Programa de qualificação oferece vagas em cursos gratuitos em sete cidades do interior

Alunos receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 210, auxílio-transporte, lanche e material didático

qua, 07/07/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) oferece 1.822 vagas em cursos gratuitos de sete cidades do interior. Serão beneficiados os moradores dos municípios de Adamantina, Andradina, Birigui, Jales, Piracicaba, São Carlos e São Joaquim da Barra.

Os alunos receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 210, auxílio-transporte, lanche e material didático. Os interessados deverão fazer um cadastro gratuito no site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) ou comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da sua cidade com RG, CPF e carteira de trabalho. Os candidatos selecionados serão convocados por correspondência endereçada às suas residências. As aulas começam no segundo semestre deste ano.

O PEQ é coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de conseguir trabalho. É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental.

Adamantina
Em Adamantina, são oferecidas 150 vagas para os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Horticultura, Operador de Máquinas Agrícolas, Técnicas de Vendas e Logística Integrada. São 30 vagas para cada um deles. O PAT Adamantina está localizado na rua Osvaldo Cruz, 255 – Centro.

Andradina
Na cidade de Andradina também são oferecidas 150 vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Vendedor de Comércio Varejista, Atendimento e Recepção, Manicure/Pedicuro e Horticultura. São 30 vagas para cada um destes cursos.  O PAT Andradina fica na rua José Augusto de Carvalho, 1352 – Centro.

Birigui
A população de Birigui conta com 342 vagas para os cursos de Cortador de Calçados; Corte, Costura e Modelagem de Calçados; Montador e Acabador de Calçados; Pespontador de Calçados; Vendedor de Comércio Varejista; Gestão de Vendas e Negócios; Eletricista Instalador; Informática Básica; Atendimento e Recepção; Assistente Administrativo; Soldador Eclético; Desenho Assistido por Computador; Auxiliar de Modelista de Roupas. O PAT Birigui funciona na rua Bandeirantes, 143 – Centro.

Jales
Em Jales, o PEQ dispõe de 90 vagas nos cursos de Excelência no Atendimento ao Cliente, Informática Básica e Gestão de Vendas e Negócios. São oferecidas 30 vagas para cada um destes cursos. O PAT Jales está localizado na Rua Seis nº 2.163 – Centro.

Piracicaba
Os cursos disponíveis em Piracicaba são Alimentador de linha de Produção; Informática Básica; Assistente em Administração de Empresas; Metrologia Básica; Instrumentação Básica; Operação de Carga com Habilitação em Operador de Empilhadeira; Logística Básica; Ajustagem Mecânica; Confeitaria Básica; Desenho e Metrologia para Inspeção; Eletricidade Básica e Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; Hidráulica e Pneumática; Informática Básica; Mecânico de Manutenção Industrial; Montagem e Manutenção de Microcomputadores; Padeiro; Redes de Microcomputador em Pequenos e Médios Ambientes; Operador de Empilhadeira com Noções em Logística; Caldeiraria Básica; Eletricista Instalador; Moldador de Fundição; Planificação e Traçagem de Caldeiraria; Soldador MAG – Posição 3G. Ao todo, são 756 vagas. O PAT Poupatempo Piracicaba fica na Praça José Bonifácio nº 700, Centro.

São Carlos
Em São Carlos, foram colocadas à disposição 274 vagas para os cursos de Alimentador de Linha de produção; Auxiliar de Contabilidade; Contabilidade Básica; Auxiliar Administrativo; Assistente em Administração de Empresas; Eletricista Instalador Residencial; Vendedor de Comércio Varejista; Excelência no Atendimento ao Cliente; Operador de Telemarketing; Técnicas de Atendimento e Segurança em Condomínios; Jardinagem e Paisagismo; Desenho e Metrologia para Inspeção; Informática Básica; Metrologia Básica; Soldador Elétrico.

São Joaquim da Barra
Na cidade de São Joaquim da Barra são oferecidas 60 vagas para os cursos de Informática Básica e Montagem e Manutenção de Microcomputadores.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho