Governo de São Paulo orienta população sobre saúde no Carnaval

Agentes distribuem material informativo nas escolas de samba e Sambódromo

qua, 10/02/2010 - 15h23 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo aproveita para orientar os foliões sobre assuntos importantes como prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e cuidados contra a dengue. Desde sexta, 5, agentes da Secretaria da Saúde realizam a campanha da pasta para o Carnaval.

Agentes percorrerão durante barracões de escolas de samba da capital, o sambódromo nos dias dos desfiles, o Clube Corinthians e as praças de pedágios. Além da tradicional distribuição de preservativos, a campanha conta também com a entrega de leques, apitos e adesivos.

A Coordenação Estadual DST/Aids distribuiu para todo o Estado mais de 2.257.920 preservativos masculinos destinados às ações de prevenção às DST/Aids durante o Carnaval, enviados pelo Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais. Foram enviados também 800 mil folderes relacionados à campanha de diagnóstico precoce Fique Sabendo para os serviços DST/Aids do Estado de São Paulo.

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras drogas (Cratod), em parceria com o Programa Municipal DST/AIDS-SP, Socicam, Conselho Regional de Medicina de São Paulo e a ONG Pela Vidda também participa da campanha. Estas instituições distribuíram material educativo e preservativos nos Terminais Barra Funda e Tietê.

Ação nas escolas de samba, clubes e sambódromo

Em cada escola foram distribuídos camisinhas, adesivos alusivos à campanha de combate à dengue, leques alusivos à prevenção contra a Aids e botons com o laço símbolo do combate à Aids.

No Corinthians, no dia 14 de fevereiro, também serão distribuídos camisinhas, adesivos alusivos à campanha de combate à Dengue, leques alusivos à prevenção contra a Aids e botons com o laço símbolo do combate à Aids.

Já nos dias 12 e 13 de fevereiro serão distribuídos camisinhas, leques alusivos à prevenção contra a Aids e Dengue, apitos e adesivos no Sambódromo.

Também há ações de distribuição de material informativo nos pedágio das concessionárias Colinas e Oeste Paulista e nos terminais Barra Funda e Tietê, sendo esta última ação na sexta-feira, 12, das 15 às 20 horas.

Fiscalização

Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, fizeram a Operação Carnaval na qual visitaram 122 estabelecimentos comerciais e verificaram 91.142 preservativos masculinos. Todos foram aprovados. Os produtos só podem ser comercializados se apresentarem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A Operação Carnaval foi realizada na capital paulista, Grande São Paulo e nas cidades de Campinas, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Da Secretaria da Saúde, do Ipem e do Portal do Governo do Estado de São Paulo