Geraldo Alckmin assume o Governo de São Paulo

Cerimônia de transmissão de cargo aconteceu no Palácio dos Bandeirantes

sáb, 01/01/2011 - 7h46 | Do Portal do Governo

Atualizado às 15h20

Geraldo Alckmin foi empossado como governador na manhã deste sábado, 1º de janeiro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A cerimônia de posse durou cerca de 1 hora e foi presidida pelo deputado Barros Munhoz, presidente da Casa.

Na Assembleia Legislativa, Alckmin prestou o compromisso constitucional, assinou o termo de posse, discursou, recebeu as honras militares e passou as tropas em revista. Logo depois, deixou a Casa e se dirigiu ao Palácio dos Bandeirantes para participar da cerimônia de transmissão de cargo no Auditório Ulysses Guimarães. O evento na sede do Governo contou com a presença de diversas autoridades, além de prefeitos dos municípios paulistas, e reuniu cerca de 2.500 pessoas.

“Assumo o governo em nome das pessoas deste Estado, e é para elas, em especial para as mais humildes, que vou trabalhar intensamente, devolvendo, em boas práticas de governo, a confiança que depositaram em mim”, disse o governador Geraldo Alckmin após ser empossado no cargo. Eleito no primeiro turno das eleições realizadas em 2010, o médico Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho se tornou o 23º governador do Estado de São Paulo. Ele teve 11.519.314 votos.

No Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin foi recebido por Alberto Goldman, que deixa o cargo. Em seu discurso, Goldman destacou as boas condições que o governador eleito receberá o Estado para o exercício do mandato. Já Alckmin declarou que se apresenta para o cargo “como mais um dos incansáveis trabalhadores paulistas” e que desde já acolherá e ouvirá a todos.

“Para além do desafio pessoal, há o legado, a continuidade e a inovação característicos desses dezesseis anos do projeto político que representa a forma e o estilo de governar do meu partido, o PSDB. Defender, aprimorar e inovar, para ampliar ainda mais o nosso legado em São Paulo, são os desafios que o povo paulista me confiou”, discursou Alckmin.

O pavilhão do Estado, bandeira hasteada toda vez que o governador está presente na sede do Governo Estadual, foi entregue a Geraldo Alckmin por Alberto Goldman. Em ato que também simboliza a transmissão do cargo de presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, a primeira-dama Lu Alckmin recebeu de Deuzeni Goldman um ramalhete de flores.

Na solenidade no Palácio dos Bandeirantes, além de Geraldo e Lu Alckmin, o vice-governador Guilherme Afif e sua esposa Silvia Domingos também tomaram seus lugares à mesa do auditório, que contou ainda com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Carlos Viana Santos.

Secretariado

A fim de aprimorar o trabalho desenvolvido pelo governo, Alckmin desmembrou duas pastas da atual gestão em quatro. Turismo foi separado de Esporte e Lazer, assim como Energia foi desvinculada de Saneamento e Recursos Hídricos. Alckmin também criou a pasta de Desenvolvimento Metropolitano. Três pastas foram extintas pelo novo governador: Relações Institucionais, Ensino Superior e Comunicação. Clique aqui e saiba quem são os secretários de Estado escolhidos pelo governador.

Assim que anunciou a composição de todo o secretariado que assume as atividades oficialmente neste sábado, Alckmin destacou que a formação do time foi pautada pela ética, competência e unidade. “Procuramos os melhores nomes que pudemos. Pessoas com enorme experiência de vida nas suas respectivas áreas. É um time preparado para não perdermos tempo”, disse. A primeira reunião de trabalho está marcada para às 8h30 da próxima segunda-feira, 3, no Palácio dos Bandeirantes. “Agora, ao trabalho”, concluiu o governador eleito Geraldo Alckmin.

Trajetória
Geraldo Alckmin nasceu em Pindamonhangaba. Foi eleito vereador em 1972, aos 19 anos, e quatro mais tarde venceu as eleições para a prefeitura de sua cidade natal. Foi eleito deputado estadual em 1982 e deputado federal em 1986. Participou da Assembleia Nacional Constituinte em 1988 e, dois anos depois, reeleito deputado federal. Em 1994, foi eleito vice-governador da gestão Mário Covas e, quatro anos depois, reeleito para o mesmo cargo. Com a morte de Covas, em 2001, assumiu a chefia do executivo estadual e se reelegeu governador em 2002.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso do governador na Assembleia Legislativa.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso do governador no Palácio dos Bandeirantes.

Do Portal do Governo de São Paulo