Acervo da Pinacoteca vai para o interior do Estado

Sede do antigo fórum foi escolhida para sediar a primeira Pinacoteca do interior

sex, 21/01/2011 - 18h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta sexta-feira, 21, a construção da primeira Pinacoteca estadual fora da capital. O projeto faz parte de uma iniciativa da Secretaria da Cultura, visando distribuir o acervo da unidade de São Paulo por pólos em diferentes regiões do Estado.

O objetivo, explicou Alckmin, é dar oportunidade para o público conhecer o acervo, por vezes guardado e restrito aos funcionários. “Nós temos uma Pinacoteca que é um orgulho de São Paulo, uma das melhores do mundo, com um acervo de grande valor cultural. Ela tem uma grande reserva técnica, ou seja, quadros que estão guardados e que vão sendo substituídos. Vamos poder fazer uma Pinacoteca no interior, no caso, aqui em Botucatu, da qualidade da Pinacoteca de São Paulo”, disse o governador.

O prédio escolhido para sediar a primeira Pinacoteca do interior paulista é a sede do antigo fórum de Botucatu. O edifício, uma obra do escritório de Ramos de Azevedo, é tombado como patrimônio histórico. Antes de receber os visitantes, a unidade passará por uma reforma para adaptações. O novo fórum de Botucatu, onde serão aplicados R$ 12,4 milhões, deverá ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano.

Saiba mais

Inaugurada em 1905, a Pinacoteca do Estado é o museu de artes plásticas mais antigo da cidade de São Paulo. Foi reinaugurado em 27 de fevereiro de 1997, após passar por sua maior reforma. Com a nova estrutura, transformou-se num dos melhores locais para grandes exposições nacionais e internacionais da capital paulista.

O espaço mantém um expressivo acervo da arte brasileira com cerca de oito mil obras, principalmente do século XIX, e sua coleção inclui ainda preciosidades do modernismo. No núcleo dedicado a São Paulo, por exemplo, podem ser vistos artistas como Benedito Calixto, Castagneto, João Batista da Costa, Pedro Weingartner, Francisco Rebolo e Arcângelo Ianelli, entre outros.

Do Portal do Governo de São Paulo