Alckmin discursa na solenidade em memória do ex-governador Orestes Quércia

Governador Geraldo Alckmin: Cardeal Dom Odilo Scherer; padres co-celebrantes; vice-presidente da República, Michel Temer; presidente (da Assembléia Legislativa), Barros Munhoz; prefeito (de São Paulo), Gilberto Kassab; governador, José Serra; governador, […]

qua, 05/01/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Cardeal Dom Odilo Scherer; padres co-celebrantes; vice-presidente da República, Michel Temer; presidente (da Assembléia Legislativa), Barros Munhoz; prefeito (de São Paulo), Gilberto Kassab; governador, José Serra; governador, José Maria Marin; Paulo Maluf; ministro (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Wagner Rossi; senador Eduardo Suplicy; autoridades presentes; doutora Alaíde Quércia; Andréa; Cristiane; Rodrigo; Pedro; seus familiares; irmãs e irmãos.

Trazer o nosso sentimento para a doutora Alaíde e seus filhos, destacar aqui a importância que teve o nosso governador Orestes Quércia na redemocratização do nosso país. Eu me lembro em 1974, a sua eleição para o Senado, um fato político extremamente relevante que nós tivemos, uma vitória até não esperada, e o quanto aquilo começou a mudar para… E quanto contribuiu para a redemocratização brasileira.

Destacar Quércia como prefeito de uma das maiores cidades brasileiras, prefeito que foi de Campinas, e o seu compromisso com o municipalismo com o governo local, próximo do povo, próximo das pessoas. A sua participação junto com Franco Montoro, na primeira eleição direta para o Governo de São Paulo, quando Montoro e Quércia chegaram ao Palácio dos Bandeirantes, seu trabalho como governador do Estado, desenvolvimentista, que deu um grande pulso ao Estado de São Paulo, e de destacar especialmente a figura humana.

Eu me lembro agora neste ano, o lançamento da sua candidatura ao Senado, em Araraquara, e me chamava a atenção a presença sempre da doutora Alaíde, sua esposa, e de todos os filhos o acompanhando naquele início daquela jornada. Um homem que tinha um carinho enorme pela família, um enorme apreço pela família, pelos amigos, uma figura humana cativante. Fizemos o início de campanha juntos, um homem que tinha amor a vida, lutou com todas as forças pela vida e, de outro lado, uma enorme fé. Porque em nenhum momento nesses meses todos de sofrimento, ele entendeu o desígnios de Deus, e com enorme sofrimento, mas com enorme resignação, o recebeu. Portanto hoje, nesse momento, quando Orestes Quércia deixou a vida para entrar na história, na historia de São Paulo, na história do nosso país, as nossas orações, os nossos sentimentos a família, a nossa homenagem de São Paulo.