Mais de 130 mil professores participam das provas para promoção do magistério estadual

Diretores e supervisores fazem prova nesta sexta. Nos dias 1º e 2 de fevereiro serão avaliados professores do Ensino Fundamental e Médio

sex, 29/01/2010 - 9h49 | Do Portal do Governo

Começam nesta sexta-feira, 29, as avaliações que integram o processo de promoção do magistério estadual previsto pelo Programa de Valorização pelo Mérito. Ao todo, mais de 130 mil docentes se inscreveram para o processo nas 91 Diretorias de Ensino em todo o Estado. Hoje, a avaliação é voltada para 4.923 profissionais, entre supervisores de ensino, diretores de escola, assistentes de diretor e coordenadores pedagógicos. Na segunda-feira, 1º de fevereiro, farão a prova 31.359 professores do Ciclo I do Ensino Fundamental. No dia 2, será a vez de 95.441 professores do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio fazerem o exame.

“O novo sistema de promoção premiará os professores que apresentarem melhor desempenho e assiduidade em sala de aula. É uma forma de reconhecer e incentivar professores bem preparados e dedicados. Assim, ganham os alunos, pois eles terão uma melhor qualidade de ensino, e também os professores, que agora passam a contar com um plano de promoção salarial anual, até então inédito no magistério público, o que tornará a carreira muito mais atrativa e valorizada”, diz o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

A prova terá duração de 4h30 e compreenderá duas partes, sendo uma dissertativa (composta de uma questão avaliada na escala de zero a dez pontos) e outra objetiva (com 60 questões de múltipla escolha, avaliadas na escala de zero a dez pontos), ambas condizentes ao perfil exigido para cada área e disciplina. As notas da parte objetiva e dissertativa serão somadas, obtendo-se a média que será a nota da prova do candidato. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a seis pontos.

O gabarito e as questões das provas estarão à disposição para consulta dos candidatos a partir do dia 2 de fevereiro nos sites da Secretaria e da Cesgranrio.

Programa Valorização Pelo Mérito

Aprovado na Assembléia Legislativa em 21 de outubro de 2009, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 29/2009 que cria o Programa de Valorização pelo Mérito está alinhado à política educacional do Governo do Estado, iniciada em 2006 e que privilegia professores, diretores e supervisores de ensino, valorizando o profissional de toda a rede de acordo com seu esforço e dedicação.

O Programa Valorização pelo Mérito conta com medidas que vão permitir aos professores quadruplicar o salário inicial da carreira desde que cumpram as regras de promoção, tenham notas mínimas em avaliações  e classificados dentro do percentual de 20% previsto para este fim. A remuneração inicial para a jornada de 40 horas semanais, que hoje é de R$ 1.834,85, poderá chegar a R$ 6.270,78 ao longo da carreira, um aumento de 242%. Pelas regras vigentes até então, a elevação máxima de salário seria de 73%. “São Paulo dá um passo gigantesco para mudar a história das remunerações de professores no Brasil”, diz o secretário da Educação.

Da Secretaria da Educação