Saiba como foi o bate-papo com o Secretário da Educação

Paulo Renato Souza falou com internautas sobre promoção por mérito, aula de religião e acesso de alunos especiais

qua, 10/02/2010 - 14h51 | Do Portal do Governo

O secretário da Educação Paulo Renato Souza participou na tarde desta quarta, 10, de um bate-papo com internautas no canal SPChat, do Portal do Governo do Estado de São Paulo. Durante a conversa, ele falou sobre programas de promoção por mérito, início do ano letivo, acesso de alunos especiais às escolas do Estado, entre outros.

Paulo Renato Souza comentou sobre os programas de atendimento a alunos autistas e especiais em parceria com a Secretaria da Saúde e as APAEs. “É um projeto educacional, um projeto de saúde que é conduzido de forma conjunta e a inscrição, o pedido de atendimento especializado, deve ser feito na Secretaria de Saúde e a partir daí as secretarias se entendem. Nos casos de autismo, em geral, esse atendimento é feito em entidade especializada”, disse o secretário.

Sobre casos de crianças com deficiência mental, Souza explicou aos internautas que a política da convivência é sempre a prioridade da Educação. “Em geral, nós procuramos atender as crianças com alguma deficiência na própria escola. No caso em que não seja possível, nós temos os convênios com as APAEs, mas aí são os casos mais graves. O ideal é a política da convivência com a diferença, que faz bem para todo mundo. Essa é uma política que eu implantei no Ministério da Educação e desde o governo Mário Covas é política do Estado”, afirmou.

Muitos internautas quiseram saber mais sobre programas de promoção e melhoria salarial de professores da rede pública. O secretário destacou a criação do Projeto de Valorização por Mérito que dá ao magistério um plano de carreira. “Um professor da rede pública poderá a vir a ganha tanto no final da sua carreira quanto um professor-doutor da Universidade de São Paulo (USP). Aqui, nós criamos um sistema que a cada três anos o professor pode se promover, a cada promoção ele ganha um aumento de 25%”, esclareceu Souza.

Questionado sobre aulas de religião nas escolas paulistas, o secretário afirmou que “essa é uma polêmica muito grande”. Quando era Ministro da Educação, Souza aprovou a Lei de Diretrizes e Bases que afirma que a educação religiosa deve ser oferecida como ecumênica. “É oferecer para o aluno, sem ser uma coisa obrigatória. O sentido, especialmente para a escola pública, é dar a noção da religiosidade, a idéia de um ser supremo. Mas eu acho que não cabe à escola pública a doutrinação de uma religião específica”, comentou.

O secretário também falou sobre seguranças nas escolas, qualidade do ensino no Estado e no Brasil, além de material escolar e ampliação do quadro de professores. Para saber mais sobre a participação do secretário Paulo Renato Souza no SPChat, acesse http://chat.saopaulo.sp.gov.br/?status=gravado&id=11 e assista ao vídeo.

Do Portal do Governo do Estado