Alckmin discursa na entrega do Poupatempo Botucatu

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de Botucatu, prefeito anfitrião, João Cury; Raquel, presidente do Clube Social de Solidariedade; trago um abraço […]

sex, 21/01/2011 - 19h46 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de Botucatu, prefeito anfitrião, João Cury; Raquel, presidente do Clube Social de Solidariedade; trago um abraço para a Maria Lúcia; senador eleito, que tomará posse agora dia primeiro, Aloysio Nunes Ferreira Filho; professor Julio Durigan, reitor da UNESP; vice-prefeito de Botucatu, doutor Caldas Junior; vereador André Rogério Barbosa, presidente da Câmara, pessoa em quem eu cumprimento todos os vereadores aqui de Botucatu e da região; deputado federal Milton Monte; deputado Estadual, Doutor Milton Flávio; secretário da Casa Civil, deputado Sidney Beraldo; secretário da Habitação e presidente da CDHU, deputado federal Silvio Torres; secretário de Estado da Saúde, professor Giovanni Cerri; a prefeita de Lençóis, a prefeita Bel; prefeitos de Bauru, o Rodrigo Agostinho; prefeito de Iperó, Marco Antônio; Cesário Lange, o Ramiro; Porangaba, o Luiz Carlos; Bariri, o Benedito Mazzoti; Iacanga, o Ismael Boiani; Anhembi, o Ruy; de Tatuí o deputado Luiz Gonzaga Vieira; Pardinho, o Zé Francisco; Dois Córregos, Luiz Antônio; Itatiba é o Ailton Faria; Borebi, o Antônio Carlos, o “Vaca”; Itaí, Luiz Antônio Pascoal; São Manoel, estava conosco o Baroni, aliás, está aqui conosco, percorreu hoje conosco a manhã toda; prefeito de Areiópolis, o José Pio de Oliveira; diretor da Faculdade de Medicina aqui de Botucatu, o professor Sergio Muller; superintendente dos novos projetos Poupatempo, Ilídio Machado; José Romão, líder do consórcio do Poupatempo Botucatu; Jamil Cury Junior, que preside o PSDB, na pessoa de quem eu quero cumprimentar todos os partidos aqui presentes; servidores aqui do nosso Poupatempo; secretários; amigas e amigos.

Uma palavra breve.

Quero dizer da alegria João Cury e Raquel de estarmos aqui na bela cidade de Botucatu, em um dia de trabalho. Começou cedo. Nós já percorremos as obras do futuro hospital, um hospital de 80 leitos, hospital secundário cirúrgico, obstétrico, clínico. Vai ter ali cirurgia inclusive com internação mais rápida para a gente poder atender mais ainda a população da região, se precisar de um modesto anestesista me chame aí para ajudar. E esse hospital SUS (vai) atender de graça e com qualidade a região, dentro dessa visão regional.

Ali ao lado do hospital novo e do hospital Cantídio, nós vamos ter um outro serviço, que é um centro para atender dependentes químicos. Quem não sabe hoje, de alguém de uma família que tem o problema ou de dependência química ou de alcoolismo. E há um preconceito em relação à saúde mental. Mas dependência química é doença, como é a apendicite, como é pneumonia, então precisa ser tratado. E não é um tratamento fácil, as vezes ele é mais longo, é mais difícil, mas perfeitamente de gente recuperada, dar a mão para os jovens, recuperar a nossa juventude, dar apoio às famílias. Então nós vamos ter aqui um centro regional de 75 leitos, com laborterapia, para atender dependentes químicos, seja de álcool, seja de drogas. E ainda, está aqui o professor Giovanni Cerri, cadê o Giovanni? Está aqui atrás, vem aqui Giovane, deixa o pessoal te conhecer aqui. Senhor Giovanni Cerri é diretor da Faculdade de Medicina da USP e aqui nós vamos fazer uma parceria com João Cury para o pronto socorro, aqui da cidade, para terminar o pronto socorro, equipar o pronto socorro e ajudar no custeio que é o mais difícil, porque a medicina vai ficando, a saúde de maneira geral, vai ficando mais cara.

Hoje também, nós temos aqui o prédio do Fórum que já está, deve ficar pronto nos próximos meses, o novo Fórum de Botucatu e o prédio antigo, que é um prédio do Ramos de Azevedo, nós vamos doar para a Prefeitura de Botucatu e a Prefeitura vai… Isso daqui é uma boa parceria não é? A Prefeitura vai reformar, aliás, restaurar, porque é um prédio histórico, e nós vamos ter aqui a primeira Pinacoteca do Estado fora da capital. Nós temos uma Pinacoteca que é um orgulho de São Paulo, uma das melhores Pinacotecas do mundo. Um acervo de grande valor cultural. E ela tem uma grande reserva técnica, ou seja, quadros que estão guardados e vão sendo substituídos. Então, nós vamos poder fazer uma Pinacoteca aqui no interior, no caso aqui em Botucatu, da qualidade da Pinacoteca de São Paulo, da Pinacoteca do Estado, no antigo prédio do Fórum.

Também vamos ter reforma aqui das Escolas Estaduais Armando Sales de Oliveira, Cardoso de Almeida, Euclides de Carvalho Campos, João Queiroz Marques, Lucio Antunes de Souza, Paulo Guimarães, Pedro Torres, Sophia Gabriel Oliveira. Escolas que vão ser aqui reformadas. Temos aqui, que acabou de iniciar, mais três vicinais que estão sendo recuperadas. Uma vicinal ligando até a Duratex, não é isso? A Duratex, as outras duas vai até Itatinga. A outra vicinal, essa tem 14,6 quilômetros, vai ser recuperada. A outra Raimundo Putti, 3 quilômetros, e a Gentil Lourenço, 6 quilômetros, que vai para o Rio Bonito. Então nós teremos aqui R$ 6,5 milhões investidos na recuperação das vicinais, chamados “Caminhos da Produção”. Atender a área rural, promover o turismo rural também, ecológico, aqui em toda a região.

Ainda na área da saúde, a autarquização do Hospital das Clínicas, porque é duro a Universidade, ela manter um hospital, que é um hospital regional, então ele passa para a Secretaria de Estado da Saúde, nós vamos poder investir mais no Hospital das Clínicas para poder atender aqui a região. Sempre atender os 12 municípios, como o caso aqui deste Poupatempo. Queria aqui destacar o trabalho do Beraldo, cadê o Beraldo? Que é responsável aqui por essa grande obra do Poupatempo. O Júlio Semeghini, o novo secretário é que vai tocar, então qualquer reclamação vocês já guardem um nome: Júlio Semeghini, mas são mais de 50 serviços, uma carteira de identidade que pode levar aí 20 dias, sai no mesmo dia, uma carteira de habilitação, que também levaria várias semanas, sai no mesmo dia. Então atender bem e rápido a nossa população.

Queria destacar o esforço feito pelos meus antecessores, o (José) Serra e o (Alberto) Goldman que fizeram um grande trabalho em benefício da população, o nosso senador, Aloysio Nunes, que foi o chefe da Casa Civil e dizer que nós vamos pisar no acelerador. Agradecer aos nossos deputados. O Milton Flávio, cadê o Milton? Vem aqui Milton, que fez um grande trabalho na Assembleia Legislativa, um ótimo deputado, ótimo amigo, ótimo médico e é sempre bom a gente estar de bem com os urologistas, não é? Você nunca sabe o futuro, não é? Agradecer ao Milton Monte, nosso deputado federal, faz também um trabalho muito bonito lá em Brasília, representando a nossa região, o Silvio Torres que está aqui, é o secretário da Habitação, nós aqui estamos dando continuidade a entrega das matrículas, hoje vão ser 26 matrículas em Conchas. Mas aqui em Botucatu, João, vão ser mais de 900 unidades que vão ser legalizadas. A matrícula é aquele último documento para a pessoa registrar o seu imóvel, é a Cidade Legal, é um último documento… olha, então é para a pessoa ficar tranquila quanto a propriedade do imóvel, vender, deixar para os filhos, enfim, ter segurança em relação a sua habitação. E visitamos também o Parque Tecnológico, porque eu que gosto de estudar essa questão de cidades, por que alguém muda para uma cidade ou muda de uma cidade? Noventa por cento das vezes é salário, é trabalho, é a pessoa poder se manter. Você vai para um lugar porque foi trabalhar lá, você sai de um lugar porque foi em busca de uma oportunidade, 90% das vezes. Então emprego… não há nada… São Paulo é terra de empreendedores, e terra da inovação, da vanguarda. É um Estado que tem tamanho de país, então nós visitamos hoje o Parque Tecnológico de Botucatu e da região, uma grande área, está sendo investido lá mais de cinco milhões para unir a universidade, o Ensino Superior, a pesquisa, a inovação, os laboratórios e as empresas – e para atrair empresas, empresas virem para cá, se instalarem aqui, na área de biotecnologia e outras áreas para poder desenvolver ainda mais a região.

Quero agradecer aqui ao João Cury e eu tenho dois autores que eu gosto muito: é o Ulysses Guimarães e o João Cury! E o João Cury sapecou, Aloysio, o João Cury sapecou uma muito boa hoje: a obra-prima do Estado é a felicidade das pessoas. É isso ai. Essa é a obra-prima do Estado. Meu pai brincava que tem gente que fala entre aspas porque gosta de citações, não é? E eu, uma vez, fui a Alagoinha, lá no Vale do Paraíba, eu era deputado, e aí fui lá em um comício, era uma campanha eleitoral de prefeito, eu, deputado estadual, e o nosso candidato na época do manda brasa, só tinha Arena e MDB, disse “Olha Doutor Geraldo, aqui está muito difícil, os nossos adversários são muito fortes e compram tudo: é emprego, material de construção. Faça um apelo cívico aqui”. Aí, eu no discurso citei o (Georges Benjamin) Clemenceau, grande estadista francês. E diz que Clemenceau dizia que o homem ou a mulher podia votar de três formas: com o estômago, com o coração ou com o cérebro. Com o estômago: quando votava por interesse pessoal, dinheiro, benefício pessoal. Com o coração: quando votava pelo compadrio, pela amizade. Com o cérebro: quando analisava os candidatos, a coerência, a plataforma de Governo, o programa. Então, dizia Clemenceau: “Quando eu morrer eu quero ser enterrado de pé para manter o coração acima do estômago e o cérebro acima do coração”. Essa era a história. Quatro anos depois, eu voltei de novo lá no comício, na mesma praça em frente a igreja, na mesma praça, a hora que eu vou falar um sujeito deu um berro lá debaixo: “Doutor! Doutor! Sapeca aquela do homem que foi enterrado de pé!”.

Parabéns Botucatu! Um grande abraço!