Estado promove mutirão de cirurgias plásticas nesta terça

Serão beneficiadas cerca de 200 pessoas que foram selecionadas conforme a urgência do caso e o tempo de espera

seg, 24/05/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Nove hospitais estaduais participam nesta terça-feira, 25, de um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras. A primeira edição do projeto “Cirurgia Plástica do Bem”, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas em parceria com a Secretaria da Saúde, tem como objetivo antecipar a realização dos procedimentos, reduzindo o tempo de espera entre os pacientes.

Serão beneficiadas cerca de 200 pessoas em todo o Estado, em 30 hospitais, com cirurgias de tumores cutâneos, lipodistroficas em pacientes portadores de HIV, câncer de pele, lábios leporinos, reconstrução de mamas pós-câncer, redução de mamas gigantes, vítimas de queimaduras e violência e doméstica. As cirurgias foram previamente agendadas.

Os pacientes foram selecionados conforme a urgência do caso e o tempo de espera. “Essas cirurgias reduzirão significativamente o tempo de espera dos pacientes. São procedimentos que mudam a vida das pessoas tanto psicologicamente, quanto fisicamente”, explica o coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas de São Paulo, sem o mutirão seria possível realizar uma cirurgia plástica reparadora por dia. Com o evento, a expectativa é que esse número aumente para pelo menos cinco por hospital.

Confira abaixo os hospitais da rede estadual participantes:

– Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
– Hospital Estadual Pérola Byington
– Hospital Ipiranga
– Hospital Heliópolis
– Hospital Estadual Mandaqui
– Hospital Vila Penteado
– Hospital Estadual de Bauru
– Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
– Hospital Luzia de Pinho Melo de Mogi das Cruzes

Da Secretaria da Saúde