Fapesp sedia conferência sobre sustentabilidade energética

Evento reunirá comunidade científica preocupada em obter energia renovável

seg, 22/03/2010 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) recebe nesta terça-feira, 23, a conferência internacional The Latin American Convention of the Global Sustainable Bioenergy Project que tratará de temas como aquecimento global e produção e sustentabilidade energética. Programada pela Global Sustainable Bioenergy Project (GSB), a convenção que vai até quinta-feira, 25, reúnirá a comunidade científica preocupada com o desafio de obter energia renovável, relativamente limpa e em larga escala e sem comprometer a produção de alimentos e com o mínimo de impacto ambiental.

A tarefa que a GSB, que reúne cientistas do mundo todo, se propõe é compor uma espécie de painel global sobre sustentabilidade energética nos moldes dos painéis globais para a discussão das mudanças climáticas e da biodiversidade. Para isso, programou cinco grandes eventos internacionais para este ano. O que ocorrerá em São Paulo será o terceiro. O primeiro deles ocorreu na Holanda, em fevereiro, e o segundo na África do Sul. Depois do Brasil, será a vez da Malásia (de 14 a 16 de junho) e a última ocorrerá nos Estados Unidos (de 14 a 16 de setembro).

A delegação brasileira na terceira conferência será encabeçada por José Goldemberg, atualmente pesquisador no Centro Nacional de Referência em Biomassa, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp. Goldemberg e Brito integram o Comitê Organizador das convenções do GSB. A conferência terá a participação de dois idealizadores e dirigentes do GSB, Nathanael Greene, do Natural Resources Defense Councial (dos Estados Unidos) e Tom Richard, da Pennsylvania State Univerisity.

A escolha de São Paulo para sediar a terceira conferência se dá pelo fato de o Brasil estar na vanguarda da produção de energia a partir da biomassa. Praticamente a metade da energia consumida no País é gerada por fontes renováveis. E, dessa metade, 16% provêm do etanol. No Estado de São Paulo, os números são ainda mais expressivos: 56% de energia renovável, sendo 38% proveniente da cana-de-açúcar.

Serviço
As inscrições e a íntegra do programa da The Latin American Convention of the Global Sustainable Bioenergy Project estão disponíveis no site da Fapesp http://www.fapesp.br/gsb
Data: 23 a 25 de março
A Fapesp fica na Pio XI, 1500, Alto da Lapa, Capital

Da Agência Imprensa Oficial