Serra discute ações contra enchentes em Bragança Paulista

Governador e prefeitos conversaram sobre medidas preventivas para o excesso de chuva na região

sex, 08/01/2010 - 9h37 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h51)

O governador José Serra e boa parte de sua equipe de Governo estiveram nesta sexta, 8, na cidade de Bragança Paulista reunidos com prefeitos da região. O assunto debatido foram as medidas preventivas para evitar problemas relacionados ao excesso de chuvas na região nesse período do ano.

“Trouxe praticamente toda a equipe do Governo, com vistas ao melhor entendimento de todos os assuntos e enfatizar a necessidade de medidas de prevenção. Ou seja, as áreas potencialmente inundáveis já devem ser objeto de atenção, de remoção de pessoas quando forem áreas de muito risco, ou de alerta quando forem áreas de médio risco”, disse o governador.

Estavam presentes os prefeitos de Itatiba, Joanópolis, Morungaba, Pinhalzinho, Piracaia, Vargem, Caieiras, Franco da Rocha, Igaratá, Salesópolis, Biritiba-Mirim, Tuiuti, Pedra Bela, Nazaré Paulista, Águas de Lindóia e, claro, Bragança Paulista. Os secretários da Casa Civil Aloysio Nunes, da Casa Militar Luiz Massao Kita, da Economia e Planejamento Franciso Luna, dos Transportes Mauro Arce, da Habitação Lair Krähenbühl, além dos presidentes da Sabesp Gesner Oliveira e da Codasp Edinho Araújo e o vice-governador Alberto Goldman também estavam presentes.

Ainda de acordo com José Serra a reunião foi realizada “porque choveu, aqui na área das quatro represas existentes, 130% a mais do que costuma chover nesse período. Portanto temos um problema, por isso vim me reunir com os prefeitos com vistas de prevenção”.

Serra e os prefeitos conversaram sobre o assoreamento de alguns rios da região e o governador esclareceu sobre a validade de se antecipar obras diante dos fatos, mas da impossibilidade de algumas ações por conta das chuvas. “Acho que a colocação de alguns prefeitos é válida. O problema é que sempre tem controle burocrático para evitar fraude, mas em situação de emergência é razoável que a gente se mobilize para que na próxima seca se faça o máximo de desassoreamento com os recurso já existentes”, disse o governador.

“A gente está disponibilizando recursos, máquinas, cestas básicas, remédios, obras de emergência que forem necessárias, equipamentos, ajuda no caso da habitação, enfim, tudo aquilo que for necessário para minimizar os danos que todos esses transtornos climáticos que São Paulo, a região Sudeste e o Brasil estão sofrendo”, resumiu o governador Serra afirmando que outras regiões do Estado terão reuniões do tipo quando necessário.

Do Portal do Governo do Estado