Parque da Juventude inaugura 1ª academia do país para pessoa com deficiência

Aparelhos funcionam sobre uma plataforma onde o usuário se instala com a cadeira de rodas

ter, 18/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Parque da Juventude montou a primeira academia de musculação do Brasil para pessoas com deficiência. O local conta com 15 aparelhos que funcionam sobre uma plataforma onde o usuário se instala com a cadeira de rodas – que fica travada com um sistema próprio da estação. Em seguida, o usuário já pode começar a se exercitar.

No movimento, a plataforma onde está apoiada a cadeira de rodas irá elevar-se durante o exercício – para isso, o usuário deverá utilizar o peso do próprio corpo. “Não é preciso instrutor para se exercitar”, diz o coordenador de projetos da Physicus, Carlos Firmino. Ele criou os equipamentos com o auxílio de cadeirantes, inclusive atletas, como o jogador de basquete Willian Prudêncio. “Temos a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro”, diz Firmino.

Os equipamentos da linha Apadef foram desenvolvidos pela Physicus, pioneira mundial nesta área, e doados ao parque. “Os aparelhos foram elaborados pensando na necessidade e carência que existe em relação aos cadeirantes”, afirma Firmino . Os aparelhos foram apresentados na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), em São Paulo, no mês passado.

Serviço

Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 (Metrô Carandiru)
Avenida Zaki Narchi, 1.309
Avenida General Ataliba Leonel, 490
Telefone (11) 2251-2706

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo