Governo investe em valorização da Língua Portuguesa

Programas e eventos estimulam o uso correto do português

sex, 12/03/2010 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Governo Paulista se preocupa que o Português seja ensinado e valorizado além das escolas da rede de ensino público do Estado. Para isso, vários programas e eventos que inovam no estimulo ao aprendizado e tiram dúvidas da população sobre a língua pátria. É o caso da exposição Menas, que entra em cartaz na próxima segunda, 15, no Museu da Língua Portuguesa, que brinca com os erros mais cometidos ao falar e escrever. Outro exemplo, são as aulas nas estações de trem e metrô que levam os professores até onde a população está, resolvendo as dúvidas ali mesmo e na hora.

Uma das ações do Governo nesse sentido é o Plantão Tira-Dúvidas, localizado na estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De Português tudo pode ser aprendido ou relembrado ali. Crase, verbos, regência e regras gramaticais, tudo está ao alcance dos freqüentadores do local. E tem também Matemática, com regra de três, aritmética e logaritmo.

A “sala de aula” da CPTM tem um espaço de 50 m² e conta com mesas e computadores com acesso à internet, que ficam à disposição dos professores. Para usar o serviço, a pessoa precisa apenas se dirigir até o stand, sem nenhum agendamento prévio e expor sua dúvida ao professor. O Tira-Dúvidas conta com a parceria do Centro Universitário Estácio, responsável por manter professores das duas matérias em sistema de revezamento. Leia mais aqui.

Embarque na Leitura

Além disso, incentivar a leitura sempre foi um bom método para reforçar o aprendizado da língua, por isso, até as estações de trem e metrô na capital servem de espaço para o abrigo de bibliotecas. O projetoEmbarque na Leitura, da CPTM e do Metrô, é um sucesso, principalmente entre os usuários do Ensino Médio e da faixa etária entre 21 e 30 anos.

Mais de 38 mil pessoas estão cadastradas para receberem empréstimos gratuitos de livros nas seis bibliotecas do Metrô e CPTM. Juntas, as unidades reúnem 21.700 títulos e registraram mais de 365 mil empréstimos até hoje. Leia mais aqui.

Menas: o certo do errado, o errado do certo

Uma exposição que vai apontar os erros linguísticos mais comuns cometidos pelas pessoas, e, ao mesmo tempo, entender a causa desses erros, além de discutir a amplitude e criatividade da língua, será inaugurada no dia 15 de março no Museu da Língua Portuguesa. Sob o título Menas, a exposição, interativa, divertida e, sobretudo, provocativa, aproximará ainda mais o museu de seu grande público, segundo o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini.

E essa provocação é a proposta da mostra que ocupará cerca de 450 metros quadrados do Museu com sete instalações para enumerar os “erros” linguísticos mais comuns, entender por que se erra e discutir a amplitude e a criatividade da língua. Esta será a sexta exposição a ocupar o espaço das exposições temporárias, reforçando o papel do Museu como importante espaço educador e difusor da língua portuguesa. Leia mais aqui.

Escreve Cartas

O que pouca gente sabe é que o Poupatempo, além de emitir RG e Carteira de habilitação, também conta com o programa Escreve Cartas. O projeto tem o objetivo de ajudar pessoas que não sabem ler nem escrever a se comunicar com parentes e amigos que moram longe por meio de cartas escritas por voluntários. Cerca de duas mil pessoas são atendidas por mês.

O projeto, que completou oito anos em 2009, possui atualmente 245 voluntários e funciona nas unidades de Santo Amaro, Itaquera, Osasco, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Essa iniciativa, que respeita o conceito inclusão do cidadão, nasceu em 2001 e vem ganhando novos investimentos e apoio desde 2007. Leia mais aqui.

Biblioteca São Paulo

Desde o dia 9 de fevereiro, a cidade de São Paulo conta com um novo e diferenciado espaço cultural: a Biblioteca de São Paulo. Em uma área de 4.257 m² no Parque da Juventude, zona norte da capital, a Biblioteca oferece aos paulistas um espaço dinâmico e integrado à comunidade.

O local conta com amplo horário de funcionamento, fácil acesso pelo Metrô Carandiru, CDs, DVDs, jogos e 30 mil livros no acervo. Além disso, a Biblioteca de São Paulo é um centro de formação permanente para atualização e qualificação de profissionais da área. 

No acervo da área infantil há livros de plástico, brinquedos educativos, fantoches, dinossauros de borracha, bonecos de pano, livros como Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, O Menino Maluquinho, de Ziraldo, e Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak. Além disso, dois alfabetos em braile feitos de madeira.

Junto a estas salas infantis, há o espaço infanto-juvenil, dedicado aos jovens de 12 a 17 anos. Nele, além de 30 computadores com acesso à internet, mesas, poltronas e pufes ocupam local próprio para leituras individuais e/ou em grupo de coleções como a da série Crepúsculo, de Stephenie Meyer, Harry Potter, de J. K. Rowling, e clássicos, em novas edições, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria da Cultura, da CPTM, da Agência Imprensa Oficial e do Poupatempo