Alckmin discursa no aniversário da Polícia Técnico-Científica

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Doutor Fernando Grella Vieira, procurador-geral de Justiça; doutor Antônio Ferreira Pinto, secretário de Estado da Segurança Pública; doutor Celso Perioli, superintendente […]

qua, 09/02/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Doutor Fernando Grella Vieira, procurador-geral de Justiça; doutor Antônio Ferreira Pinto, secretário de Estado da Segurança Pública; doutor Celso Perioli, superintendente da Polícia Técnico-Científica; Sueli Perioli; coronel Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; doutor Marcos Camelo Lima, delegado-geral de polícia; doutor Adilson Pereira, diretor do Instituto de Criminalística; doutor Roberto Souza Camargo, diretor do Instituto Médico Legal; prefeito de Mairiporã, Aiacyda; prefeito de Bebedouro, João Bianchini; ouvidor da polícia, Luiz Gonzaga Dantas; policiais; funcionários da Polícia Técnico-Científica; agraciadas e agraciados, familiares, amigas e amigos. Uma palavra breve.

Quero dizer da alegria, doutor Perioli, de estar nesta casa, que é a mais jovem e a mais antiga. A mais jovem porque a sua autonomia, a sua vinculação ao gabinete do secretário da Segurança comemora 13 anos, e a mais antiga das instituições da polícia, porque o então Gabinete Médico Legal é de 1838. Então é uma grande alegria estarmos juntos para comemorar avanços, para reconhecer o trabalho sério da Polícia Técnico-Científica de São Paulo. Ela é reconhecida hoje no país todo pelos seus princípios éticos, pelo seu profissionalismo, pelo avanço tecnológico no seu trabalho. Ainda há pouco inauguramos o novo data center, vimos lá os novos aparelhos da documentoscopia, as câmaras termográficas, toda a sala de coleta de voz, enfim, um trabalho extremamente bonito. Aliás, que tem uma sala aqui que homenageia o professor Flamínio Favero, estudei os livros do professor Flamínio Favero, ainda tive a alegria de rever aqui o doutor Rugero, que trabalhamos juntos no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.

A investigação, a Polícia Científica, ela exerce um fascínio para todos nós. Pequenos detalhes, seriedade no trabalho, acuidade, inteligência, perspicácia, tecnologia, estudo, ciência a serviço da justiça e a serviço da sociedade. Eu adoro filme policial, tem um filme muito bom, argentino, premiadíssimo, chamado O Segredo dos seus Olhos, vale a pena assistir. É um assassinato de uma moça e o filme todo se desenvolve ali em torno desse assassinato.

O fato é que São Paulo tem avançado. Há muito ainda por fazer, mas tem avançado, fruto desse grande trabalho que é feito. Hoje nós temos aqui na Superintendência os dois institutos, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal. Doutor Ferreira Pinto colocou muito bem, que nós demos um passo 13 anos atrás, e eu, como vice-governador do saudoso Mário Covas, acompanhei bem toda a discussão, argumentos para todos os lados. E o estadista, enxergando com mais profundidade as questões, a sua decisão por encaminhar o Projeto de Lei e termos a Superintendência da Polícia Técnico-Científica. E hoje, quando comemoramos os 13 anos, nós vemos o acerto da medida e os novos passos e avanços que estamos tendo.

Certamente teremos muito mais ainda pela frente em benefício da sociedade de São Paulo, a serviço do povo brasileiro e prestando relevante serviço ao trabalho policial ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. Fiquei muito feliz de receber essa homenagem. Feliz por estar junto com os demais agraciados. Feliz pela data, quando se comemora aqui os 13 anos desta jovem Superintendência. E feliz pelo patrono desta medalha, o nosso querido Mario Covas.

Então, um grande trabalho a todos. Contem conosco. Nós vamos priorizar, Ferreira Pinto, a segurança pública em todos os seus aspectos, recursos humanos, tecnológicos, logística, todo o esforço, para que a gente possa avançar ainda mais em benefício da população.

Parabéns a todos!