Alckmin discursa em homenagem aos PMS que auxiliaram trabalhos de resgate no RJ

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e a todos; estimado secretário de Segurança Pública, doutor Antonio Ferreira Pinto; coronel Admir Gervásio Moreira, secretário chefe da Casa Militar; coronel Álvaro […]

dom, 30/01/2011 - 13h05 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e a todos; estimado secretário de Segurança Pública, doutor Antonio Ferreira Pinto; coronel Admir Gervásio Moreira, secretário chefe da Casa Militar; coronel Álvaro Camilo, comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; tenente-coronel Marco Antônio Severo Silva, comandante do Grupo de Rádio-Patrulhamento Aéreo; coronel Renato Cabral Catita, comandante do CPI 3; doutor Celso Perioli, superintendente da Polícia Cientifica; homenageados, familiares, policiais militares e, permitam aqui, também acrescentar os profissionais da Polícia Cientifica, que chegaram esta noite do Rio de Janeiro: os médicos legistas doutor Gurgel Bernardes Felice, doutor Arnaldo Teixeira; odontolegistas, doutor Flávio Veras Lino de Oliveira, já fizeram mais de 300 necropsias no estado do Rio de Janeiro.

Não faltam bons motivos para que os policiais militares do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea sejam homenageados. Assim como a equipe médica civil da Secretaria de Estado da Saúde, que sempre acompanha nas missões de resgate da Polícia Militar de São Paulo. Remoção aeromédica, transporte de órgãos, policiamento ambiental, Defesa Civil, combate a incêndios, policiamento de choque, policiamento de trânsito; já serviram de motivos suficientes para justificá-la, pois esse grupamento e essa equipe médica não falham, estão sempre presentes, na hora e no local certo, cobrindo todas as regiões do nosso estado.

Assim, melhor seria que a homenagem de hoje não precisasse ser feita, porque na sua origem estão fatos que trouxeram, e ainda trazem, muito sofrimento a toda população brasileira. Porem é inescusável, é imperativo prestá-la. Até para tornar pública e exemplar a atuação das senhoras e dos senhores na Operação Redentor.

Igual homenagem é devido ao soldado PM, Ricardo Alexandre Cazarotte, adestrador do 43º batalhão da Polícia Militar de Sertãozinho, e também à cadela Iza, que demonstrou, mais uma vez, que os cães são mesmo bons amigos do homem.

Os senhores mostram que solidariedade não tem fronteiras e que mesmo onde há privação, sofrimento, dor, pode estar presente a fraternidade, associando em suas ações a sensibilidade no trato dos dramas vividos pelos fluminenses. Com o controle das próprias emoções, vocês criaram condições para o sucesso das tarefas executadas e tiveram um aproveitamento de 100%. Nós não duvidávamos que o desempenho fosse assim. Tantas foram as vezes anteriores que demonstraram sua eficiência, daí lhes confiarmos a missão e os senhores não nos decepcionaram. Por isso, são motivo de orgulho para o Estado de São Paulo, são motivo de orgulho para todos os brasileiros.

Penso ainda que a forma mais adequada de homenagear os senhores e de honrar também aqueles que perderam suas casas, perderam seus bens e perderam até suas vidas, é a de mais uma vez ignorando fronteiras, ou antes, unindo fronteiras, e unirmos o empenhos de todos os brasileiros, das pessoas mais simples, as mais altas autoridades na prevenção de tragédias semelhantes.

Parabéns a cada um dos senhores e das senhoras pelas ações que praticaram. Parabéns à Polícia Militar de nosso Estado, à Secretaria da Segurança Pública, à Secretaria da Saúde de São Paulo por possuírem quadros de tanta qualidade. Parabéns!