Usuários têm 4 pontos de embarque desembarque no atracadouro do Guarujá

Com o fim da reforma e uma gaveta a mais, haverá maior agilidade no atendimento na travessia Santos/Guarujá

qui, 11/02/2010 - 15h48 | Do Portal do Governo

As duas gavetas do atracadouro do Guarujá estão liberadas para operação desde o di 8 de fevereiro, concluindo a reforma no atracadouro. As obras foram iniciadas em agosto de 2009, após o acidente ocorrido no final de julho com o navio chinês Zhen Hua 27 que danificou o atracadouro e a embarcação FB-24.

Para minimizar os transtornos aos usuários a empresa trabalhou na reconstrução do atracadouro com 80 funcionários e entregou uma nova gaveta, no início de dezembro, antecipando em dois meses e meio o prazo contratual. Em 22 de dezembro, a embarcação FB-24, também danificada pela colisão, voltou a operar na travessia totalmente reconstruída.

As duas gavetas reformadas têm o mesmo sistema de acionamento com pistão hidráulico da terceira gaveta, permitindo que o embarque/desembarque de veículos seja feito, em média, em 5 minutos. Com as obras concluídas o sistema de travessia Santos/Guarujá  passa a contar  com quatro (3 gavetas e 1 flutuante) rampas de acesso para embarque e desembarque, ganhando fluidez na operação. 

Além dos quatro atracadouros, a linha terá oito embarcações para atender o aumento da demanda esperada entre os dias 13 a 17 de fevereiro.

Na travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda mais movimentada, serão disponibilizadas cinco balsas para um movimento aproximado de 24 mil veículos. Em Bertioga, duas balsas atenderão cerca de 6 mil usuários. No litoral sul, são esperados cerca de sete mil veículos nas três linhas – Iguape/Juréia, Cananéia/Continente e Cananéia/Ilha Comprida – que serão atendidas por seis embarcações. 

Informações sobre o sistema operacional das travessias como número de embarcações em operação, tempo de espera e condições meteorológicas,poderão ser obtidas por meio do número 0800 77 33 711.

Disque Balsa – Hora marcada

Para maior comodidade e otimização dos espaços disponíveis, o Serviço de Hora Marcada conta com mais uma opção : o acesso pela Internet com débito em cartão de crédito através do cartão Visa. Com isso, além de passar a dispor de serviço 24 horas, o usuário poderá pagar a tarifa no vencimento da fatura de seu cartão.

Para fazer a reserva da hora marcada pela Internet basta acessar o site da Dersa (www.dersa.sp.gov.br) clicar no menu Travessias/Hora Marcada e abrir a página onde estão todas as explicações para usar o sistema. O agendamento das viagens agora é feito com antecedência de no mínimo 12 horas e máximo de 60 dias.

O atendimento por telefone está disponível diariamente das 8 às 20 horas,  através dos números: (13) 3358-2743/3088/2277. A alternativa atual, de reserva via fone para pagamento em dinheiro no momento do embarque, permanecerá válida durante a implantação total do novo sistema.

Da DERSA