Governo homenageia personalidades com Ordem do Ipiranga

Lista de agraciados destaca trabalho de artistas como Carla Camurati, Christiane Torloni e Mauricio de Sousa

qui, 18/03/2010 - 9h07 | Do Portal do Governo

Uma grande homenagem aos cidadãos que tem prestado notória contribuição ao país e ao Estado de São Paulo. Foi com este espírito que o governador José Serra e o secretario de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo, fizeram a entrega da Ordem do Ipiranga nesta quarta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes. Desta vez, a honraria, uma distinção estadual iniciada pelo governador Abreu Sodré em junho de 1969, foi entregue a 13 personalidades do mundo das artes.

Foram agraciados o jornalista Armenio Guedes, a atriz Maria Della Costa, a fotógrafa Maureen Bisilliat, a bailarina e cenógrafa Hulda Bittencourt, a atriz Regina Braga, a atriz Christiane Torloni, a cineasta e atriz Carla Camurati, a pintora Beatriz Milhazes, o ator e cantor Agnaldo Rayol, o diretor do Departamento Regional do SESC, Danilo Miranda, o cartunista Mauricio de Sousa, o empresário Pedro Herz, e o bibliófilo José Mindlin – o único a receber a homenagem post morten.

A distinção é uma forma de premiar as pessoas que de alguma forma se sobressaiam em seus campos de atuação, explica o presidente do Conselho Estadual de Honraria e Mérito, Adilson Cezar. “A Ordem do Ipiranga é destinada a alguém que tenha um destaque específico numa área e que, evidentemente, defenda os valores paulistas e nacionais”, completa. O presidente do conselho lembra que a Ordem é honorífica, ou seja, não se trata de um título nobiliárquico, que se transmite de geração para geração.

A cerimônia de entrega da Ordem do Ipiranga, a única do Estado, contou com a presença do grão-mestre da ordem, o governador José Serra, e seu chanceler, o secretário-chefe da casa civil, Aloysio Nunes Ferreira.

Da Secretaria de Relações Institucionais