Conheça Taubaté, cidade onde nasceu Monteiro Lobato e adotada por Mazzaropi

Distante a 128 quilômetros da Capital, cidade é um ótimo passeio para final de semana

sex, 29/01/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Aproveite o final das férias escolares e leve as crianças para conhecer Taubaté, a terra onde viveram dois grandes nomes da nossa cultura: o escritor Monteiro Lobato e ator e cineasta Mazzaropi. Conhecer a cidade é um ótimo passeio cultural para o fim de semana.

A casa onde nasceu Monteiro Lobato pertenceu ao seu avô, José Francisco Monteiro, o Visconde de Tremembé. Ali o criador de personagens infantis como Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa e a boneca Emília passou grande parte da sua infância. Hoje o local, que ganhou o nome da sua obra mais famosa – Sítio do Pica-Pau Amarelo – abriga o Museu Histórico e Pedagógico, que é coordenado pela Secretaria da Cultura. Com uma área verde para o lazer de 20.000 m², a criançada vai se divertir com os personagens da literatura infantil de Lobato em suas representações teatrais. 

Nascido na Capital paulista, Amacio Mazzaropi adotou a cidade de Taubaté. Na fazenda onde na década de 70, ele construiu os estúdios de cinema PAM Filmes, atualmente funciona o Hotel Fazenda Mazzaropi, que mantém o Museu que preserva a memória de sua obra. Logo na entrada do museu está exposta uma frase de sua autoria “O segredo do meu sucesso foi falar a língua do meu povo”. Ali, o visitante encontra objetos originais que foram utilizados nas gravações e cenários, além do acervo cinematográfico com mais de 30 filmes.

Artesanato local

Para quem gosta de artesanato, a dica é a Casa do Figureiro, no bairro da Imaculada. As figureiras trabalham com argila e barro para confeccionar tipos folclóricos da região, peças natalinas, santos, galinhas d’angola e, principalmente, pavões. A arte foi introduzida pelos frades da Ordem São Francisco que chegaram à cidade por volta de 1674 e ensinaram a população local criar suas próprias peças para o presépio de Natal. Se você quiser, pode acompanhar a produção das peças.

Outros pontos turísticos

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a estátua do Cristo Redentor. Inaugurada em 1956, tem 13 metros de altura. Aos pés dela, o turista tem uma vista panorâmica da cidade – ao fundo está a Serra da Mantiqueira e a Garganta do Piracangaguá que foi utilizada pelos bandeirantes como passagem para Minas Gerais.

A Igreja de Santa Terezinha, com sua arquitetura neogótica, é outro local bastante visitado. A principal atração é o relicário da Santa de Lisieux. O altar é todo de mármore e possui imagens confeccionadas na Espanha. Outra igreja que merece uma visita é a Nossa Senhora do Rosário. Antiga capela da irmandade dos homens pretos, foi construída no início do século XVIII e restaurada em meados do século XX.

A antiga estação ferroviária é outro destaque da cidade. Localizada em frente ao Parque Doutor Barbosa de Oliveira, preservou sua arquitetura original. 

Como chegar

Distante a 128 quilômetros da Capital paulista, o motorista tem duas opções para chegar a Taubaté: as rodovias Dutra – BR 116 e Governador Carvalho Pinto – SP 70.

Antes de sair de casa, você pode conferir como como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem 

Confira outros destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Eldorado

Ilhabela

Jaguariuna

Barra Bonita

São Roque

São Carlos

Itu

Serviço

Sítio do Pica-Pau Amarelo
Avenida Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde
Telefone: (12) 3625-5062
http://www.museumonteirolobato.com.br  

Museu Mazzaropi
Estrada dos Remédios, 2.380 (acesso pela Via Dutra, saída 109)
Telefone: (12) 3634-3447
Visitas somente com agendamento pelo 0800-11-7877

Casa do Figureiro
Rua dos Girassóis, 60
Telefone: (12) 3624-5983 / 3621-3096

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo