Alckmin discursa após aula inaugural em escola estadual

Geraldo Alckmin: A nossa professora também, a Sônia, o nosso Secretário de Educação, Herman, porfessor Dias da FDE. Trazer um abraço aqui para vocês. Nós vamos falar um pouquinho sobre […]

qui, 10/02/2011 - 19h52 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: A nossa professora também, a Sônia, o nosso Secretário de Educação, Herman, porfessor Dias da FDE. Trazer um abraço aqui para vocês. Nós vamos falar um pouquinho sobre o corpo humano. O que vocês acham? É interessante? Então vamos lá. Vamos falar um pouquinho sobre o corpo humano. Vocês têm Ciências, não tem?

ALUNOS: Tem.

Geraldo Alckmin: Dentro das Ciências, no fim do ano, vocês vão aprender um pouco sobre corpo humano. Então, qual é o principal órgão do corpo humano? O que vocês acham?

ALUNOS: Coração.

Geraldo Alckmin: É o coração. Isso. Então o principal órgão do corpo humano é o…

ALUNOS: Coração.

Geraldo Alckmin: Então vamos lá. Faz de conta que seja aqui o coração. Então o coração fica aqui bem no…?

ALUNOS: Peito.

Geraldo Alckmin: Não é isso?

ALUNOS: Aqui do lado.

Geraldo Alckmin: Aqui do lado, mais um pouquinho para o lado esquerdo. E qual a função do coração? O que faz o coração?

ALUNOS: Bate.

Geraldo Alckmin: Ele bate. Isso. Então o coração, ele…

ALUNOS: Bate.

Geraldo Alckmin: E quando ele bate, o que ele faz circular?

ALUNOS: Sangue.

Geraldo Alckmin: Isto. Então, o coração, ele bate, como ela falou, ele bate, se contrai e ele faz o sangue…

ALUNOS: Circular.

Geraldo Alckmin: Então aqui do coração sai uma grande artéria, aqui do coração. Então ele se divide aqui e vai lá para baixo. E aqui sai uma outra que também se divide. Então o coração é esse órgão que bate e faz o sangue…

ALUNOS: Circular.

Geraldo Alckmin: Então o sangue vem para baixo e o sangue sobe, não é isso? O que está daqui para cima o sangue…

ALUNOS: Sobe.

Geraldo Alckmin: Daqui para baixo o sangue…

ALUNOS: Desce.

Geraldo Alckmin: Esses vasos aqui que saem do coração, como é que chamam?

ALUNOS: Veias.

Geraldo Alckmin: Veia é o contrário, o que sai é a… Artéria. Então as artérias, elas levam o sangue lá para ponta, lá para o pé. Aí a volta, volta pela… Veia. Então, quando sai do coração é artéria, quando volta é a… Então, a função do coração é fazer o sangue circular. Então, esse é o sistema circulatório – é o que circula. E o que é que está dentro aqui desse tubo? O que é que circula? É o sangue. Muito bom! Então, o sangue circula dentro desses tubos. O tubo que vai é a artéria e o tubo que volta é a…

ALUNOS: Veia.

Geraldo Alckmin: Muito bom! O coração bate, não é isso? O coração bate. E o coração pode bater mais depressa ou mais devagar. Muito bom! Então, quem já ouviu o coração? Então, vamos ouvir o coração. Como é que a gente faz, o médico, a enfermeira como é que faz para ouvir aqui? Ouviu? Está batendo? Está batendo forte! É que eu estou meio nervoso. Está batendo? Ouviu? Esse aparelho a gente ouve o…

ALUNOS: Coração.

Geraldo Alckmin: Então, o coração, ele bate forte… Ele bate e faz o sangue… ser rodado. O sangue roda, o sangue circula. Esse vaso que sai do coração são as…

ALUNOS: Artérias.

Geraldo Alckmin: Artérias. E o que traz o sangue de volta é a?

ALUNOS: Veia.

Geraldo Alckmin: O que é que tem dentro do sangue? Que cor é o sangue?

ALUNOS: Vermelho!

Geraldo Alckmin: O que é que tem dentro do sangue? Que machucar sai sangue? Tem umas células, não é isso? Tem umas células. E essas células têm três funções. Então nós temos dentro do sangue as…

ALUNOS: Células.

Geraldo Alckmin: Então, você tem aqui as chamadas células brancas, as células vermelhas e tem as plaquetas. As plaquetas. Então vamos ver aqui. Qual a função da célula branca no sangue? Se a gente se machucar, machucou batendo bola, aí machucou. Caiu no chão e machucou. Aí a gente tem que ter uma defesa, não tem? Contra as bactérias… Então, as células brancas são as células de defesa. Elas defendem o organismo para gente não ficar doente. São os soldados, não é isso? O soldado não é aquele que defende?

ALUNOS: É.

Geraldo Alckmin: Então os soldados, os soldadinhos nossos são as células brancas do sangue, que circula nas artérias e nas veias. Vai circulando, e vai para o corpo inteiro. O coração leva a célula lá para o pé e leva para…

ALUNO: Cabeça.

Geraldo Alckmin: E a vermelha? A célula vermelha é o caminhãozinho. O caminhãozinho, ele carrega alguma coisa, não é isso? O caminhão leva alguma coisa e traz alguma coisa de volta, não é isso? Por exemplo, quando a gente respira… Enche o peito de ar. Entra ar, não é isso?

ALUNOS: É.

Geraldo Alckmin: Não é isso? Você respirou? Encheu o peito de…

ALUNOS: Ar.

Geraldo Alckmin: Quem é que leva esse ar para as células? Aquela célula do pé precisa receber esse arzinho. Quem leva é o caminhãozinho. O caminhãozinho são as células…

ALUNOS: Vermelhas.

Geraldo Alckmin: Agora, se eu machucar a mão, vai sair…

ALUNOS: Sangue.

Geraldo Alckmin: Agora, vai parar de sair sangue, não vai?

ALUNOS: Vai.

Geraldo Alckmin: Senão ficaria saindo sem parar. Sai um pouquinho e…

ALUNOS: Para.

Geraldo Alckmin: Por que para? Porque essas células aqui, as chamadas plaquetas, elas coagulam, elas param de sangrar. Então o sangue tem os soldados, soldadinhos, as células brancas; tem o caminhãozinho, as células vermelhas; e aquele de parar de sangrar, que são as… Plaquetas. Quem já teve aula de educação física? Vocês já tiveram? É importante fazer educação física?

ALUNOS: É.

Geraldo Alckmin: É importante mexer…

ALUNOS: O corpo.

Geraldo Alckmin: Não é isso? Fazer ginástica, fazer esporte, jogar bola, basquete, vôlei, fazer ginástica, porque aí a circulação é… Melhor. Não é isso? A circulação é melhor. Quando esse sangue sai do coração, o coração bateu, saiu do coração, o coração bateu, ele sai forte, não sai forte?

ALUNOS: Sai.

Geraldo Alckmin: Com muita pressão. O sangue sai do coração e ele está com uma pressão…

ALUNOS: Alta.

Geraldo Alckmin: Então, nós medimos esta pressão. Agora, quando o sangue sai do coração, ele sai pela…

ALUNOS: Artéria.

Geraldo Alckmin: Então nós medimos a pressão arterial. E aonde que a gente mede a pressão?

ALUNOS: No pulso.

Geraldo Alckmin: Aonde? No pulso.

ALUNOS: Do lado do coração.

Geraldo Alckmin: Veja bem, são duas coisas. Do pulso eu meço o coração, eu pego aqui, chama artéria radial. É fácil saber que é radial porque esse dedão aqui é a antena do rádio. Uma artéria radial. Aqui, você pega aqui, pega o… Agora onde que eu meço a pressão? No braço. Então você coloca aqui, e você mede a pressão. Então esse aparelho aqui é um aparelho de medir a…

ALUNOS: Pressão.

Geraldo Alckmin: Aqui a gente mede a pressão arterial. A pressão arterial a gente mede aqui no braço. O sangue saiu aqui do… Coração. Ele sobe aqui e entra no…

ALUNOS: Braço.

