Polícia Militar forma 605 novos soldados para todo o Estado

Formatura marca 178 anos da PM; até fevereiro, novos policiais atuarão na Operação Verão

qua, 16/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Foi realizada nesta segunda-feira, 15, data em que a Polícia Militar de São Paulo completou 178 anos, a cerimônia de formatura de 605 novos soldados de 2ª classe. O grupo reforçará o efetivo da Capital, de cidades do Interior e da Grande São Paulo. Os novos policiais darão início às atividades, a partir do próximo dia 28, na Operação Verão, que vai intensificar o policiamento ostensivo em cidades do litoral até 13 de fevereiro do próximo ano.

Paraninfo da turma de formandos, o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, disse aos novos soldados que “a Polícia Militar é a mais paulista das instituições”, pois sempre está sempre presente nos momentos mais difíceis da história do Estado. Aloysio também destacou o investimento feito pelo Governo do Estado na área da  segurança pública: “A PM de São Paulo dispõe da tecnologia mais avançada, armamentos e veículos”, afirmou.

Depois que cumprirem a primeira missão no litoral, 229 soldados serão deslocados para trabalhar em cidades do interior, 304 na Capital e 72 na Grande São Paulo. O Policiamento de Choque receberá 100 formandos, distribuídos entre o 1°, o 2° e o 3° Batalhões de Choque e a Cavalaria (presentes somente na Capital); outros 90 serão empregados no Policiamento Rodoviário, em batalhões das cidades de São Bernardo do Campo, Araraquara, Jundiaí e Sorocaba; 60 novos soldados irão para o Policiamento Ambiental da Capital, do Guarujá e São José do Rio Preto; e o Policiamento Comunitário será reforçado com 355 homens, destinados a batalhões de diversas regiões do Estado (104 irão para o Interior).

Os formandos inscreveram-se no concurso da Polícia Militar, no ano de 2007, em que 81.906 homens concorreram a 1.300 vagas. Ou seja, 63 candidatos para cada vaga. Após passarem por todas as etapas do concurso e pelo processo de investigação social, 602 novos soldados foram empossados em 8 de dezembro de 2008, e se tornaram aptos a participar do curso, na Escola Superior de Soldados Coronel Eduardo Assumpção, no bairro de Pirituba. Outros três remanescentes de outros editais também ingressaram na mesma turma.

O comandante geral da PM, coronel Álvaro Camilo, destaca a importância do evento na data de comemoração aos 178 anos da Polícia Militar de São Paulo: “É um orgulho para todos nós, presentear, no aniversário dessa instituição, o nosso Estado com esses novos soldados. Eles estão preparados pra oferecer segurança a qualquer lugar que forem”, afirmou.

Formandos se tornam técnicos em policiamento ostensivo

No evento, os soldados da “Turma General Miguel Costa” se tornaram os primeiros a se formar no Curso Superior de Técnico de Policiamento Ostensivo e Preservação da Ordem Pública, reconhecido pelo Decreto n° 54.911, de 14 de outubro de 2009. O comandante geral da PM, coronel Camilo explica que com o decreto, “agora todos os cursos da PM de São Paulo são de nível superior. Da escola de soldados, eles se formaram em técnicos de polícia ostensiva de segurança pública”, diz. O diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Paulo César Franco, explica que “a lei é específica para a PM, dadas as peculiaridades da profissão, de acordo com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB)”.

De acordo com o coronel Camilo, “a elevação a curso superior é uma grande conquista da Polícia Militar de São Paulo, que é a primeira polícia do Brasil a preparar seus integrantes como técnicos em segurança e ordem pública. O soldado agora é técnico em polícia, o sargento é tecnólogo em polícia, e o cadete é bacharel em ciências policiais”.

O primeiro colocado do Curso Superior de Técnico de Policiamento Ostensivo e Preservação da Ordem Pública, soldado Diego da Silveira Reis, 25, certifica a qualidade das aulas: “As matérias, realmente, fazem com que nós soldados estejamos preparados para as dificuldades do dia-dia. Eu evoluí muito, não só como policial, mas também como pessoa. A nova condição de curso superior faz com que nos motivemos ainda mais”. O soldado Silveira, como é conhecido, exercerá a sua função no 21º Batalhão do Guarujá.

Já o segundo colocado, soldado Antonio Almeida Andrade Júnior, 23, conta como mudou sua maneira de ver o trabalho da PM: “Antes do curso, eu achava que era só pegar uma arma e ir para a rua. Agora eu percebo a importância do nosso trabalho. A partir da Operação Verão, eu vou me dedicar muito”. Almeida trabalhará durante a próxima estação na cidade de Cananeia e, em seguida, irá para o 34° Batalhão de São Paulo.

A solenidade, realizada no Vale do Anhangabaú, contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, do comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Álvaro Batista Camilo, do diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Paulo César Franco, e do diretor do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), Dejar Gomes Neto.

Da Secretaria da Segurança Pública