Alckmin recebe o ministro da Saúde

Encontro com Alexandre Padilha aconteceu durante almoço na Faculdade de Medicina da USP

sex, 28/01/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 16h)

O governador Geraldo Alckmin recebeu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira, 28. O encontro foi realizado durante um almoço na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), na capital, e reuniu professores da instituição e dirigentes de associações médicas.

Alckmin apresentou questões ligadas ao financiamento público para o ministro da Saúde. “Temos dois grandes desafios: o problema do financiamento e o remédio”, disse o governador, citando uma proposta para a revisão do teto do repasse federal referente às despesas com o SUS (Sistema Único de Saúde) e a ampliação de repasses para o custeio de medicamentos populares.

“São Paulo está com 600 milhões de reais a menos no teto do SUS. Temos muitos serviços fora do teto, como AMEs, hospitais, diálises e internações, por exemplo. Então precisa erguer o teto de São Paulo. E por que? Porque nós atendemos muitos pacientes que não são do estado, são de outros estados”, argumentou o governador. Quanto aos medicamentos, Alckmin disse que o governo federal deveria elevar os repasses em pelo menos R$ 200 milhões.

O encontro marcou o interesse paulista na ampliação de parcerias com o governo federal. Alckmin citou três áreas onde os trabalhos podem ser expandidos: os casos de alta complexidade, a cardiologia e o tratamento de dependentes químicos. “Uma prioridade de ambos é a saúde mental, ou seja, um grande programa para dependentes químicos. Vamos ser parceiros do governo federal nisso”, sublinhou Alckmin. O governador disse que o Estado, por meio da Secretaria da Saúde, já está estudando locais para sediar o novo espaço voltado ao tratamento de dependentes.

Do Portal do Governo de São Paulo