Qua, 23/02/11 - 08h00

IPVA de carro placa final 9 vence nesta quarta, 23

Prazo final para o pagamento da 2ª parcela também vence no mesmo dia

Nesta quarta, 23, vence o prazo para o pagamento à vista, sem desconto, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2011 para os veículos com final de placa 9. O prazo final para o pagamento da segunda parcela para esses carros também vence nesta quarta. O calendário encerra na quinta-feira, dia 24, com veículos de placa final 0 (veja a tabela no final do texto).

Para pagar, basta que o contribuinte informe o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e efetue o recolhimento no guichê de caixa do banco de sua preferência, nos terminais de auto atendimento, pela internet, por débito agendado ou ainda utilizando-se de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, porém, essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.

As tabelas de valores venais e dos valores do IPVA estão disponíveis no site da Fazenda . Como ocorre desde 2002, a Fazenda não envia guias de pagamento do IPVA para os proprietários. No entanto, cerca de 14 milhões de avisos de vencimento foram enviados pelos correios alertando o contribuinte para o dia do recolhimento. O aviso é apenas um lembrete e não é necessário para o pagamento do tributo.

Imposto mais barato em São Paulo

Em 2011 o IPVA ficou em média 7,2% mais barato em São Paulo , segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para motos, a queda foi ainda maior, de 9,1%. Os automóveis ficaram com preço médio 7% menor em relação ao ano passado. Caminhões, ônibus e microônibus tiveram diminuição de 5,8% e os utilitários, de 5%. A pesquisa realizada pela Fipe levou em consideração o preço médio dos automóveis praticado no mercado no mês de setembro de 2010.

Não houve alteração de alíquotas no imposto: os automóveis movidos a gasolina e os bicombustíveis recolhem 4% sobre o valor venal; carros a álcool e gás pagam 3%; picape cabine dupla, 4%; utilitários (cabine simples), ônibus, microônibus e motocicletas pagam 2% sobre o valor venal. Os caminhões recolhem 1,5%.

Nota Fiscal Paulista

A utilização de créditos da Nota Fiscal Paulista deixou o tributo ainda mais barato para 314.194 consumidores paulistas que, em outubro de 2010, destinaram R$ 57.097.719,27 para abater do IPVA de 268.295 veículos. Este abatimento consta do aviso de vencimento do IPVA 2011 enviado pela Secretaria da Fazenda.

Frota

A frota de veículos no Estado de São Paulo é de, aproximadamente, 18,3 milhões de carros. Destes, cerca de 13,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 4,3 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e 150 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/microônibus urbanos).

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e a juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto Além disso, ele ficará impedido de efetivar seu licenciamento e sujeito à apreensão do veículo.

Para obter mais informações a respeito de valores, datas de pagamento e rede bancária autorizada, a Secretaria da Fazenda oferece serviço de informação ao cidadão por meio do telefone 0800-170110 e no site.

Clique aqui e veja a tabela de vencimento para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, microônibus, motos e similares e aqui para conferir a tabela do IPVA para caminhões.


Da Secretaria da Fazenda

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar