Qua, 03/02/10 - 12h00

Professor do EJA terá material didático especial na volta às aulas

Novo material vai nortear o trabalho dos docentes, beneficiando mais de 500 mil alunos

Na volta às aulas, a Secretaria de Educação preparou uma novidade para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso porque, a partir do primeiro semestre de 2010, os docentes passarão a contar com o Caderno do Professor, um material especialmente elaborado para atender às necessidades dos alunos que compõe o EJA.

Com isso, os docentes terão em mãos um guia completo que vai nortear todas as atividades pedagógicas em sala de aula. "É importante que o ensino no EJA seja bem direcionado, para que os alunos sejam bem preparados", diz o secretário Paulo Renato Souza.

O novo Caderno do Professor segue a proposta curricular estabelecida pela Secretaria e é dividido em disciplinas que compõem as quatro áreas do conhecimento: matemática, linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas e tecnológicas.

Matrículas

As matrículas para o EJA estão abertas e podem ser feitas nas escolas da rede que oferecem a modalidade - mais de três mil em todo o Estado. O aluno interessado deve comparecer à unidade portando certidão de nascimento, RG e uma declaração da última escola onde estudou - caso tenha iniciado os estudos em outro lugar.

Para se inscrever no EJA referente ao Ensino Fundamental, o aluno deve ter, no mínimo, 16 anos. Para matrícula no Ensino Médio, a idade mínima é 18 anos. Em ambos os casos, é necessário que o candidato tenha alcançado a idade mínima estabelecida até o início das aulas.

Sobre o EJA

A Educação de Jovens e Adultos é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada. Em 2009, 512,8 mil alunos freqüentaram as aulas da modalidade, que é oferecida em aproximadamente três mil escolas da rede estadual.

No segundo semestre de 2009, a Secretaria da Educação iniciou reformulações no EJA, que serão completamente implantadas até 2011. Dentre essas mudanças, a implantação da proposta curricular elaborada pela Secretaria para o ensino regular também na Educação de Jovens e Adultos.

Da Secretaria da Educação

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar