Monitores de LCD fornecerão informações em tempo real no Metrô

Equipamentos começarão a ser instalados a partir do segundo semestre desse ano

ter, 01/06/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo ganhará 900 novos monitores multimídia LCD, que irão informar dados como tempo de chegada dos trens na plataforma, avisos institucionais e informações gerais ao público em 51 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Os equipamentos começarão a ser instalados a partir do segundo semestre desse ano.

Essas informações em tempo real poderão ser transmitidas aos usuários graças à interface tecnológica com os novos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de tráfego que estão sendo implantados no Metrô. Essa tecnologia será fornecida pela Sony, contratada pela Alstom, empresa responsável pela implantação desses novos sistemas automatizados no Metrô.

Nos trilhos da tecnologia de ponta

O sistema escolhido é o CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicações), que contempla o que há de mais moderno em sistemas de sinalização metroferroviária no mundo. Essa tecnologia, que também será adotada em três linhas da CPTM, permite, a partir de softwares específicos, o controle da distância, velocidade, quantidade de freios a serem aplicados a cada trem, posicionamento, entre outros parâmetros.

O sistema possibilita obter o máximo de desempenho operacional e o menor intervalo entre trens em operação com total segurança. A Linha 3-Vermelha, por exemplo, deverá operar com intervalos entre 80 e 85 segundos, um dos menores do mundo. Além disso, reduz o uso de equipamentos nas vias, o que representa menores gastos com manutenção e maior disponibilidade operacional.

A substituição dos sistemas de sinalização e telecomunicações das linhas do Metrô faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, por meio do qual o Governo de São Paulo investirá até 2011 R$ 23 bilhões na modernização da malha ferroviária e ampliação do Metrô.

Do Metrô