Geraldo Alckmin: É artéria. Quando passa aqui pelo braço a gente mede a pressão arterial. A pressão pode estar alta ou pode estar baixa. Como é que a gente sabe a pressão? Medindo aqui no…

ALUNOS: Braço.

Geraldo Alckmin: Então, a gente aperta a artéria, aperta e segura, na hora que passar o sangue. Posso tirar a sua pressão? Pode? Agora pega o estetoscópio para a gente ouvir o batimento… Agora aperta e aí vai subindo o aparelhinho. Está apertando? A pressão dela está onze por sete. Vocês acham que está boa ou não?

ALUNOS: Está.

Geraldo Alckmin: Então, a pressão arterial… A gente fala P.A., pressão arterial onze por sete. Ou seja, a máxima é onze. A mínima é…

ALUNOS: Sete.

Geraldo Alckmin: Pressão boa. Acho que ela está apaixonada, não é? Então, nós já aprendemos que o coração, ele é órgão principal, ele é o órgão que faz circular o sangue. Ele bate, o sangue circula pelas artérias, volta pelas veias. E aí ele torna circular de novo. A gente, para saber o coração põe esse aparelho aqui no peito e ouve os batimentos, as batidas do coração. Agora, pode também, se não tiver esse aparelho, pode ver o coração batendo aqui pegando a artéria, aqui lado do osso. Pega aqui na minha sentindo. Vamos ver você. Bom! Dá para sentir direitinho a artéria… A artéria, ela passa mais superficial e a veia passa mais profunda. Então é mais fácil a gente ver a artéria. Pega aqui do lado e a gente percebe a… Então, nós temos um sistema… É o sistema circulatório. O sistema circulatório. O que compõe esse sistema da circulação? O…

ALUNA: Coração.

Geraldo Alckmin: E, além do coração, as artérias e veias. Então esse sistema circulatório é formado pelo coração e pelos vasos, que são as chamadas artérias e veias. Agora, o que é que tem na merenda escolar, no lanche? O que nós temos? Nós também nos alimentamos, não é isso? É isso? Então você tem o outro… Você está com fome?

ALUNO: Não.

Geraldo Alckmin: Então, você tem o outro sistema, que é o sistema digestivo. Sistema digestivo. Quem sabe um órgão do sistema digestivo? O que é que tem aqui na barriga?

ALUNO: O estômago.

Geraldo Alckmin: Então o estômago é do sistema digestivo. Quando a gente come, qual o primeiro órgão do sistema digestivo?

ALUNA: Estômago.

Geraldo Alckmin: Não, quando a gente come. Qual o primeiro órgão? É a boca. Então, o sistema digestivo começa lá na boca. É importante. O que é melhor, comer correndo, comer depressa ou comer devagar?

ALUNOS: Devagar.

Geraldo Alckmin: Devagar. Por que é que é importante comer devagar?

ALUNOS: Para se alimentar bem?

Geraldo Alckmin: Isso para se alimentar bem. Quando você está mastigando, através dos dentes, está triturando os alimentos. E tem uma saliva, não tem na boca?

ALUNOS: Tem.

Geraldo Alckmin: E essa saliva, ela tem enzimas que fazem digestão. Então, têm duas ações na boca – mastiga, mastiga, mastiga bastante até engolir. Tritura com o dente e a saliva começa o processo digestivo. Aí, da boca, o alimento começa a?

ALUNOS: Descer.

Geraldo Alckmin: E vem para onde?

ALUNOS: Estômago.

Geraldo Alckmin: Para a barriga, para o estômago. Exatamente! Então ele vem para o estômago. Agora, o estômago está aqui, não está?

ALUNOS: Está.

Geraldo Alckmin: A boca está aqui, não está?

ALUNOS: Está.

Geraldo Alckmin: Tem um tubo no meio aqui para ligar um com o outro. Esse tubo é o? Esôfago. Então, entra na boca e o estômago tem o esôfago. Então, vamos lá, o alimento entrou na boca, passou pelo esôfago, desceu aqui para o estömago. E depois? O que tem na barriga? Intestino. Então vem o intestino. Bom, aí os alimentos, então, vão sendo digeridos para a gente ficar forte, não é isso? Para a gente ficar forte. Então, esse… Para a gente ficar forte. Então, o sistema digestivo: a boca, é importante; o esôfago; o estomago; o intestino. O dente é importante?

