Leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador

Tema desta semana foi a queda histórica do índice de mortalidade perinatal no Estado

seg, 21/02/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá, começa aqui mais um programa Conversa com o Governador. Oi governador Geraldo Alckmin, tudo bem com o senhor?

Geraldo Alckmin: Tudo bem. É uma alegria poder cumprimentar todos os nossos ouvintes, todas as nossas ouvintes.

Apresentadora: Governador, São Paulo atingiu o menor índice de mortalidade perinatal da história. Qual o impacto desse recorde na saúde pública paulista?

Geraldo Alckmin: Olha, importância muito grande. Porque significa que nós estamos salvando mais vidas, protegendo as nossas crianças. Esse índice, ele avalia da 22ª semana de gestação, praticamente a metade da gestação, até os primeiros sete dias de vida. São Paulo chegou ao índice de 13,8 óbitos por mil habitantes nascidos vivos em 2009, o que é 25% menor do que era no ano 2000. Ou seja, de cada quatro vidas que seriam perdidas uma foi salva. Nesses anos todos nós estamos falando de 4,7 mil crianças que foram salvas. Portanto, é uma alegria imensa podermos anunciar que São Paulo está no pole position, em primeiro lugar, nesse índice no Brasil, empatado com Santa Catarina. Foi uma redução consistente, ano a ano, e em praticamente todas as regiões do Estado, como estão mostrando os números da Fundação Seade.

Apresentadora: Governador, e como foi possível alcançar esse índice tão expressivo em São Paulo?

Geraldo Alckmin: Olha, o trabalho foi desenvolvido com as mamães, ou seja, foi desenvolvido com as gestantes. A Organização Mundial de Saúde recomenda que cada gestante deve passar pelo menos por quatro consultas de pré-natal. O Ministério da Saúde preconiza seis consultas, e em São Paulo nós fazemos sete consultas de pré-natal. Isso mostra um trabalho bem feito no atendimento da saúde à gestante no nosso Estado. Ao mesmo tempo, demonstra também a qualidade dos nossos equipamentos, hospitais, unidades de saúde, maternidades, UTIs neonatais. Eu visitei a semana que passou a Maternidade Leonor Mendes de Barros, aqui na zona leste da capital, um hospital estadual de excelência, onde nasce uma criança a cada 70 minutos. São 600 partos por mês, e lá tem uma belíssima UTI neonatal, com 14 leitos que inaugurei quando fui governador. Essa UTI atende os recém-nascidos que precisam de uma atenção especial, e vem trazendo um excelente resultado. E as equipes, né? Médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, tendentes, capacitação dos nossos recursos humanos para esse trabalho.

Apresentadora: Governador, e é possível diminuir ainda mais a mortalidade perinatal?

Geraldo Alckmin: Sem dúvida, nós vamos prosseguir esse trabalho que vêm sendo feito, para reduzir ainda mais esse índices. O nosso desafio agora é aprimorar ainda mais esse indicador e fazer um trabalho mais intenso nas regiões onde o índice ainda está mais alto que a média do Estado, dando todo o apoio as prefeituras, dando todo o apoio aos municípios para que possam melhorar ainda mais o atendimento a gestante, ao parto e ao recém-nascidos. Nós estamos trabalhando com a Secretaria de Saúde tudo o que pode ser feito para continuar melhorando a qualidade do atendimento de saúde para todos os paulistas, e especialmente neste caso, para as mamães e para os bebês.

Apresentadora: Muito obrigada governador e até o próximo programa.

Geraldo Alckmin: Até a próxima semana.

Ouça e leia aqui a transcrição do programa Governador Responde