Alckmin lança a programação da Virada Cultural Paulista 2011

Evento acontecerá, este ano, em 22 cidades do Estado, nos dias 14 e 15 de maio

ter, 22/02/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h20)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, lançaram, nesta terça-feira, 22, a programação da Virada Cultural Paulista 2011. Promovida desde 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, o evento ocorrerá, este ano, em 22 cidades do Estado, nos dias 14 e 15 de maio. A solenidade contou com a apresentação de roda de choro, com Luizinho 7 Cordas; uma esquete com os Parlapatões e ainda um trecho da peça As Pagus.

Como nas edições anteriores, grandes nomes da cena nacional e artistas internacionais marcam presença na programação. A Virada Cultural Paulista 2011 será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos,Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

“É uma descentralização importante: música, cinema, teatro, literatura, circo, balé, enfim, a cultura vai para o interior de São Paulo. É um ótimo intercâmbio porque as regiões conhecem grandes artistas, ótimas apresentações, eles (os artistas) também conhecem melhor o nosso interior”, declarou Alckmin.

Neste ano, destaque para grandes nomes da música brasileira como Fafá de Belém, Renato Teixeira, Angra, Jamelão Neto e Charlie Brown Jr., que participam pela primeira vez da Virada. Além destes, também estarão presentes Toquinho, Almir Sater, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Elba Ramalho, Titãs, Zeca Baleiro, Dominguinhos, Lbão e Arnaldo Antunes. Jovens talentos como Maria Gadú, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Thiago Pethit, Lulina, Les Pops, Luisa Maita e Karina Buhr complementam a lista. Como na edição passada, a Secretaria de Estado da Cultura traz artistas estrangeiros. Para este ano, a Virada conta com shows de Agnès Jaoui, Pink Martini e Superchunk.

A Virada 2011 terá ainda uma intensa programação de espetáculos de teatro, com peças como Análise Comportamental e Crítica da Música Eduardo e Monica, com direção de Fernanda D’Umbra em Assis; Assembléia dos Bichos, da Bendita Trupe em Botucatu; Bichos do Brasil, com Pia Fraus em Franca; e espetáculos de dança, intervenções urbanas, stand up comedy, circo, cinema, arte de rua e música erudita.

“O programa cumpre a sua missão de levar cultura de qualidade para cidades do interior e litoral do Estado. A Virada Cultural Paulista cresce a cada ano, leva pessoas às ruas e auxilia na formação de público em São Paulo”, afirmou o Secretário de Estado da Cultura Andrea Matarazzo.

O SESC São Paulo, como nas edições anteriores, é parceiro do evento, desenvolvendo uma série de atividades em suas unidades do interior e litoral. O diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda, destacou a importância do envolvimento da instituição na Virada Cultural Paulista como “uma oportunidade de ampliar o raio de ação e de experiências da instituição, proporcionando ambientes que favoreçam a convivência e a apreciação crítica e criativa como elementos para o desenvolvimento social do indivíduo”.

Programação

A cineasta, atriz e cantora francesa Agnès Jaoui leva aos palcos de Ribeirão Preto e Jundiaí sua interpretação, em português e espanhol, de músicas latinas. A diretora do premiado O Gosto dos Outros, Agnès canta clássicos como Olhos nos Olhos, de Chico Buarque, entre outros. Para os fãs do pop rock, vale conferir os shows do Superchunk em Mogi das Cruzes e Sorocaba. A banda Pink Martini apresenta um mix de música clássica, jazz e clássicos em Piracicaba e São José do Rio Preto.

Um dos nomes badalados da nova MPB, Maria Gadú leva seu repertório para Araraquara. Aos 22 anos, sua voz suave arrancou elogios de Caetano Veloso e Milton Nascimento. Na Virada, a cantora apresenta sucessos do disco Maria Gadú 2009, como Shimbalaiê, A História de Lili Braun entre outros. Outro destaque é a veterana Fafá de Belém, que comemora 35 anos de carreira com o público de Araçatuba.

Jovens artistas têm espaço garantido na programação da Virada. Estão confirmados shows de Tulipa Ruiz em Araçatuba e São Carlos. Cantora, compositora e desenhista, Tulipa Ruiz é uma das apostas da MPB moderna assim como o multiinstrumentista Marcelo Jeneci que se apresenta em Araraquara e Indaiatuba. Completam o time Thiago Pethit (Mogi das Cruzes), Lulina (Santa Bárbara), Luisa Maita (Mogi das Cruzes e Santa Bárbara), Karina Buhr (Santos e São Carlos) e Les Pops (São José dos Campos).

A Virada também aposta nas novas bandas. Apanhador de Pó se apresenta em Marília e São José do Rio Preto; Do Amor tem show marcado para São Carlos; Guizado vai para Jundiaí, Vega em Indaiatuba e Vespas Mandarinas em São José do Rio Preto.

Sucesso garantido na programação, artistas e grupos de stand up comedy têm apresentações marcadas para as 2h30. Nany People apresenta-se em Piracicaba. Em Araraquara, vale a pena conferir a apresentação de Marcelo Mansfield. Ângela Dip sobe ao palco de Araraquara.

Dentre os espetáculos de dança, a São Paulo Companhia de Dança leva suas sapatilhas para Santos; o Ballet Stagium dança nos palcos de Santa Bárbara e Santo André. Já o Cisne Negro marca presença em São Carlos e São José do Rio Preto.

A programação prévia está publicada no site www.cultura.sp.gov.br.

Histórico

A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na Virada Cultural da capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo, a Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Em 2010, a Virada atingiu a marca de 1,6 milhão de pessoas. Para 2011, a expectativa é atingir o mesmo número de público.

Acompanhe as informações da Virada Cultural Paulista nos twitters: www.twitter.com/viradasp e www.twitter.com/culturasp

E no Facebook: www.facebook.com/culturasp 

Da Secretaria da Cultura