ALUNOS: É.

Geraldo Alckmin: Então, o que é que é importante para preservar os dentes?

ALUNOS: Escovar os dentes.

Geraldo Alckmin: Exatamente! É muito importante escovar os dentes. Vocês já tiveram aula de escovação de dente?

ALUNOS: Já.

Geraldo Alckmin: Foi bem? Então o sistema digestivo. Agora tem uma outra coisa, o sangue circula, o alimento a gente digere. E o ar? A gente respira. Não é isso?

ALUNOS: É.

Geraldo Alckmin: Enche o peito de…

ALUNOS: Ar.

Geraldo Alckmin: Se a gente parar a respiração, a gente não aguenta.

ALUNOS: De baixo d’água.

Geraldo Alckmin: De baixo d’água, não aguenta. Porque a pessoa precisa…

ALUNOS: Respirar.

Geraldo Alckmin: Aliás, os animais respiram e os vegetais também respiram. Os animais respiram e os vegetais também respiram. Então nós precisamos respirar. Opa, então existe um outro sistema, chamado de sistema respiratório. A gente respira por onde?

ALUNOS: Nariz.

Geraldo Alckmin: Encher o peito de…

ALUNOS: Ar.

Geraldo Alckmin: Então o sistema respiratório, ele… Aqui no peito, aqui no tórax, tem dois órgãos, como é que chamam?

ALUNOS: Pulmão.

Geraldo Alckmin: O coração está aqui no meio, e tem dois, um de cada lado. O pulmão direito e o pulmão…

ALUNOS: Esquerdo.

Geraldo Alckmin: Aqui estão os pulmões. O pulmão. Bom, mas eu respiro pelo nariz, lá em cima. Aí o ar sai aqui do nariz e vem para o…

ALUNOS: Pulmão.

Geraldo Alckmin: Agora, e entre o nariz e o pulmão, o que tem aqui? Então o ar entra pelo nariz… A gente deve respirar pelo nariz ou pela boca?

ALUNOS: Nariz.

Geraldo Alckmin: Deve respirar pelo nariz. Se a gente respira pela boca a gente fica doente, por quê? Isto. A gente sempre deve respirar pelo…

ALUNOS: Nariz.

Geraldo Alckmin: Porque quando respira pelo nariz, o ar que entra é aquecido, então ele chega no pulmão quentinho, quando respira pela boca vai ar frio, e não faz bem para a saúde. Então tem que respirar pelo…

ALUNOS: Nariz.

Geraldo Alckmin: Aí o ar entra, passa pela laringe, aqui vem a traqueia e aí vem para os…

ALUNOS: Pulmões.

Geraldo Alckmin: Tudo passa pelo pescoço. Então sai do nariz, passa aqui pela traqueia e aqui se divide, o brônquio direito e o brônquio esquerdo. Então nós temos os dois pulmões. Então o sistema respira…

ALUNOS: …tório.

Geraldo Alckmin: Respiratório. O sistema respiratório é o ar. Sem ar a gente não vive, não é isso?

ALUNOS: É.

Geraldo Alckmin: Precisa ter o ar. Quem garante esse ar bacana, esse ar bom?

ALUNOS: A natureza.

Geraldo Alckmin: Quem é que é o nosso amigo na natureza?

ALUNOS: Os animais… a árvore.

Geraldo Alckmin: As plantas, as árvores, os animais, exatamente. Então existe aqui um reino animal e o reino vegetal. Os animais e as plantas, as árvores, não é isso? Então, um ajuda o outro. Porque as plantas… Quando a gente respira, entra no pulmão o oxigênio, e quem fabrica esse oxigênio para gente são as plantinhas. Se não tivesse as plantinhas nós íamos ficar sem…

ALUNOS: Ar.

Geraldo Alckmin: Sem oxigênio. Então as plantas, as árvores, são muito importantes porque elas garantem esse ar que a gente…

ALUNOS: Respira.

Geraldo Alckmin: Como que é?

