Alckmin discursa durante abertura da 38ª edição da Couromoda

Governador Geraldo Alckmin: Estimado ministro do Estado e Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, representando a presidenta Dilma Rousseff; Francisco Santos; doutora Valesca; governador do Estado do Rio Grande do […]

seg, 17/01/2011 - 18h02 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Estimado ministro do Estado e Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, representando a presidenta Dilma Rousseff; Francisco Santos; doutora Valesca; governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; deputado Renato Moulin, representante da Câmara dos Deputados; os senadores, Ana Amélia Lemos e Eduardo Suplicy; prefeito da nossa capital, Gilberto Kassab; deputados federais, Duarte Nogueira, Nelson Marchezan; estadual, Lucas Redecker; secretários de Estado; ministra Dorotéia Werneck; deputado Márcio França, secretário de Estado do Turismo; eu sei que também está conosco o secretário da Bahia; prefeitos aqui presentes; Paulo Skaf, eu quero dizer que conte conosco para fortalecermos ainda mais a indústria como propulsora do nosso desenvolvimento; Sônia Herz; Milton Cardoso; Marconi Matias dos Santos; lideranças empresariais; os trabalhadores; amigas e amigos.

A palavra também telegráfica, que a exemplo do ministro Fernando Pimentel, um telegrama com três palavras. A primeira palavra é para destacar a importância dessa feira. Não apenas pelo seu tamanho, a maior feira da América Latina, uma das maiores do mundo, e, agora, com uma novidade: junto com a feira São Paulo Prêt-à-Porter. Sapato e roupa têm tudo a ver, não é? E agora esta sinergia de estarem juntos aqui, nesta grande feira. Mas, principalmente, pelo que ela representa e é tudo o que o Brasil precisa, que é emprego, renda, agregação de valor, moda, design, avanço, criatividade. Então, destacar a importância… Eu acho que não tem nada mais importante, hoje, do que esse encontro de negócios, que vai representar quase 25% dos negócios do setor neste ano. Segunda palavra, dizer a ministro Fernando Pimentel que conte conosco, São Paulo é parceiro do desenvolvimento brasileiro. O Brasil é uma República Federativa e o que caracteriza a Federação é a cooperação entre os entes federados, porque as responsabilidades são compartilhadas.

Inclusive, conte conosco para enfrentarmos a questão da guerra fiscal dos importados, que nos preocupa muito, porque, na realidade, é retirar carga tributária para vir produto de fora e acabar com o emprego aqui dentro, que é contra o interesse em termos de desenvolvimento e de geração de empregos no país e a gente sofre por essas questões. Também dizer ao governador Tarso Genro que estamos juntos, no sentido de trabalharmos em favor da Federação Brasileira.

E finalmente uma palavra aqui em nível do nosso Estado. Na questão fiscal, nós reduzimos, quando eu fui governador, de 18% para 12% o ICMS na Indústria. Estabelecemos o crédito, a devolução do crédito do ICMS na questão das exportações. Estamos atentos na questão da competitividade, temos o financiamento do BID, junto com o SEBRAE, para competitividade do setor, inclusive com a instalação do Núcleo de Inteligência do Setor Coureiro Calçadista, informação, tecnologia, design, centros de excelência. A Agência de Desenvolvimento, que é a agência de fomento aqui do Estado para o crédito, nós temos muitas pequenas e médias empresas do setor que irrigam a nossa economia e a questão da tecnologia através do IPT, dos avanços tecnológicos e acho que temos um grande desafio, já me dizia o prefeito da Franca, o Sidney Franco da Rocha, o doutor Oswaldo de Jaú, e prefeito de Jaú, lá é um pólo de calçado, ministro, feminino. Diz que nunca tem crise lá em Jaú. Mas me dizia o Sidney Franco da Rocha, o grande desafio da qualidade. Nós avançarmos na questão da qualidade. Mas eu quero deixar um grande abraço, bons negócios a todos, e a pedido do Francisco Santos, eu declaro aberta a feira.

Muito obrigado.