Governador discursa em entrega de vídeos culturais

Governador Alberto Goldman: Boa tarde. Quero cumprimentar todos vocês. Eu acho que nós já tivemos uma belíssima aula e uma belíssima apresentação do que é o programa. A ideia é fantástica, é uma […]

qui, 17/06/2010 - 17h40 | Do Portal do Governo

Governador Alberto Goldman: Boa tarde. Quero cumprimentar todos vocês. Eu acho que nós já tivemos uma belíssima aula e uma belíssima apresentação do que é o programa. A ideia é fantástica, é uma coisa excepcional e me parece uma coisa essencial. A Secretaria de Educação do Governo de São Paulo, o (ex-governador José) Serra, o (secretário da Educação) Paulo Renato, o pessoal da Secretaria, todos vocês que participaram e construíram esse programa têm a clareza de que não basta ensinar dentro da sala de aula. No meu tempo eu não me lembro se tinha o Museu do Ipiranga, não sei se tinha… Tinha o Horto Florestal, acho que tinha o Parque Botânico, tinham algumas coisas assim, mas muito pouco. Hoje em dia nós temos uma enorme gama na capital e no interior todo, que podem proporcionar algo que é essencial. O ensino em si pode ser que forme pessoas bem quadradinhas, que sabem o que está escrito, e decoram o que está lá, são capazes até de executar alguma tarefa a que são incumbidos na sua vida profissional posterior. Isso é evidentemente eficiente. Mas acho que a cultura é o que dá ao ensino a alma.

Eu tenho a impressão de que o conhecimento, o sentimento da cultura, o conhecimento cultural, a participação na vida cultural, aquilo que a gente aprende nas escolas é a alma, é o que nos dá o valor. Os economistas chamariam de agregação de valor, (mas é) algo muito mais longe que isso. Acho que sem essa alma você não teria muito significado, seria apenas um aprendizado. Essa junção (aprendizado técnico e conhecimento cultural) realmente é algo excepcional. (É gratificante) fazer com que todas as crianças possam chegar a todas essas entidades que são públicas, são privadas, a diversos tipos, e possam ver, conhecer, assim como na área de ciências também, porque algumas coisas aqui também são da área de ciências. 

O Catavento é um exemplo de uma demonstração do que são as ciências para que as crianças que veem em um livro, e veem uma apresentação de um professor, e têm um aprendizado na escola. Eu acho que essa junção que é feita parece uma coisa excepcional, bem pensada.  E eu só espero que, quem sabe no ano que vem, a gente possa estender essa ideia para todo o Brasil, para todos os brasileiros. Obrigado!