Oficina Cultural Oswald de Andrade promove exposição e bate-papo com Milo Manara

Maior autor de graphic novels eróticas do século 20 ganha exposição oficial com 100 obras

qua, 17/11/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, espaço cultural do Governo administrado em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura, e o Istituto Italiano di Cultura di San Paolo promovem a exposição Uma Vida Chamada Desejo, com 100 obras do mestre italiano Milo Manara, o mais famoso e cultuado artista de arte erótica em quadrinhos do século 20 e autor de álbuns como O Clic, Perfume do Invisível, Verão Índio e WWW – publicados no Brasil pela Editora Conrad. A abertura da exposição será realizada nesta quinta-feira, 18, às 20 horas, com a presença do artista, e permanecerá em cartaz até 12 de dezembro. Ainda no dia 18 de novembro, às 19 horas, Manara participará de um bate-papo no mesmo local – rua Três Rios, 363 – Bom Retiro.

Uma vida chamada Desejo celebra a atividade artística de Manara, que vai deixar seus fãs brasileiros extasiados. A mostra faz um percurso fascinante no mundo da liberdade do corpo e da mente e da aventura sem limite da imaginação através das histórias em quadrinhos. Na exposição, o público poderá conferir obras originais, ilustrações e pinturas a óleo que poucas vezes foram expostas com as belíssimas pinups que só o mestre sabe fazer.

Entre as obras em exposição, estão a página criada em parceria com o piloto campeão do mundo, Valentino Rossi; a saga dos Borgia, roteirizada por Alejandro Jodorowsky; e a obra Pandora, desenhada em parceria com Vincenzo Cerami e inédita no Brasil. Marara traz também esboços e estudos de ambientes e personagens que realizou para a produção hollywoodiana Barbarella, além de 20 peças do storyboard de “Il Viaggio di G. Mastorna”, criados para o roteiro original de Federico Fellini.

Milo Manara, quarto de uma família de seis irmãos, nasceu a 12 de setembro de 1945, em Luzon, pequena cidade italiana da província de Bolzano, próxima da fronteira austríaca. Atraído pelo desenho (em sua infância, ilustrou Ilíada e Odisseia), ele descobre os quadrinhos em contato com o escultor espanhol Berrocal, de quem foi assistente.

Suas primeiras obras profissionais – contos eróticos – datam de 1968. Elas lhe permitiram financiar os estudos de arquitetura em Veneza. A partir de então, Manara desenhará cartazes políticos, histórias para crianças e, enfim (em 1976), uma primeira história em quadrinhos pessoal, “O Rei dos Macacos”, publicada na Itália pela revista Linus.

Ele cria, em 1978, a pedido da revista mensal francesa À Suivre, o personagem de Giuseppe Bergman, cujas aventuras aparecem em álbuns na editora Casterman, a partir de 1980. Seu talento para o desenho erótico o leva a publicar na editora Albin Michel, a partir de 1983.

Em 1987, Hugo Pratt transforma-se em seu roteirista para “Um verão indiano”, experiência que se repete sete anos mais tarde com “O Gaúcho”. Nesse período, a obra de Federico Fellini, outro “mestre da aventura” de Milo Manara, inspirou outra colaboração, com a realização de “Viagem a Tulum” (1990), renovada em 1996 com “A viagem de G. Mastorna”.

Manara, em 40 anos de carreira, fez ainda numerosos trabalhos no domínio do cartaz, da decoração, da publicidade e do audiovisual.

Serviço
Uma vida chamada Desejo – Milo Manara
Abertura: quinta-feira, 18, às 20 horas
De 19 de novembro 12 de dezembro
Bate papo com Milo Manara: quinta-feira, 18, às 19 horas
Local: Auditório da Oficina Cultural Oswald de Andrade
Entrada Franca: retirar a senha com 1 hora de antecedência

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
CEP 01123-001 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3221-5558 / 3222-2662
De segunda a sexta 9h às 22h e sábado das 10 às 17 horas
Entrada franca

Istituto Italiano di Cultura di San Paolo
Avenida Higienopolis, 436 – Higienopolis
Telefone: (11) 3660 8888
www.iicsanpaolo.esteri.it

Da Oficina Cultural Oswald de Andrade