Alckmin discursa no lançamento do Guia Cidade Base Copa 2014

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito da nossa capital, Gilberto Kassab; Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, presidente […]

qua, 16/02/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito da nossa capital, Gilberto Kassab; Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, presidente da CBF; Ronaldo Fenômeno, uma alegria muito grande ter a honra da sua presença no Comitê Paulista; Fulvio Danilas, diretor do escritório da FIFA no Brasil para a organização da Copa; Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol; secretário de Estado, Emanuel Fernandes, que é o coordenador do Comitê Executivo; quero cumprimentar a todos os secretários aqui presentes; quero saudar aqui também os prefeitos de São Carlos, São João da Boa Vista; Mirassol, Porto Feliz; Águas de Lindóia; Itu; Campos do Jordão; Mogi das Cruzes; Ribeirão Preto; São Roque; Santos; Guarujá… Vejo que chegaram outros prefeitos; Clara Azevedo, diretora executiva do Museu do Futebol; Andrés Sanchez, em nome de quem quero saudar a todos os presidentes de clubes; amigas e amigos.

Uma palavra breve, mas dizer da alegria de estarmos aqui juntos lançando o guia para as nossas cidades base aqui da Copa. São 37 cidades desde a capital, passando por cidades aqui da Região Metropolitana de São Paulo, do nosso litoral e do nosso interior de São Paulo. Grandes cidades quase todas aqui do Estado, Ricardo Teixeira, e todas elas uma boa infraestrutura esportiva, uma ótima infraestrutura hoteleira, próxima de aeroportos e boa logística. São Paulo está oferecendo o que há de melhor de cidades base para a Copa do Mundo de 2014.

E estamos também felizes pelo Ronaldo ter aceito fazer parte do nosso Comitê Paulista aqui para a Copa do Mundo de 2014. Com a sua experiência, de quem conhece todo o mundo, participou de inúmeras Copas do Mundo, vai nos ajudar muito no trabalho. E como colocou o prefeito Gilberto Kassab, São Paulo luta e vai trabalhar muito, dar o melhor que tem para a abertura da Copa do Mundo, para os jogos, para o Centro Internacional de Transmissão e para o Congresso da FIFA.

E nós vamos ter no Brasil, nesses próximos anos, grandes eventos mundiais: 2013 – Copa das Confederações; 2014 – Copa do Mundo; 2015 – Copa das Américas e ainda as Olimpíadas de 2016. E queria… Isso é coisa do Andrés! (hino do Palmeiras na plateia). Mas eu queria também dizer também que foi uma grande honra, em nome do povo de São Paulo, oferecer aqui a ordem do mérito esportivo ao Ronaldo. O que deu nesses últimos dias, o mundo todo emocionado fazendo uma justíssima homenagem. Um grande exemplo para a nossa juventude, do poder transformador do esporte, grande exemplo de superação e solidariedade, um fenômeno do futebol, o maior goleador da história das nossas Copas do Mundo… então uma homenagem singela, mas uma homenagem que interpreta, Ronaldo, sentimento do povo de São Paulo. Você entrando no nosso Comitê, vem aqui integrar como titular esse grande time do Estado de São Paulo a serviço do Brasil.

Vamos ao trabalho!