Estado entrega Etec de Mogi Guaçu

Escola oferece 160 vagas em quatro cursos técnicos

sex, 19/03/2010 - 18h56 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou oficialmente nesta sexta-feira, 19, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Mogi Guaçu. A nova Etec, que começou as atividades em fevereiro de 2010, oferece 160 vagas distribuídas em quatro cursos técnicos: Automação Industrial, Contabilidade, Eletrotécnica e Logística. Todos os cursos técnicos funcionam no período noturno. Em 2011, está prevista a implantação do Ensino médio, com 80 vagas de manhã.

“Indiscutivelmente, a formação técnica e a formação tecnológica profissional para nós é uma prioridade muito enfatizada”, disse o governador, que também inaugurou um novo campus da Fatec de Mogi Mirim.

Coube à Prefeitura a construção do prédio da Etec, que abriga, entre outros ambientes, seis salas de aula, nove laboratórios (Automação Industrial, Eletrônica Analógica e Digital, Eletrônica Digital e Microcontroladores; Máquinas e Comandos Elétricos; Instalações Elétricas; Hidráulica e Eletropneumática e 3 de Informática), biblioteca e oito salas administrativas. O Estado investiu R$ 800 mil em mobiliário e equipamentos.

Das 31 Etecs da Região Administrativa de Campinas, 8 integram o Plano de Expansão do Ensino Profissional, uma das prioridades do governo estadual na área da Educação: Aguaí, Campo Limpo Paulista,  Itapira, Mogi Guaçu, Monte Mor, Nova Odessa, Piracicaba e Vargem Grande do Sul. O município de São Pedro implantou nesse semestre uma classe descentralizada, com previsão de se tornar Etec.

Com o objetivo de atender à demanda de cursos técnicos na região neste semestre, o Estado ainda promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, oferecendo 1.465 vagas, divididas entre onze municípios – Americana, Araras, Campinas, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Jundiaí, Limeira, Mococa, Pirassununga, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste. 

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e  Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil  alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Do Centro Paula Souza