ALUNOS: [ininteligível].

Geraldo Alckmin: Exatamente. Senão a gente ficaria sem…

ALUNOS: Ar.

Geraldo Alckmin: Então, quem produz o oxigênio para a gente são as plantinhas, para o mundo animal. Quando a gente então enche o peito de ar, a gente está colocando oxigênio, e quando solta o ar, quando assopra? Sai gás… Carbônico. Gás carbônico. Então as plantinhas produzem o oxigênio, os animais consomem e devolvem o carbono. E a plantinha pega o carbono e produz oxigênio. Então um ajuda o outro, as plantinhas e os animais. Então nós já aprendemos, sistema circulatório, que é o coração que bate e os vasos que fazem o sangue circular. Então é muito importante educação física para gente mexer…

ALUNOS: O corpo.

Geraldo Alckmin: Não é isso? O sistema digestivo é o alimento. A gente come, o alimento passa pela boca, tem que comer bem devagarinho, tem que mastigar bastante, tem que cuidar bem dos dentes, tem que escovar bem os dentes, e faz a digestão. O sistema respiratório é o ar, a gente respira…

ALUNO: [ininteligível].

Geraldo Alckmin: Exatamente, não pode comer rápido, tem que comer devagar. E a respiração enche o peito de ar e devolve. Mas existe um outro sistema. Como é que a gente anda?

ALUNO: Com as pernas.

Geraldo Alckmin: Com as pernas. As pernas. Então existe um sistema chamado locomotor. O que é esse sistema locomotor? São os braços e as… pernas. Então esse sistema locomotor é aquilo que faz a gente…

ALUNO: Mover.

Geraldo Alckmin: Movimentar, exatamente, que faz a gente correr. Agora, como é que a gente corre? O que é que compõe esse sistema? O que a gente tem aqui dentro do braço? Duro, aqui… Osso. O osso. Então, compõe esse sistema os…

ALUNOS: Ossos.

Geraldo Alckmin: O osso é duro ou é mole?

ALUNOS: Duro.

Geraldo Alckmin: Então o osso é bem duro.

ALUNO: Se fosse mole ia ser [ininteligível].

Geraldo Alckmin: Se fosse mole a gente caía, não é? Então o osso é duro. Esse conjunto de ossos, como é que chama? Es… Esque…

ALUNO: Esqueleto.

Geraldo Alckmin: Esqueleto. Então esse conjunto de ossos forma o esqueleto. Não é isso? Tem osso no braço?

ALUNOS: Tem.

Geraldo Alckmin: Tem osso aqui na mão?

ALUNOS: Tem.

Geraldo Alckmin: Tem no dedo?

ALUNOS: Tem.

Geraldo Alckmin: Tem na perna?

ALUNO: Tem.

Geraldo Alckmin: Tem osso na cabeça?

ALUNOS: Tem.

Geraldo Alckmin: Então os ossos constituem o sistema locomotor. Bom, mas tem alguma coisa a mais do que osso, olha aqui, tem alguma coisa a mais aqui do que osso.

ALUNO: A pele.

ALUNO: Carne.

Geraldo Alckmin: A gente chama de músculos. Vocês já ouviram falar de muqui? O que é o muqui?

ALUNOS: Músculos.

Geraldo Alckmin: É o músculo aqui do braço. Então, músculo, ossos e músculos. Agora, a gente não vê o osso, não é isso? Porque, ele está coberto pela…

ALUNOS: Pele.

Geraldo Alckmin: Pele! Então a pele é muito importante, a pele é o maior órgão do corpo humano.

ALUNO: Porque é ela que cobre os ossos.

Geraldo Alckmin: Por que ela cobre todos?

ALUNOS: Os ossos.

Geraldo Alckmin: E por que a pele é importante? Porque ela protege, a pele é uma… Proteção.

ALUNO: Camada.

Geraldo Alckmin: Uma camada, exatamente! E em embaixo da pele estão os músculos, e os…

ALUNO: Os ossos.

Geraldo Alckmin: Ossos. Esses músculos e ossos é que é o sistema? Locomotor, para gente poder…

ALUNO: Se mover.

