Alckmin discursa em anúncio de medidas de combate às enchentes

Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Nós vamos fazer um resumo de um conjunto de obras que vão ter início praticamente imediato, e outros que […]

sex, 04/03/2011 - 16h58 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Nós vamos fazer um resumo de um conjunto de obras que vão ter início praticamente imediato, e outros que vão ser feitos ao longo do ano. Então queria agradecer muito aqui o secretário Edson Giriboni, o engenheiro da boa escola da Poli; cumprimentar e agradecer o doutor Amauri Pastorello, superintendente do DAEE; o nosso superintendente da EMAE, o Max também, diretor da EMAE, o engenheiro do DAEE, o Ricardo Borsari, e dizer o seguinte: vamos procurar fazer uma explicaçãozinha aqui, agradecer também ao Emanuel Fernandes, que não está aqui, mas que é do Planejamento; o Bruno Covas, do Meio Ambiente; o Zé Aníbal, da Energia; o Edson Aparecido, que é do Desenvolvimento Metropolitano. E eu vou procurar dar uma explicaçãozinha, depois eles dão uma explicação mais técnica aí para vocês. Então nós vamos começar aqui pela primeira hora.

Hoje foi publicado no Diário Oficial o desassoreamento do Rio Tietê. Então foi publicado no Diário Oficial de hoje 2,6 milhões de metros cúbicos de desassoreamento, sendo 2,1 milhões este ano e 600 mil metros cúbicos o ano que vem de manutenção, que é o que nas grandes chuvas o rio é assoreado. Então com 2,1 milhões nós voltamos à batimetria inicial e aí os 600 mil do ano que vem já mantém. A concorrência, o pregão, é feito em dois lotes: o primeiro lote da barragem aqui, Edgar de Souza, em Santana do Parnaíba, até o Cebolão, é o Lote 1, vai ser desassoreado. E o Lote 2 da eclusa aqui do Cebolão, até a barragem da Penha. Então 2,1 milhões de metros cúbicos de desassoreamento, Lote 1, Lote 2 até a barragem da Penha.

Publicado no Diário Oficial, agora que hoje fazemos o pregão, seria publicado hoje, é feito em março, assino o contrato em abril e no fim de abril, começo de maio, parou de chover, começam as obras do desassoreamento. A segunda, que foi também publicada hoje, é a da EMAE. Então, saiu no mesmo dia as duas licitações, publicadas no Diário Oficial de hoje, 1,5 milhão de metros cúbicos. É a maior intervenção no Rio Pinheiros desde a sua retificação, em 1938. Então, desde a sua retificação, em 1938, será a maior intervenção no Rio Pinheiros. Também dois Lotes, um lote da represa Billings até Traição, e outro lote de Traição, da elevatória de Traição até o Cebolão, 1,5 milhão de metros cúbicos. Esse é um pouco mais demorado, porque é uma obra um pouco mais complexa, não… Aqui há navegação em todo o Tietê. Ele tem navegação, que foi feita uma eclusa aqui no Cebolão. O Pinheiros não tem como ser totalmente navegável, então uma parte tem que ser por caminhão, tem que ter um local aqui para transbordo, ele é um pouco mais demorado, mas ele também inicia em maio, não é? Nós vamos aproveitar o período que não chove para poder acelerar o máximo o desassoreamento. 2,6 milhões aqui, 1,5 milhão no Rio Pinheiros.

Aí temos o piscinão Olaria, que vai… Olaria não está aqui. Olaria já está em execução, ele ficará pronto em novembro. Então, antes da chuva nós vamos ter mais um piscinão na bacia do Pirajussara, em Taboão da Serra. E veja que os reservatórios têm ação eficaz porque esse ano não teve enchente na Bacia do Pirajussara. Correto? O que é isso? Foi o piscinão da Sharp, que é um grande piscinão, enorme. Então os grandes reservatórios têm um efeito muito eficaz. Então nós vamos ter mais um piscinão na bacia do Pirajussara, em Olaria, e vamos fazer um novo piscinão, que é Jaboticabal. Um grande piscinão, 900 mil metros cúbicos. Ele fica na divisa entre São Paulo e São Caetano. Na divisa aqui entre São Paulo e São Caetano, pega as águas do Ribeirão dos Meninos e do Ribeirão dos Couros. Couros e Meninos, que são afluentes do Tamanduateí, ABC entre São Paulo e São Caetano, mas no município de São Paulo. Ele está incluído também no PAC e nós estamos pedindo autorização da Caixa Econômica Federal já para poder licitar as obras. Uma grande obra de 900 mil, o maior, vai ser o maior piscinão de todos dos 30 piscinões do Estado de São Paulo.

Agora as novas medidas.

Primeira nova medida: quando a gente observa aqui o Rio Tietê e a Marginal do Rio Tietê, a gente observa que a maioria das vezes o rio está saindo, quando sai na Ponte Aricanduva, Vila Maria, Vila Guilherme e Limão, nesses pontos que o rio acaba transbordando porque a pista é mais baixa. Então nós vamos fazer três diques: um dique aqui no Limão, na Vila Guilherme, na Vila Maria e no Aricanduva. São quatro diques, um deles com bomba, no Aricanduva. Qual a diferença entre dique e polder? O dique é só a mureta o rio não vazar pra pista, então você faz uma parede, uma proteção. O polder é o muro com bomba. Então você além de não deixar ele extravasar, você bombeia água da pista para dentro rio. Nós vamos ter um polder no Aricanduva. Dique bomba, e três diques, Limão, Guilherme e Vila Maria. Isso aqui no Tietê. Depois a obra da circunvalação aqui no Tietê. Aqui está a barragem da Penha, aqui está o Parque Ecológico do Tietê, aqui está o Rio Tietê. Então, paralelo ao Rio Tietê, existe um conjunto de canais que recebem as águas aqui da bacia do Tietê, aqui está praticamente Guarulhos, recebem as águas, levam essas águas para o Tietê e evitam as invasões aqui e mantém a várzea do Tietê. Circunvalação são conjuntos aqui de valas que são feitas. Nós vamos ter aqui, um conjunto de obras aqui na circunvalação, nós teremos aqui dois piscinões, quanto dá de metros cúbicos aqui? Aproximadamente um milhão de metros cúbicos nos dois, então nós vamos ter um milhão de metros cúbicos aqui no Parque Ecológico do Tietê, em dois piscinões e as obras na circunvalação, vai revestimento esse conjunto de valetas, de canais, eles constituem aqui um revestimento,

Então nós poderíamos dizer… existe no coração a chamada ponte de safena, não é, porque a ponte de safena seria se essa artéria aqui que é o Tietê entupisse, e aí você faz uma ponte, não. A artéria continua e nós estamos fazendo uma segunda artéria, então isso se chama anastomose, anastomose, ou seja, a criação de uma circulação paralela, então a circunvalação aqui no Parque Ecológico do Tietê. Quando que a gente licita isso? Então, na próxima sexta-feira… Hoje é 4 ou 5? Hoje é 4 de março. Na próxima sexta-feira, 11 de março, publica aqui a obra da circunvalação. Dois piscinões, canais, toda uma obra na circunvalação, isso vai ajudar e muito a retenção de água e vai ajudar também o município de Guarulhos. Nove quilômetros de canal aqui na circunvalação do Rio Tietê. Depois, nós teremos ainda cinco novos piscinões, que é uma outra novidade aí. Então vamos para os piscinões.

Primeiro por aqui, no Baquirivu, são dois em Guarulhos, então nós temos aqui São Paulo, Guarulhos e aqui o Rio Baquirivu e os dois piscinões. Esses estão sendo contratados ainda o projeto executivo, então está sendo dado a ordem de serviço para fazer o projeto executivo dos dois. Depois, o piscinão Guamiranda na Vila Prudente em São Paulo. Esse já é obra, 750 mil metros cúbicos na Vila Prudente. Ele pega as águas do Rio Tamanduateí, então ele segura ali 750 mil metros cúbicos, vai ajudar a não ter enchente no mercadão, vai ajudar o Tietê, ele vai controlar as águas ali, a ajudar o reservatório do Tamanduateí. Então Guamiranda, Vila Prudente, nós teremos a licitação da obra no mês de abril, então dentro de 30 dias, 40 dias, será licitado o piscinão da Vila Prudente, 750 mil metros cúbicos, agora no comecinho de abril.

Depois o piscinão Pindorama. Pindorama é São Bernardo do Campo, PAC 2. O Pindorama fica em São Bernardo do Campo. Aqui no PAC 2, nós estamos pedindo autorização para a Caixa Econômica Federal para já licitar. E aqui em cima, o Guamiranga. Ah não, esse é o da Vila Prudente. Então nós vamos ter aqui no Tamanduateí três piscinões. No Tamanduateí, o Guamiranga, Vila Pudente; o Jaboticabal, no Meninos e Couros, aqui em São Caetano, São Paulo. E o Pindorama, São Bernardo do Campo, no Couros, no Ribeirão dos Couros. E finalmente, o Miranda D’Aviz em Mauá. PAC 2 também aqui em Mauá, e o rio é o Tamanduateí, correto?

Então só recapitulando: são cinco novos piscinões, um vai ser entregue em novembro, que é o Olaria. Um, que vai ser o maior de todos, o Jaboticabal, está saindo o edital agora em… Quando vocês imaginam o edital?

Locutor desconhecido: Está pronto, é só o aval da Caixa para publicar.

Geraldo Alckmin: Pronto, a Caixa dizendo que pode publicar, nós já publicamos o Jaboticabal. Então, um em obra e aí para começar, Jaboticabal, Miranda D’Aviz, Mauá; Guamiranga, em São Paulo Vila Prudente; São Bernardo do Campo, Pindorama; e os dois do Baquirivu. Então vamos contar, para os dois do Baquirivu nós não vamos contar porque ainda é projeto executivo. Obra mesmo é Jaboticabal, Pindorama, Miranda D’Aviz e Guamiranga. Então são quatro. E o canal de circunvalação, dois. Então são seis piscinões. Só esses dois aqui do Parque Ecológico do Tietê dá um milhão de metros cúbicos. Se a gente somar, vamos somar: um milhão aqui, 900 no Jaboticabal, um milhão e 900. Dois pequenos aqui, mais 140, dois milhões e quarenta. Mais 750, dois milhões setecentos e noventa. Dois milhões setencentos e noventa mil metros cúbicos de reservação. Se contar com o Olaria, que fica pronto em novembro, mais 80 chegamos aí praticamente a três milhões de metros cúbicos.

Então é um conjunto de medidas importantes, nós já estamos no fim das chuvas agora, não é, em março, Olavo Bilac dizia: “Foi em março, ao findar das chuvas, logo à entrada do outono”, vamos aproveitar ao máximo os meses que não chove, que são os meses sem “R” maio, junho, julho e agosto, e acelerar ao máximo as obras e principalmente o desassoreamento. Aí o Giriboni, o doutor Amauri Pastorello, o pessoal da EMAE, dá uma explicação para vocês, está bom?