Alckmin discursa no lançamento da Virada Cultural Paulista

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Quero saudar o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo; deputado estadual Widerson Anzelotti; as nossas prefeitas, a Eliana, de Ribeirão […]

ter, 22/02/2011 - 20h37 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Quero saudar o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo; deputado estadual Widerson Anzelotti; as nossas prefeitas, a Eliana, de Ribeirão Grande; a Siomara, de Pacaembu; o doutor Paulo, de Mogi Guaçu; o Mário Celso, de Santa Bárbara do Oeste; o José Geraldo, de Salto; o João Cury, de Botucatu; vejo também conosco o vice prefeito de Sorocaba; vereadores; Floriano Pesaro, vereador aqui da capital; senhores cônsules que nos alegram aqui com suas presenças; o André Sturm, diretor da Unidade de Fomento de Fusão e Produção Cultural e coordenador da Virada Cultural, Angelini, do SESC; secretários de cultura; amigas e amigos, uma palavra breve.

Quero dizer da alegria, Andrea, de estarmos juntos aqui no lançamento da Virada Cultural. Já temos um compromisso no dia 14 de maio, sábado. Aliás, 14 e 15, porque começa às 18h do dia 14 e vai até as 18h do dia 15. E uma grande conquista, porque vamos levar de forma descentralizada para o interior inúmeras atividades culturais: música, dança, dança, balé, teatro, cinema, circo, literatura, um belo intercâmbio. População das nossas 22 cidades aqui da Região Metropolitana, temos Santo André, no litoral, Santos, Caraguatatuba e todo o interior praticamente a oportunidade de conhecer bons artistas, cultura, entretenimento, educação, um belo programa. E também revelações novas de artistas, os nossos artistas conhecerem melhor o Estado de São Paulo.

Nós somos um Estado com tamanho de país, São Paulo tem o tamanho da Argentina, 42 e meio milhões de habitantes. Então, um belíssimo programa da Secretaria da Cultura. E de outro lado, queria destacar também que nós estamos na fase de inscrições do Projeto Guri. E as inscrições vão até sexta-feira, e nós temos oito mil vagas, só aqui na Região Metropolitana de São Paulo. Acho que é o maior projeto de inclusão social. Quantos jovens, crianças e jovem já passaram não é, pelo Projeto Guri.

Então, alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (têm) a oportunidade de estudar canto, música, violão, guitarra, bateria, contrabaixo, sax… Enfim, de poder fazer um curso de música, se incorporar as nossas cameratas, enfim participar de um belíssimo projeto que é o Projeto Guri, e a Virada Cultural, no dia 14. A cultura é transformadora, ela é a vanguarda, ela tem um papel na sociedade extraordinário pra que nós possamos avançar e construirmos uma sociedade melhor.

E agradecer aqui as boas parcerias… Eu ano passado, passei a Virada Cultural em Mogi Guaçu, lá com o doutor Paulo. Passamos lá, a virada lá, meia-noite, lá em Mogi Guaçu, esse ano nós vamos a uma das 22 cidades, se poder até mais de uma, de repente a gente faz um roteiro aí pelo Estado de São Paulo.

Mas não tenho dúvida de que todos que estão participando, colaborando estão dando uma enorme contribuição à cultura de São Paulo.

Muito obrigado a todos!