Governador inaugura Estação do Conhecimento da Sabesp

Espaço interativo mostra o ciclo completo da água e os principais projetos realizados na Região Metropolitana de São Paulo

sex, 09/04/2010 - 7h52 | Do Portal do Governo

(atualizado 14h46)

O governador Alberto Goldman inaugurou nesta sexta-feira, 9, na Estação Pinheiros, da CPTM, uma nova opção para estudantes e interessados em conhecer melhor o ciclo do saneamento. É a Estação do Conhecimento Sabesp. O espaço interativo, resultado de uma parceria inédita com a CPTM, tem 437 m² de área e mostra o ciclo completo da água, os principais projetos realizados na Região Metropolitana de São Paulo (Tietê, Córrego Limpo e Vida Nova – Proteção dos Mananciais) e conta um pouco da história da companhia e seu pacote de Soluções Ambientais.

“É uma grande sala de aula especial. Imaginem ensinar a todas as crianças do Estado sobre desde a captação da água até o fim desse ciclo? Aqui você pode ter escolas permanentemente vindo visitar e a criança não vai ver apenas a exposição da Sabesp, vai ver o trem, vai ver como funciona o transporte coletivo e começar a ter consciência de como é a vida numa cidade destas”, afirmou o governador Alberto Goldman.

Na exposição, estão presentes elementos de interatividade e lúdicos. Na ocasião, também será inaugurada a nova agência de atendimento da Sabesp, que funcionará no Acessa SP. O projeto foi desenvolvido por artistas que também atuaram na concepção e montagem do Museu do Futebol.

A experiência é ainda inovadora porque se trata da adoção de um espaço público (uma estação de trem) como espaço de exposição, conhecimento, lúdico e, sobretudo, levando a prestação de serviços para mais perto dos seus usuários.

Após passar pela catraca, o usuário se depara com um aquário de dois mil litros. Nele, água, plantas e peixes encontrados nos trechos em que o Rio Tietê já apresenta resultados dos projetos de saneamento com o recuo da mancha de poluição. Dourado, pacu, lambarizinho, lambari de rabo amarelo, jundiá, bagre, cascudo e acará são algumas das espécies que podem ser vistas. O aquário, que busca reproduzir o ecossistema da Bacia do Tietê, terá o acompanhamento semanal de um biólogo que verificará a evolução do ambiente. 

Em seguida, o visitante é convidado a aprender todo o ciclo da água. As informações são passadas por meio de painéis, maquetes e televisores de plasma com vídeos em alta definição e explicativos. Logo depois, tem a chance de conhecer o programa Córrego Limpo. Executado pela Sabesp em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o programa terá despoluído, até julho, cem córregos da capital.

Fotos de alguns cursos d’água já recuperados estarão expostas, mostrando como eram e como ficaram após as intervenções. Além disso, uma ala com sonorização provoca o visitante com frases como: “Jogue lixo. Não vai poluir nada” – ao mesmo tempo em que fotos de córregos ainda sujos são apresentadas. A idéia é conscientizar a população para ações de comprometimento.

O tour tem continuação por uma seção interativa. Logo na entrada, uma imagem é projetada no chão e, enquanto caminha, o visitante tem a impressão de que está pisando na água. Neste espaço, há ainda um painel que projeta a imagem da Represa Guarapiranga na parede. Ao passar a mão na fotografia, pode-se apagar o que é indesejável, até mesmo retirar o lixo da represa.

A etapa seguinte aborda curiosidades sobre a Sabesp e o seu pacote de Soluções Ambientais , como os programas de Uso Racional da Água (Pura), Água de Reuso, Telemedição, Medição Individualizada, Contrato de Fidelização e Esgoto Não Doméstico (END). As informações estão disponibilizadas em cubos suspensos no teto. Ao rodá-los, o visitante pode conhecer melhor sobre cada projeto. 

Por fim, uma seção especial sobre o Projeto Tietê, com painéis informativos e fotos que contam a história do rio, desde 1934, e também do programa, cujo objetivo é aumentar a coleta e o tratamento de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo. A melhora dos índices contribuirá para a despoluição do curso d’água mais famoso do estado.

Outro destaque é um grande painel sanfonado, feito com técnica de mosaico, que exibe o contraste de duas imagens. De um lado é possível ver a represa Guarapiranga limpa. De outro, o rio Pinheiros, afluente do Tietê, sujo.

Uma fotografia do nadador e campeão olímpico Cesar Cielo, estampada na escadaria da estação, convidará os passageiros a visitarem o local.

Também na Estação Pinheiros, outra novidade. A Sabesp passa a disponibilizar atendimento presencial aos clientes no espaço Acessa SP. No local, poderão ser tiradas dúvidas, feitas reclamações e solicitações de impressão da segunda via da conta de água. Haverá ainda dois postos de computador para atendimento pela agência virtual. A idéia é criar uma facilidade para a população levando a Sabesp mais próxima ao seu cliente.

“É sem custo adicional, porque já tem o prédio e já tem o local, sem esforço para atrair as pessoas porque elas já estão lá. Elas passam por lá e inevitavelmente elas veem os postos em que elas podem ser atendidas, seja do Poupatempo, do Acessa São Paulo ou da Sabesp”, afirmou Goldman sobre as vantagens do empreendimento.

Parceria Sabesp-CPTM

A Estação do Conhecimento em Pinheiros é a primeira de um projeto da CPTM, que visa criar uma espécie de “roteiro temático” ao longo das estações. Já estão em estudo as implantações da “Estação da Música” e da “Estação Alimentação”. A ideia consiste em locar os espaços disponíveis da estação para uma organização, que, além de divulgar suas atividades, possa levar conhecimento, cultura e serviços aos usuários como contrapartida.

A ação da CPTM segue uma tendência mundial chamada de “marketing de experiência”, que cria oportunidades das marcas interagirem com o seu consumidor. Os projetos devem ser encaminhados ao setor Mídia CPTM (mídia@cptm.sp.gov.br ou http://www.cptm.sp.gov.br/MidiaCPTM/), responsável pela análise e implantação do projeto.

Estação Pinheiros

Futuramente, a Estação Pinheiros da CPTM fará integração com a estação homônima da Linha 4-Amarela do Metrô. Para oferecer mais conforto aos usuários, a companhia já está realizando obras de melhoria de acessibilidade no seu mezanino, como a construção de banheiros, vestiários para empregados, reforma de piso e novas salas técnicas. Paralelamente, outro projeto está sendo desenvolvido pelo Metrô, que, em uma primeira fase, irá construir uma nova passarela de ligação entre as duas estações e 50% do novo edifício que substituirá a estação atual em operação. A segunda fase da obra, que inclui os outros 50% da nova estação, será concluída pela CPTM.

Da Sabesp