Geraldo Alckmin: Se movimentar, pode andar, pode caminhar. Mas existe ainda o último, um outro sistema, chamado sistema… Nervoso.

ALUNO: Quando está nervoso…

Geraldo Alckmin: O que vocês acham que é?

ALUNO: Meu irmão quando está nervoso, ele fica bravo.

Geraldo Alckmin: Olha aí, falou que o irmão dela, quando nervoso fica bravo. Então o sistema nervoso… O sistema nervoso, por exemplo: se a gente não tivesse sistema nervoso, não sentia? Dor. Se, eu beliscar aqui, vai?

ALUNOS: Doer.

Geraldo Alckmin: Doer, não é isso? Dói. Agora, o que compõem o sistema nervoso, o que está dentro da cabeça?

ALUNO: O cérebro.

Geraldo Alckmin: O cérebro, o cérebro! Então o sistema nervoso é formado pelo…

ALUNOS: Cérebro.

Geraldo Alckmin: Cérebro, o Cérebro está dentro da?

ALUNOS: Cabeça.

Geraldo Alckmin: Cabeça. Quando a pessoa fica nervosa é que o cérebro está?

ALUNO: Nervoso.

Geraldo Alckmin: Nervoso. Mas, veja que se eu bater aqui, no meu dedo, eu bater aqui, eu sinto, porque essa informação, ela chega no…

ALUNO: Cérebro.

Geraldo Alckmin: Cérebro. Como é que as informações do pé, da mão chegam no cérebro, através dos? Nervos, nervos. Então, o sistema nervoso é cérebro e os?

ALUNO: Nervos.

Geraldo Alckmin: Nervos. Ok? O que é bom pra não ficar nervoso? Fazer…

ALUNOS: Exercício.

Geraldo Alckmin: Exercício. E a gente fazendo exercício a gente fica…

ALUNOS: Mais calmo.

Geraldo Alckmin: Mais calmo, respira fundo. É isso aí. Quando está nervoso, respira fundo. Não é isso? Então, vamos lá. O sistema circulatório, o que faz parte dele? Coração. É o da circulação. Coração, e aquele vaso que sai do coração chama de… Artéria. E o que volta chama de…

ALUNOS: Veia.

Geraldo Alckmin: Veia. E esse conjunto de coração, artéria, veia, é o sistema? Circulatório. O que, que tem dentro da artéria?

ALUNOS: Sangue.

Geraldo Alckmin: Sangue. O sangue, que cor ele é?

ALUNOS: Vermelho.

Geraldo Alckmin: Vermelho. Agora, dentro do sangue, tem célula branca, aquela de defesa; o soldadinho; a proteção. A célula vermelha, o caminhãozinho e a plaqueta, para parar de sangrar. Depois tem o sistema digestivo. Qual o primeiro órgão do sistema digestivo?

ALUNOS: A boca.

Geraldo Alckmin: É importante mastigar?

ALUNOS: Devagar.

Geraldo Alckmin: Devagar. Comer devagar, não engolir. Tomar água devagar. Não pode pegar aquele copão… Não. Golinho em golinho. Tomar água devagar. Tomar água é importante?

ALUNOS: É.

Geraldo Alckmin: Muito importante. A maior parte do corpo humano é água. Nós somos formados de…

ALUNOS: Água.

Geraldo Alckmin: Água. Muita parte, 70% do corpo humano é água. Aí o alimento sai da boca, passa pelo esôfago e vem para o…

ALUNOS: Estômago.

Geraldo Alckmin: Estômago. E depois os… O intestino. E a gente aproveita o alimento. Depois a gente respira, é o arzinho. Sistema respiratório. O primeiro órgão é o…

ALUNOS: Nariz.

Geraldo Alckmin: Nariz. Pois o ar vem para o pulmão, para os dois pulmões. E aí a gente devolve esse ar.

ALUNOS: Só um irmão meu que come rápido.

Geraldo Alckmin: Só um irmão seu que come rápido. Como é que é o nome dele?

ALUNOS:
Lucas.

Geraldo Alckmin: Lucas? Então, você fala pro Lucas, você coloca: “Hoje o doutor Geraldo foi lá dar aula, e ele falou para você comer mais devagar”.

ALUNOS: Ele come mais rápido do que todo mundo.

Geraldo Alckmin: Então, você fala para ele comer mais devagar.

ALUNOS: [ininteligível].

Geraldo Alckmin: Mas você vai puxar a orelha dele. Sistema circulatório, digestivo e respiratório. Depois tem o sistema locomotor, que é para gente andar, correr, o formato dos ossos e dos músculos, não é isso? Dos ossos e dos músculos. E o que cobre tudo isso é a pele. A pele. E, finalmente, o sistema nervoso. É o cérebro, que está dentro do crânio e os nervos. Quais são os dois órgãos mais importantes? O coração e o cérebro. Como eles são muito importantes, eles estão protegidos. Então o cérebro está dentro de um “caixote”, de osso, chamado de crânio. Cabeça, crânio. Por exemplo, se a gente vai e bate a cabeça, não é isso? Bateu a cabeça na parede, o cérebro está protegido. Porque é tudo osso para proteger o cérebro.

ALUNA: [ininteligível] desse lado.

Geraldo Alckmin: Bateu a cabeça?

ALUNA: Aí eu estava andando, tinha sabão no chão, aí eu não vi, aí eu escorreguei e levei um tombo e bati a cabeça bem forte.

Geraldo Alckmin: Olha aí, a Eleny, ela escorregou, tinha sabão no chão…

ALUNA: Escorreguei e bati a cabeça na parede e no chão.

Geraldo Alckmin: E bateu a cabeça no chão, mas ela está bem, porque o cérebro está protegido por osso. Esse osso que protege o cérebro é o crânio. E o coração? O coração também está protegido por osso. Ele não está… Se bater aqui no peito, tem uma proteção. Essa proteção é o osso externo e as costelas. Então os órgãos importantes estão bem protegidos. E os dois mais importantes são o coração e o…

ALUNOS: Cérebro.

Geraldo Alckmin: Então, para encerrar, vamos fazer um teste aqui, ver se vocês vão entrar na faculdade ou não. Vamos ver aqui. Então, vamos lá. Circulação. Aparelho circulatório. Teste A, B, C. Qual é o órgão da circulação, do aparelho circulatório? Boca? Cérebro? Coração? A, B ou C?

ALUNOS: C.

Geraldo Alckmin: Então, o órgão da circulação, do aparelho circulatório é o…

ALUNOS: Coração.

Geraldo Alckmin: Fica aqui no peito, bate 70 vezes por minuto, eu escuto o coração com esse aparelhinho aqui para saber se ele está batendo certo ou errado, e ele faz o sangue…

ALUNOS: Circular.

Geraldo Alckmin: Esse é o coração. E eu sei a pressão que o coração está pondo no sangue através desse outro aparelhinho, é esse aqui, que eu meço a pressão. Então, tudo isso é o sistema circulatório. Então vocês acertaram. Coração. Teste dois. Digestão. Sistema digestivo. Qual o órgão do sistema digestivo, da digestão? a) artéria; b) estômago; c) pulmão. Qual o órgão da digestão?

ALUNOS: Letra B.

Geraldo Alckmin: Do sistema digestivo. Letra…

ALUNOS: B.

Geraldo Alckmin: Passaram no exame. É o…

ALUNO: Estômago.

Geraldo Alckmin: A artéria é o que conduz o sangue, é do sistema circulatório. O pulmão é o do arzinho, é do sistema respiratório. Da digestão é a boca, o esôfago, o estômago e o intestino. Então o órgão da digestão é o estômago. Três. Sistema nervoso. Esse é difícil, hein? Qual o órgão do sistema nervoso? Pulmão? Veia? Cérebro?

ALUNOS: Cérebro.

Geraldo Alckmin: Então letra…

ALUNOS: C.

Geraldo Alckmin: Onde é que fica o cérebro?

ALUNOS: Na cabeça.

Geraldo Alckmin: Ele é importante ou não é importante?

ALUNOS: É.

Geraldo Alckmin: Muito importante. Então ele precisa estar protegido. Ele está protegido por uma caixa de ossos. Essa caixa de ossos é a…

ALUNO: Cabeça.

Geraldo Alckmin: Cabeça. E esse osso se chama…

ALUNO: Crânio.

Geraldo Alckmin: E dentro do crânio está o cérebro. E a gente deve acalmar o cérebro, não é isso? Então, respira fundo quando está nervoso, para não brigar, para você ser carinhoso. Respira fundo, dormir bastante, dar aquela cochilada, para estar bem calmo, não é isso? Para estar calmo. A última: tem outro sistema chamado de sistema locomotor. Faz parte do sistema locomotor: a) intestino; b) veia; c) ossos. Sistema locomotor é para a gente se mover. Qual é o órgão do sistema locomotor?

ALUNOS: C.

Geraldo Alckmin: Quando a gente cai tem o risco de quebrar o…

ALUNOS: Osso.

Geraldo Alckmin: Fulano quebrou o braço, não é isso?

ALUNO: Meu irmão quebrou.

Geraldo Alckmin: Você quebrou? Você ou seu irmão?

ALUNO: Meu irmão que quebrou.

Geraldo Alckmin: Seu irmão quebrou. Quebrou o braço?

ALUNO: Não.

Geraldo Alckmin: Quebrou o dedo? Ah, o seu irmão quebrou o seu dedão? Quebrou o osso do dedo. E ela lá… Alguém quebrou osso?

ALUNOS: Minha mãe já caiu da escada.

Geraldo Alckmin: Sua mãe caiu da escada. Seu avô caiu também. Então, precisa ter cuidado, não é isso? Para não quebrar o osso, porque se quebrar o osso…

ALUNO: [ininteligível].

Geraldo Alckmin: Aí, a Eveli disse que o tio dela estava andando de moto, moto é perigoso, não é? Precisa tomar cuidado com a moto, e aí caiu da moto. Aí quebrou a perna. Quebrou o osso da perna. Teve que por um ferro. O osso, vamos supor, o osso está aqui. Você tem aqui um osso. O que acontece se a pessoa cai? Ela fratura o?

ALUNOS: O osso.

Geraldo Alckmin: E aí? Como é que faz? Partiu em dois. E agora?

ALUNO: Tem que ir no médico.

Geraldo Alckmin: Vai ao médico, mas o que tem que fazer? Tem que engessar. O que faz então? Você imobiliza. Se ele estiver no lugar, um osso estiver olhando para o outro… Se estiver fora do lugar tem que operar e por no lugar, mas se ele estiver no lugar certinho, você imobiliza, dá uma engessada, põe um gesso. E ele forma um calo ósseo, ele torna a fechar, porque as células se multiplicam. Como é que a gente cresce? A gente, quando nasce é pequenininho, vai crescendo, não é isso? Porque as células se multiplicam. Então a células se multiplicam e refazem o…

ALUNOS: Osso.

Geraldo Alckmin: Osso, não é isso? Então, a gente precisa cuidar da saúde. Respirar para encher o peito de ar, comer devagarzinho, não ficar muito tempo sem comer, não é isso? Comer de três em três horas e mexer o corpo. E ficar calma. Não pode brigar, não é isso?

ALUNO: Ele bate nos pequenininhos….

Geraldo Alckmin: Ele bate nos pequenininhos? Não pode bater nos pequeninhos.

ALUNO: [ininteligível] falar para a minha mãe.

Geraldo Alckmin: Então, vamos lá. Quem quiser ouvir o coração do outro aí…

ALUNOS: Eu quero! Eu quero! Eu!

Geraldo Alckmin: Você coloca aqui. Você está ouvindo? Bastante atenção que você vai ouvir.

Geraldo Alckmin: Eu fiquei muito contente de conhecer vocês, viu! Vocês estão craques aí, estão sabendo tudo, passaram no exame, hein! Ele fala que eu mandei um beijo para o [ininteligível].

Olha, agradecer muito a Professora Sônia, viu! Muito obrigado viu, Sônia? Fiquei muito contente de conhecer seus alunos. Eles são muito inteligentes. E as meninas são muito bonitas. Um abração, viu!

Bom estudos, bom ano!