Governo de SP amplia investimentos na Bacia do Tietê

Investimentos incluem o desassoreamento e a recuperação dos principais afluentes e córregos

sex, 05/02/2010 - 20h30 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo vai aumentar em mais de 50% o investimento para a recuperação e manutenção da Bacia do Rio Tietê. Nos próximos dias o governador José Serra assinará a suplementação orçamentária de R$ 105 milhões, e as licitações serão lançadas até março, totalizando investimentos de R$ 305,6 milhões. Até o final deste ano, o desassoreamento do Tietê será de 1 milhão de m3.

Os novos investimentos incluem o desassoreamento e a recuperação dos principais afluentes e córregos do Tietê, como Guaió, Juqueri, Baquirivu, Ribeirão Vermelho, Braço Morto do Tietê, canais de circunvalação, etc. A SSE vai atuar nos afluentes e córregos (13 no total, incluindo rio Tietê) que são mais importantes para melhorar a drenagem da RMSP. Acima da barragem da Penha, terá início uma intervenção, programada para três anos, de recuperação do leito natural do rio e suas várzeas, incluindo o Lago Canal.

“As fortes chuvas dos últimos meses, históricas e recordes, carrearam uma grande quantidade de sedimentos para a calha dos rios da Bacia do Alto Tietê”, afirma a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena. “A suplementação orçamentária será para atender a essa nova situação dos rios após as chuvas intensas”, acrescenta. A Secretaria de Saneamento e Energia tinha indícios de que este verão seria bastante chuvoso e se adiantou e fez estudos e projetos, que serão licitados e executados agora.

O investimento deste ano inclui a conclusão de quatro piscinões (Taboão e Ford Fábrica, em São Bernardo do Campo, Olaria e Anhanguera II, em São Paulo) e o início do piscinão Jaboticabal, com 900 mil m3, também em São Paulo, cuja licitação terá início também em março.

Esses piscinões vão aumentar em 20% (1,7 milhão de m3) a capacidade dos 45 piscinões já construídos pela Prefeitura de São Paulo (19) e pelo Governo paulista (26) na RMSP, que é de 8,5 milhões de m3, o que corresponde a um Tietê cheio no perímetro urbano de São Paulo. Além dos piscinões em obras, serão feitos projetos executivos para outros oito na bacia do Alto Tietê, em locais a definir.

Da Secretaria de Saneamento e Energia