Alckmin discursa durante entrega de moradias da CDHU em Cubatão

Geraldo Alckmin: Nossa prefeita de Cubatão, a Márcia Rosa; o vice-prefeito, Arlindo (Fagundes Filho); o deputado federal Sílvio Torres, secretário da Habitação e presidente da CDHU; o deputado federal Márcio […]

sáb, 22/01/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Nossa prefeita de Cubatão, a Márcia Rosa; o vice-prefeito, Arlindo (Fagundes Filho); o deputado federal Sílvio Torres, secretário da Habitação e presidente da CDHU; o deputado federal Márcio França, secretário de Turismo; e cumprimentá-lo também pelo aniversário hoje de São Vicente, dia 22 de janeiro. Quantos anos? Quase… 479 anos. É o primeiro… Mais importante hoje é Cubatão, né, Márcio? Mas é o primeiro município brasileiro, a célula mater do país, a Vila de São Vicente. Deputado estadual Bruno Covas, secretário de Estado do Meio Ambiente; deputado Paulo Alexandre Barbosa, secretário do Estado de Desenvolvimento Social; coronel Admir Gervásio (Moreira). Cadê o coronel? Coronel, passa pra frente aqui. Coronel Gervásio é o secretário-chefe da Casa Militar, e comanda a Defesa Civil. Deputado Estadual eleito, (Dimas) Ramalho. Passa para frente aqui, Ramalho. O Ramalho é um grande líder dos trabalhadores da construção civil e se elegeu deputado estadual. A região não é fraca não, tem até o Papa, não é? O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa. Queria abraçar aqui o Edmur Mesquita, Raul Cristiano, o Iberê Silva, diretor da Agem; coronel Milton Nomura. Cadê o coronel? Que comanda aqui o policiamento ambiental, coronel Eclair. Passa aqui pra frente, coronel. Ele que comanda aqui o… o coordenador do Projeto Serra do Mar. Saudar as lideranças comunitárias, os agentes comunitários aqui presentes, saudar as lideranças aqui do bairro, o Jotinha e os líderes aqui do bairro. O Ademário da Silva Oliveira, que é presidente do meu partido, cumprimentando todos os partidos aqui presentes. Saudar os nossos vereadores, secretários municipais, e de maneira muito especial os próprios moradores aqui do conjunto que vai ser entregue.

Três palavras aqui para vocês: primeiro à prefeita: conte conosco. Vamos trabalhar juntos aqui em benefício da nossa coletividade, de manga arregaçada. Depois vem a palavra aqui da importância desse evento, nós estamos entregando… o projeto começou lá no governo do (José) Serra, projeto importante, recursos do Estado, recursos do BID. Estamos entregando hoje 32 apartamentos. Apartamentos modernos, amplos, bem feitos, inclusive, alguns com possibilidade de comércio, que as pessoas desenvolviam na sua moradia anterior, o comércio local, possibilidade também de desenvolver comércio. E esses 32 serão apenas o início de 600 unidades que nós vamos entregar aqui, no Bolsão Sete. Nós teremos ainda, agora no mês de março, mais 238 (moradias). Daqui 60 dias, se Deus quiser, nós estamos de volta aqui. Depois, em abril, mais 59 (moradias) e até o final do ano quase duas mil famílias estarão atendidas nesse programa do governo do Estado e da CDHU.
A gente fica feliz de poder realizar esse sonho das famílias, que é o sonho da casa própria, e uma casa novinha, né? Que é uma coisa gostosa, né? Uma casa bem feita e num local seguro. Que a gente sabe que nessa época de verão chove mesmo, essa estação chuvosa. E chuva, água, não pode ser tragédia. Água é vida, água é fertilidade, né? O corpo humano… Por que é que a gente fica suando nessa época do calor? Porque 70% do corpo humano é água! Um bebê, 80% do neném é água, depois que a gente fica mais velho fica mais enxuto, né? Mas 70% é água, então água é vida! E aí vem a segunda importância, que é a gente não ter famílias em áreas de risco. Eu perguntei aqui à Márcia Rosa, teve algum óbito em Cubatão? Nenhum, nenhum. É isso que a gente quer. Que a gente atravesse a época de verão sem ter nenhuma tragédia.

E aí, o terceiro exemplo de São Paulo, que é a recuperação da Mata Atlântica. A Mata Atlântica é essa da Serra do Mar, e o que restou de Mata Atlântica no Brasil, desde o Chuí até o Oiapoque, toda a costa do Oceano Atlântico, o que restou está aqui em São Paulo. Nós preservamos a Mata Atlântica. E preservar a Serra do Mar, os nossos parques. Esse é um grande projeto que tem o objetivo da moradia, moradia segura, habitação para a família que precisa e de outro lado a preservação do Parque da Serra do Mar. E não é só prédio, mas é o conceito de bairro, de cidade. Então, quatro escolas novas, fora as escolas que vão ser reformadas, as unidades básicas de saúde, a segurança pública com a presença dos equipamentos da polícia. As escolas técnicas, nós vamos ter uma ETEC aqui do lado para dar oportunidade para o jovem ter emprego aqui na região. Enfim, mas eu vou encerrar porque eu tenho um amigo, que não é nenhum dos deputados aqui, viu, mas que gosta tanto de fazer discurso e quando ele entra no avião e a aeromoça dá aquelas instruções de segurança de voo, ele pede a palavra para agradecer.

Pessoal, sejam muito felizes na casa nova e esse é só o começo de uma grande e bela caminhada.

Parabéns a Cubatão!