Educadores passam por capacitação para trabalhar com Projeto Criança Ecológica

Encontro em Bertioga reuniu 120 profissionais de nove municípios da região

qua, 05/05/2010 - 15h40 | Do Portal do Governo

Os professores e alunos da EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves, em Salesópolis, sabem exatamente quais são os problemas ambientais que estão próximos da escola e juntos estudam algumas soluções. É que eles fizeram o biomapa da escola e do seu entorno. Iniciativas como esta foram alguns dos temas apresentados no programa de Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental: Projeto Criança Ecológica, que ocorreu na semana passada em Bertioga.

O encontro reuniu mais de 120 professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, secretários municipais da educação e do meio ambiente e demais autoridades, totalizando a participação de nove municípios – Bertioga, Praia Grande, Santos, Sandovalina, Santa Isabel, Itanhaém, Salesópolis, Itapecerica da Serra e Biritiba Mirim. Todos tiveram a oportunidade de mostrar o que estão fazendo para sensibilizar as crianças quanto às questões ambientais com o apoio do projeto Criança Ecológica, da secretaria do Meio Ambiente (SMA) e do material pedagógico fornecido, como o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma”, que já foi distribuído para mais de 106 mil crianças do 5º ano da rede municipal de ensino.

Desenhos dos personagens do Criança Ecológica, a criação de outros personagens infantis, poemas com temáticas ecológicas, bonecos, fantoches, jogos, cartazes, painéis e artesanato com materiais reciclados foram alguns dos instrumentos levados para a troca de experiências. As idéias expostas incentivaram os educadores a levarem novas propostas para aplicar em sala de aula, atendendo exatamente o objetivo do encontro, que teve duração de dois dias e foi organizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA.

A avaliação do encontro pelos participantes foi bastante positiva, e eles já cobram uma nova reunião. A Coordenadoria de Educação Ambiental percorrerá o Estado com mais capacitações para os educadores.

Da Secretaria do Meio Ambiente