Leia a transcrição do programa Governador Responde

Programa Governador Responde Entrevistadora: Governador Geraldo Alckmin, nós vamos abrir espaço para o cidadão que envia pergunta pelo Portal do Governo. Josiane Aparecida Ferreira tem 23 anos, está desempregada e […]

seg, 07/02/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Programa Governador Responde

Entrevistadora: Governador Geraldo Alckmin, nós vamos abrir espaço para o cidadão que envia pergunta pelo Portal do Governo. Josiane Aparecida Ferreira tem 23 anos, está desempregada e sonha em fazer uma faculdade de enfermagem. Ela pergunta se o Estado tem algum programa que possa ajudá-la a realizar esse sonho.
 
Governador Geraldo Alckmin: Josiane, você pode ter acesso ao programa Bolsa Universidade, ou seja, o programa Escola da Família. Então você deve se inscrever até o dia 11 (de fevereiro) para o Escola da Família e será monitora nos finais de semana nas nossas escolas e poderá fazer sua faculdade de graça. Ou ainda, mais até na sua área de saúde, nos temos bolsas de estudos integrais para universidades interessadas no acolhimento de pacientes das unidades públicas de saúde, para humanização da assistência. A secretaria de Saúde arca com até 350 reais do valor da mensalidade e a instituição de ensino completa o restante. Para poder se inscrever é preciso estar matriculado em instituição de ensino superior, ter disponibilidade de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde e participar deste trabalho junto aos nossos hospitais. Então, Projeto Jovens Acolhedores. Esses jovens acolhedores são universitários, que vão fazer a faculdade de graça, como você Josiane, que quer fazer a faculdade de Enfermagem e vai poder fazer a faculdade de graça e sendo nosso monitor nos nossos hospitais no Programa de Humanização no nosso programa de atendimento à saúde. As inscrições, o cronograma e o regulamento podem ser acessadas no site www.jovensacolhedores.saude.sp.gov.br ou por e-mail jovensacolhedores@saude.sp.gov.br. Você pode também, em qualquer unidade de saúde do Estado, ou hospital, procurar informação, Josiane.

Entrevistadora: Governador, já a Rafaela Martarelo pergunta se existe no Governo do Estado um processo seletivo para estagiários.

Governador Geraldo Alckmin: Rafaela, existe sim. O Programa de Estágio do Governo de São Paulo tem um processo de seleção centralizado. Há uma grande divulgação para preencher vagas de estágio em órgãos públicos estaduais. E qual nosso objetivo? Promover total transparência e democratizar o acesso às vagas disponíveis no Governo de São Paulo. Ajudar a inserir o jovem no mercado de trabalho. A Fundap, Rafaela, que é nossa Fundação de Desenvolvimento Administrativo, é responsável por aplicar a prova que seleciona os estagiários para os órgãos públicos. Os estagiários são remunerados e há vagas para nível médio, técnico e nível superior. O ano passado foram oferecidas 7.763 oportunidades de estágios em órgãos e entidades da administração pública estadual. Você pode ter mais informações no www.fundap.sp.gov.br

Entrevistadora: Obrigada, governador! E você também pode enviar perguntas pelo www.saopaulo.sp.gov.br