorge da Costa; de Arujá, o Abel Larini; Marcelo Branco, secretário municipal da Prefeitura de São Paulo, representando a prefeita em exercício, Alda Marco Antônio; doutor Laurence Casagrande, presidente da Dersa; doutor Carlos Eduardo Sampaio Doria, diretor geral da Artesp; Clodoaldo Pelissione, superintendente do DER; coronel Jean Charles Serbeto, comandante do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo; José Carlos e Pedro Rache, a quem quero cumprimentar o consórcio SPMar e toda a equipe aqui, eu vejo aqui a família SPMar aqui do consórcio, os seus acionistas, também cumprimentá-los; diretores da Dersa e da Artesp; representantes do Grupo Bertin, do Consórcio SPMar, amigas e amigos.

Olha, hoje é um dia histórico, um dia extremamente importante. Um grande sonho de São Paulo e do Brasil, nós estamos dando hoje mais um grande passo: a concessão de 105,2 km do Rodoanel Sul e do Rodoanel Leste. Um sonho de São Paulo e do Brasil, uma das obras de maior importância, sob o ponto de vista de logística, porque nós estamos falando da quarta maior metrópole do mundo, que é São Paulo, com 22 milhões de habitantes, e falando da ligação do maior aeroporto brasileiro, que é Cumbica, com o maior porto brasileiro e da América do Sul, que é o Porto de Santos, então uma obra do desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

A ousadia do governador Mario Covas, que lá trás iniciou o Rodoanel, a sua Asa Oeste, que nós entregamos, ligando Estrada Velha de Campinas, Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt até Embu das Artes. Nós fizemos a aprovação ambiental, a licitação, iniciamos a obra do Rodoanel Sul que o Serra entregou, ligando a Imigrantes e a Anchieta e chegando ao maior porto da América do Sul, que é o Porto de Santos. Agora temos o desafio da Asa Leste: Ribeirão Pires, Mauá, o ABC, chegando a Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Arujá, chegando à região de Mogi, chegando à Ayrton Senna, à Carvalho Pinto e à Dutra, e fica faltando a Asa Norte do Rodoanel.

E estamos extremamente felizes pelo sucesso dessa concessão, e aqui quero cumprimentar o governador Serra, secretário Mauro Arce, Sampaio Doria, o doutor Saulo de Castro Abreu Filho, cumprimentar os diretores e acionistas do consórcio, porque essa concessão, nós vamos entregar a obra em 36 meses, é o prazo contratual, seis meses para o seu início. Obra física, porque o início é agora, desapropriações, já assinamos todos os decretos, todas as desapropriações correrão por conta do consórcio, todas as compensações de natureza ambiental, também já começa desapropriação, estudos ambientais, trabalhos, projetos executivos. E teremos, se Deus quiser, dentro de seis meses o início da obra física, que já começa pelas suas desapropriações, questões ambientais, projetos, para a sua entrega em 36 meses. Totalmente viabilizada economicamente pela concessão, sem um centavo de dinheiro público. Pelo contrário, foi uma concessão onerosa, onde foram recolhidos, aliás, um dia antes do prazo estabelecido, R$ 389 milhões aos cofres públicos de São Paulo, que vai nos ajudar a recuperar a malha rodoviária não concessionada e o desconto do pedágio, de 63% de desconto.

E o modelo de concessão paulista, ele implica grandes investimentos como esse, a concessão Sul e Leste, manutenção das rodovias, nesses primeiros seis meses, posto de Polícia, o serviço de atendimento ao usuário, o SAU, equipamentos, viaturas, obras complementares da Asa Sul, elas serão também executadas, e a partir daí é que será cobrado pedágio, em até seis meses e com desconto de 63% do valor original. E nós vimos o resultado do bom trabalho das estradas, que diferentemente de outras rodovias, nas rodovias estaduais agora no carnaval houve uma queda de 41% no número de mortes nas rodovias do Estado de São Paulo, que mostra as boas rodovias, o trabalho de atendimento ao usuário, a conscientização que foi feita.

Então, é com grande alegria que nós hoje celebramos esse contrato de concessão, que é uma importante reforma do Estado brasileiro. O Estado não deve ser executor de tudo, porque o setor privado tem mais agilidade, flexibilidade para poder fazer mais rápido e de forma mais eficiente, mas o Estado deve ser o regulador e o fiscalizador. A reforma do Estado é importante, o Estado não deve ser financiador e executor de tudo, mas ter um forte papel regulador e fiscalizador na questão da infraestrutura e da logística. E tenho visto, quero aqui agradecer ao doutor Saulo de Castro Abreu Filho, à sua equipe, tenho visto o esforço que está sendo feito e esperamos logo, logo, ter apresentado ao PED a Asa Norte do Rodoanel, que dá para a gente ver bem lá no mapa, a Asa Norte, que aí vai ligar a última das dez autoestradas que chegam em São Paulo, que é a Fernão Dias, e fechará todo o Rodoanel. Então, a Asa Norte do Rodoanel é a última que a gente espera aí rapidamente já definir o modelo e lançar o edital para que a gente possa fechar o anel metropolitano, que vai ser importante para São Paulo e para o Brasil, para melhorar a logística de acesso ao porto, aeroporto e a interligação de todas as cidades.

Eu tenho dito ao Volpi, ao Armando da Farmácia, ao Abel Larini, Jorge, ao nosso prefeito, que as nossas cidades, aqui da região metropolitana, no entroncamento com a Bandeirantes, Anhanguera, Castelo, Raposo, Régis, Imigrantes, Anchieta, SP-66, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias estão ficando na melhor esquina do Brasil, não pode ter uma esquina melhor do que o Rodoanel interligando com as autoestradas que chegam em São Paulo, aeroporto e porto. Isso vai atrair muito investimento para cá, para gerar emprego, renda, oportunidade de trabalho. Agradecer, além do doutor Saulo, agradecer ao Emanuel Fernandes, nosso secretário de Planejamento, nós estamos concluindo os estudos da Asa Norte do Rodoanel e de uma outra grande obra estruturante para logística de São Paulo, que é a Tamoios, a nova pista na Serra do Mar com acesso ao litoral norte e o contorno de Caraguatatuba, grande centro de gás do Pré-Sal, e o acesso ao Porto de São Sebastião, também um porto que tem tudo para poder crescer e atender melhor a demanda de desenvolvimento de São Paulo.

Agradecer ao doutor Calabi, nosso secretário da Fazenda, ao queridíssimo Sidney Beraldo, ao Edson Aparecido, que está fazendo toda essa articulação metropolitana. Agradecer aos nossos deputados Widerson, que é aqui da região metropolitana, o Orlando Morando do nosso ABC, o João Caramez, representa a região oeste aqui da Grande São Paulo, o nosso querido Estevam Galvão, representa a região do Alto – Tietê, Suzano, Mogi das Cruzes, e o Roberto Morais, que representa essa grande e bela cidade de Piracicaba, mas que tem voto em tudo quanto é cidade, não é, Roberto? O Rodoanel está chegando próximo… Piracicaba ficou mais perto, né? E ele está feliz porque vai ter muito carro para andar aí. A Hyundai montando uma nova fábrica em Piracicaba, a Toyota uma nova fábrica em Sorocaba, a Chery uma nova fábrica em Jacareí, haja Rodoanel para caber tudo isso.

Mas nós queremos é cumprimentar os prefeitos, cumprimentar o consórcio, temos grande confiança nesse trabalho, a SPMar, que vai desenvolver, e é um trabalho bonito, porque é obra, vai ampliar a infraestrutura de São Paulo, é manutenção, estrada boa para evitar acidente, conforto, e é atendimento ao usuário, conceito de rodovia viva, entrou na rodovia, monitorado por câmera de vídeo, ambulância, carro de socorro, carro guincho. Então, um conceito de rodovia viva, atendimento ao usuário, ou seja, qualidade na prestação de serviço para a nossa população.

Parabéns a São Paulo.