Serra entrega leitos para dependentes de álcool e drogas

Serviço estadual com 105 leitos funciona em parceria com o Instituto Bairral, em Itapira, um dos principais centros de psiquiatria do Brasil

sex, 18/12/2009 - 11h45 | Do Portal do Governo

(atualizado 18h25)

O governador José Serra participou nesta sexta-feira, 18, da entrega de clínica com 105 leitos especializados em tratamento de dependentes de álcool e drogas do Estado de São Paulo. A unidade, inaugurada pela Secretaria da Saúde, funciona na cidade de Itapira, dentro do Instituto Bairral, um dos principais centros de psiquiatria do Brasil.

“Esse é um trabalho que a gente tem impulsionado em todo o estado, pelo interior, pela capital. Estamos dando uma força muito grande porque esse é um problema que afeta o coração das famílias, da nossa juventude e de adultos também”, disse o governador. “Tem que combater o tráfico de drogas, tem que fazer muita coisa. Agora, na ponta, para  as pessoas que já estão afetadas, a gente tem que fazer o trabalho de recuperação”, continuou Serra.

Para garantir o atendimento, a Secretaria vai investir cerca de R$ 1,5 milhão por ano no novo serviço. O local terá cerca de 50 funcionários, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e psquiatras, e capacidade para atender cerca de 1,2 mil pacientes por ano.

O objetivo da clínica será oferecer um modelo voltado à desintoxicação, mas fora do ambiente de enfermaria hospitalar para o qual essas pessoas costumam ser encaminhadas. Caberá aos municípios realizar a triagem desses pacientes, verificando a necessidade de internação.

“Trata-se de um novo modelo terapêutico de atendimento aos dependentes químicos que contempla um período mais prolongado de internação e acompanhamento multidisciplinar para que o paciente possa se recuperar e seguir, posteriormente, para o acompanhamento ambulatorial em seu município de origem”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“É um método paciente, dedicado. Custa, evidentemente, mas a gente tem dado uma força e que funciona pelo atendimento humano e pela categoria cientifica que, inclusive, tem orientação da própria Unifesp, no caso da recuperação de drogas e de álcool”, concluiu o governador.

As internações irão durar, em média, 30 dias, para pacientes de ambos os sexos a partir dos 18 anos de idade. Esta é a segunda clínica estadual para adultos dependentes de álcool e drogas no Estado. A primeira foi inaugurada no início deste ano, no município de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

Além de medicação específica, os pacientes em tratamento na nova clínica terão atendimento psicológico individual e coletivo, participarão de atividades físicas e esportivas como caminhada, natação e futebol e realizarão terapias ocupacionais, como oficinas de pintura, artesanato e expressão corporal, entre outras. O projeto terapêutico tem coordenação do professor Ronaldo Laranjeira, professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (Unifesp).

Da Secretaria da Saúde