Governo entrega três helicópteros Águia para a PM do interior

Com a entrega dessas três aeronaves, todas as regiões do interior do Estado terão pelo menos um helicóptero Águia

qui, 12/08/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, anunciou na quarta-feira, 11, a entrega de três helicópteros Águia para a Polícia Militar, que serão usados em cidades do interior do Estado. O Águia 17 será entregue nesta quinta, 12, em São José do Rio Preto. Na sexta-feira, 13, será feita a entrega do Águia 18, em Sorocaba; e, na próxima quarta-feira, 18, o Águia 19 será entregue em Piracicaba.  O anúncio foi feito durante a solenidade de troca de comando da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da Capital.

O secretário explicou que, com a chegada dessas novas aeronaves, todas as regiões do interior do Estado terão pelo menos um helicóptero Águia. “Esses helicópteros vão estender, de forma permanente, o serviço de radiopatrulhamento aéreo para três regiões do interior do Estado: São José do Rio Preto, Sorocaba e Piracicaba”, ressaltou Ferreira Pinto.

Frota de 26 aeronaves

Os helicópteros Águia são utilizados em missões de policiamento, resgate de feridos, combate a incêndios, transporte de órgãos e demais ações relevantes para a garantia da segurança pública no Estado.

Ainda de acordo com o secretário, o governo investiu cerca de R$ 6 milhões em cada helicóptero e, se considerarmos a construção das bases aéreas, os equipamentos de controle e o helicóptero já entregue para a região de Presidente Prudente, foram investidos R$ 36 milhões.

Com a entrega dos três helicópteros, a frota do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo passa a ser de 26 aeronaves, sendo 19 Águias, um helicóptero Schweizer – de pequeno porte -, usado pelas polícias Civil e Militar para treinamento de pilotagem, e seis aviões para transporte de tropas ou grupamentos especializados, de órgãos, para fiscalização ambiental e realização de escoltas. Segundo o secretário, “é mais um passo que damos na direção de uma sociedade segura e protegida.”

Mudança na Academia

Além de Ferreira Pinto, estiveram presentes na cerimônia o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, e outras autoridades.

A solenidade marcou a passagem do comando da Academia de Polícia Militar do Barro Branco do coronel Marco Antônio Alves Miguel, para o coronel Airton Alves da Silva. Também foram feitas homenagens aos dois comandantes anteriores: coronel Marco Antônio Alves Miguel e coronel Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, que tiveram seus retratos colocados na galeria dos comandantes da APMBB.

O coronel Airton Alves da Silva, de 52 anos, que está na Academia desde o dia 26 de maio, disse o que espera no comando. “Formar profissionais como a sociedade necessita. A Academia já tem uma tradição na formação. Quero dar continuidade e, no que for possível, melhorar essa formação.”

Especificações técnicas do Águia

Os novos helicópteros, com capacidade para seis pessoas, são equipados com rádios digitalizados – que permitem a comunicação sem o risco de interceptação; ‘Moving Map’ – um pequeno computador a bordo da aeronave, que fornece mapas e cartas de rotas de um município; farol de busca para localização de pessoas durante o período da noite; guincho para resgate de pessoas e objetos; equipamentos médicos de resgate, como maca para remoção, equipamentos de ressuscitação, aparelhos para oxigênio, cordas e ganchos; esqui com degrau estendido; plataforma com degrau para embarque e desembarque de tripulantes com maior segurança; e GPS Garmin – um identificador de coordenadas de alta definição, que possui interface de alta qualidade e fácil acesso.

Missões do Águia

Resgate aeromédico – Função de suportes avançados de vida. Médicos, enfermeiros, equipamentos e materiais necessários são transportados até o local da ocorrência, no menor tempo possível, para o atendimento pré-hospitalar à vítima.

Remoção aeromédica – Opera na remoção de um paciente, de um hospital para outro.

Policiamento Ostensivo – Um estudo realizado na cidade de Los Angeles (Estados Unidos), na década de 60, concluiu que um helicóptero na missão preventiva equivale a 15 viaturas policiais.

Policiamento de Choque – Usado para ações de controle de distúrbios civis, como em passeatas, rebeliões em presídios, protestos, reintegrações de posse e outras. Além de servir como plataforma de observação, o Águia ajuda na cobertura e controle de ocorrências em áreas extensas.

Policiamento de Trânsito – Em conjunto com o Policiamento de Trânsito e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), policiais do Grupamento Aéreo utilizam o Águia para sobrevoar as regiões metropolitanas das cidades onde há patrulha aérea – São Paulo, por exemplo -, observar o fluxo de veículos, detectar pontos de congestionamento e suas causas e, assim, orientar as equipes de policiamento em terra.

Policiamento Ambiental – As aeronaves de radiopatrulha aérea permitem que equipes de fiscalização tenham acesso, em sobrevoos, a pontos de visibilidade que dificilmente seriam detectados por vias terrestres.

Combate a incêndios – Em incêndios de grandes proporções, os Águias têm múltiplas funções. Podem atuar na avaliação global da situação para melhor planejamento do combate; no resgate de vítimas ou de equipes técnicas.

Da Secretaria da Segurança Pública