Memorial do Imigrante promove XV Festa do Imigrante

Tradicional festa concentra culinária típica, dança folclórica e artesanatos de diversas comunidades de imigrantes em São Paulo

qua, 19/05/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria da Cultura, realiza nos dias 23 e 30 de maio, a 15ª Festa do Imigrante. O tradicional evento é um convite para conhecer as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações, além de resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela hospedaria, desde o final do século XIX. No ano passado, os dois dias de festa reuniram mais de 16,5 mil pessoas.

O público poderá conferir apresentações de danças e músicas folclóricas dos grupos formados por imigrantes e descendentes de búlgaros, portugueses, lituanos, russos, japoneses, italianos, irlandeses, libaneses, indianos, chineses, espanhóis, africanos, ucranianos e outros. A festa contará também com uma feira de artesanatos, repleta de produtos típicos e acessórios trazidos pelas comunidades.

A culinária típica poderá ser apreciada nas mais de 25 barracas montadas em vários espaços do Memorial. Entre as especiarias se destacam o estrudel, doce ou salgado, e o begli da Hungria; sambusa (pastel folhado de quatro queijos) e quiche de alho poró, de Israel; a Chopska (salada) e Bamitza (torta salgada), da Bulgária; os pratos alemães Eissbein (joelho de porco servido com molho páprica) e cuca salgada de ricota e salame; e também a Carapulcra (batata desidratada temperada com frango), prato muito apreciado no Peru.

Segundo a diretora executiva do Memorial do Imigrante, Ana Maria da Costa Leitão Vieira, a XV Festa do Imigrante é a celebração de todos os paulistas. O encontro possibilita ao visitante o contato direto com diferentes manifestações que compõem o universo cultural e gastronômico da cidade e do Estado de São Paulo. “Durante os dias de evento, a população também poderá verificar as exposições permanentes e itinerantes presentes no local e fazer o passeio de Maria Fumaça”, acrescenta.

Mais de 130 anos de imigração libanesa no Brasil

A comunidade líbano – brasileira há mais de 130 anos faz parte do contexto da história do Brasil. Os primeiros libaneses vieram para o país incentivados pelo Imperador D. Pedro II. Em 1880, foi iniciada a imigração libanesa contemporânea. Atualmente vivem no Brasil sete milhões de libaneses e descendentes, o maior núcleo de imigrantes no mundo. Em homenagem a comunidade libanesa, o segundo domingo da XV Festa do Imigrante terá a apresentação do grupo folclórico Nasser Mohamed e a presença da Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Lody Brais.

Clique aqui e confira a programação.

Serviço

XV Festa do Imigrante
Dias: domingos, 23 e 30, das 10 às 18 horas
Apresentações de danças folclóricas, barracas com comidas típicas e feira de artesanato
Local: Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser
Telefone: (11) 2692.1866
Ingressos: R$ 5,00 e ½ entrada para estudantes
Site:  www.memorialdoimigrante.org.br

Da Secretaria da Cultura