Alckmin discursa em evento eucarístico em comemoração aos 457 anos de São Paulo

Geraldo Alckmin: Cardeal dom Odilo Scherer, cardeal metropolitano de São Paulo, cardeal dom Raimundo Damasceno, os senhores bispos, os senhores padres, o senhor prefeito da capital, Gilberto Kassab, vice-prefeita, Alda […]

ter, 25/01/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Cardeal dom Odilo Scherer, cardeal metropolitano de São Paulo, cardeal dom Raimundo Damasceno, os senhores bispos, os senhores padres, o senhor prefeito da capital, Gilberto Kassab, vice-prefeita, Alda Marco Antonio, dona Marisa Gomes da Silva, esposa do nosso sempre queridíssimo vice-presidente. Eu queria cumprimentar também o seu filho, Josué, seu neto, Renato, autoridades aqui presentes, amigas e amigos.

É uma grande alegria, nesse dia de aniversário de São Paulo, poder dizer que fico feliz com o dia da cidade de São Paulo, fundada por um santo, José de Anchieta. Tem o nome de um dos maiores apóstolos do cristianismo, São Paulo. Tem como padroeira, Santa Ana, a mãe de Maria. Aliás, a imagem de Santa Ana tem sempre uma filha, e ela lendo um livro para a filha, e não poderia ser diferente numa cidade que há 457 anos foi fundada em torno de uma escola.

De Anchieta, nós herdamos a vocação para a educação, educador que foi, e São Paulo se tornou o maior centro produtor de conhecimento da América Latina. E Anchieta ainda veio para o novo mundo catequizar, evangelizar, e aqui encontrou novas culturas, fez a paz de Peruíbe, pregou a tolerância. Nós herdamos esse sentimento, de uma cidade que não tem preconceito, discriminação, que não é intolerante, cuja sua maior riqueza e cuja sua maior grandeza é a miscigenação de povos, de todo o mundo, que vieram aqui construir esta grande metrópole.

E São Paulo, o ímpeto paulista de superar sofrimento, de superar desafios, de enfrentar adversidades. Por isso herdamos também de São Paulo os princípios e os valores como o da justiça, o valor da fraternidade, da solidariedade, os valores permanentes que inspiram a nossa cidade.

Por isso hoje, quase duas vezes, ou quase duas vezes milenar, e ensinamento cristão, eu tenho certeza de que ele é lembrado e cumprido nesse 25 de janeiro, e em todos os dias da nossa cidade.

Parabéns, São Paulo!