Estado inaugura Poupatempo Cidade Ademar

Com capacidade para mais de 120 mil atendimentos mensais, unidade atenderá moradores da extrema zona sul de SP e de Diadema

seg, 29/11/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h15)

A cidade de São Paulo passa a contar com uma nova unidade do Poupatempo. O 20º Posto do programa – localizado em Cidade Ademar, na zona sul – foi entregue pelo secretário de Gestão Pública Marcos Monteiro nesta segunda-feira, 29. Instalada em área de 2.310 m² cedida pela prefeitura de São Paulo, a unidade tem capacidade para realizar 5,6 mil atendimentos diários e mais de 123 mil mensais, e conta com uma equipe de 140 funcionários, distribuídos entre contratados e servidores públicos.

O Poupatempo Cidade Ademar atenderá a população no mesmo horário das demais unidades do Programa na capital: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, e vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.

O investimento total para a implantação e gestão da unidade, cujas obras foram iniciadas em junho deste ano, é de R$ 42,2 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo este período.

Novas ferramentas de modernização

O Poupatempo Cidade Ademar será o primeiro da capital a contar com o sistema de pagamento eletrônico para o licenciamento de veículos. Assim, diretamente na triagem do serviço será possível realizar o pagamento com cartão de débito, sem a necessidade de passar pelo posto bancário. O mesmo sistema estará disponível para o recebimento da taxa para a 2ª via de RG, o que vai otimizar o atendimento para estes serviços.

A nova unidade da capital paulista também contará com o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego.

Expansão do Programa Poupatempo

Com a inauguração do Poupatempo Cidade Ademar, o Programa passa a contar com 20 postos fixos. Nove deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté, Piracicaba, Caraguatatuba, Araraquara e Cidade Ademar) fazem parte de um grande Plano de Expansão do Governo de SP, que entregará novas unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba, Tatuí, Botucatu, Mogi das Cruzes e São Paulo (bairro da Lapa).

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. Com a entrega dos nove primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 130 mil atendimentos.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 266 milhões de serviços.

 

SERVIÇO:
Poupatempo Cidade Ademar
Endereço: Av. Cupecê, 5.497 – Cidade Ademar – São Paulo – SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br.

Da Secretaria de Gestão Pública