Governo cria curso técnico de cuidador de idosos

Turma piloto com 40 alunos deve começar na Etec Parque da Juventude

seg, 29/03/2010 - 15h43 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza vai oferecer vagas no segundo semestre de 2010 para o curso técnico de Cuidador de Idosos. O novo curso terá duração de 400 horas/aulas distribuídas em um semestre e atenderá à demanda por profissionais preparados para cuidar da saúde e bem-estar da terceira idade. O anúncio foi feito nesta segunda, 29, pelo governador José Serra durante a entrega oficial da Etec de Paraisópolis.

A ideia é implantá-lo nas Etecs que já oferecem o curso técnico de Enfermagem. O processo seletivo será realizado por cada escola, mas ainda está em estudo o número de vagas e quais unidades vão oferecer vagas. Uma turma piloto com 40 alunos deve começar na Etec Parque da Juventude, utilizando o Centro de Reabilitação da Lapa para atividades práticas. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, diploma de conclusão do Ensino Médio e Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Enfermagem. “As pessoas estão vivendo mais, quem tiver esse curso terá emprego garantido”, disse o governador.

O técnico será habilitado a atuar diretamente com idosos com deficiência. Poderá verificar alimentação, medicação, higiene pessoal, cultura, inclusão, recreação e lazer da pessoa idosa. Também ajudará em situações de dependência, estimulando o autocuidado, a independência e a prevenção de incapacidades, baseado em fundamentos científicos e éticos. Poderá ainda integrar equipes multidisciplinares de profissionais de nível superior da área da saúde em domicílios, hospitais, clínicas de repouso e instituições especializadas.

O Brasil tem hoje cerca de 19 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa mais de 10% da população do País. No Estado de São Paulo, são 4.499 milhões de idosos, e devem chegar a 7,1 milhões no ano de 2030.

Do Centro Paula Souza