Alckmin recebe o primeiro-ministro do Timor Leste

Na ocasião, governador condecorou Xanana Gusmão com medalha da Ordem do Ipiranga

sex, 04/03/2011 - 22h00 | Do Portal do Governo

Em 2001, o povo timorense enfrentava o desafio de reconstruir um País assolado pela guerra. Chefe da resistência contra a invasão da Indonésia, o ativista político Xanana Gusmão tornou-se um ícone na luta pela independência e na conquista da estabilidade política do Timor Leste. Para comemorar uma década de democracia e da vitória dos Direitos Humanos em uma nação que contou com uma das mais bem sucedidas intervenções da diplomacia brasileira, o governador Geraldo Alckmin ofereceu um jantar em e condecorou com a Ordem do Ipiranga o primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, o primeiro presidente de um dos países mais jovens do mundo.

“Estamos homenageando um povo que muito sofreu e que, após dez anos, aprendeu a olhar para o futuro”, afirmou Geraldo Alckmin no discurso de homenagem ao político timorense. O governador enfatizou a importância da participação dos juristas brasileiros na elaboração da Constituição do Timor, ressaltando a presença da secretária de Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, a primeira e única promotora brasileira a atuar no Tribunal Penal instituído durante a administração transitória da ONU no País, com o objetivo de investigar, processar e julgar os crimes de guerra. “Tenho interesse e apreço por tudo que se relacione ao Timor”, afirmou a secretária. “Lá vivi a experiência profissional mais desafiadora e fascinante de minha vida”.

Xanana Gusmão, emocionado, agradeceu o Governador pelo discurso. “Precisamos destas palavras encorajadoras. O processo de democratização do Timor ainda não acabou”, ressaltou o primeiro-ministro, comemorando o reencontro histórico com os juristas brasileiros que estiveram ao seu lado na reconstrução do País.

O jantar ocorreu na Sala dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes, reunindo senadores, secretários de Estado, lideranças políticas, ativistas de direitos humanos e operadores do direito enviados ao Timor Leste durante a transição do Governo.

Na ocasião, a secretária de Justiça Eloisa Arruda e Edson Monteiro, embaixador do Brasil no Timor Leste, discutiram a possibilidade de estabelecer parcerias na elaboração de projetos jurídicos no País na área de direitos humanos, além de congressos, seminários e cursos de interesse partilhado.

Após o evento, Xanana Gusmão acompanhou o Governador Geraldo Alckmin e os seus convidados ao Sambódromo do Anhembi para assistir a abertura dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo.

Da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania