Palácio dos Bandeirantes exibe “Paisagens Paulistanas”

Mostra reúne obras de artistas como Rebolo, Alfredo Volpi, Benedito Calixto e José Pancetti

seg, 25/01/2010 - 17h42 | Do Portal do Governo

(Atualizado em 27 de janeiro, às 12h)

O Palácio dos Bandeirantes, na capital, abriu na última segunda-feira, 25, com a presença do governador José Serra, a exposição “Paisagens de São Paulo”, que reúne 47 obras de artistas renomados, como Rebolo, Alfredo Volpi, Benedito Calixto e José Pancetti. A mostra, que retrata a cidade de São Paulo, vai até o dia 28 de fevereiro.

A exposição conta também com fotos de São Paulo nas décadas de 40 a 60, com destaque para as imagens feitas pelo alemão Werner Haberkorn, fotógrafo que divulgou o Brasil às comunidades alemães decididas a deixar o país diante da iminência da Segunda Guerra Mundial.

A curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo e da exposição “Paisagens de São Paulo”, Ana Cristina Carvalho, destaca que na mostra “pode-se observar algumas das transformações da paisagem de São Paulo e seus arredores, sob o olhar de artistas que evidenciaram aspectos que hoje já não vemos”.

As paisagens do Morumbi produzidas por Francisco Rebolo é um exemplo disso, assim como “Margens do Rio Tietê” de Campiglia, a “Rua Direita” de Júlio Guerra, as ruelas de Volpi e as casas de Bonadei. A Mostra exibe também algumas obras que retratam lugares do estado de São Paulo que se modificaram ao longo do tempo, como a Ponte Pênsil (em São Vicente) de Benedito Calixto, que tem hoje sua paisagem alterada pela construção de uma nova ponte diferente da retratada pelo artista.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes 
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 
Telefone: 2193.8282 
E-mail: monitoria@sp.gov.br
Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h.
Entrada gratuita

Do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo